Discurso durante a 229ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração dos 200 anos da imigração chinesa no Brasil.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos 200 anos da imigração chinesa no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2012 - Página 67964
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, SENADOR, AUTORIDADE, PRESENÇA, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, IMIGRAÇÃO, PESSOAS, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, RELAÇÃO, BRASIL, COMENTARIO, HISTORIA, CULTURA, PARCERIA, COMERCIO EXTERIOR, REGISTRO, LANÇAMENTO, SELO, HOMENAGEM, EVENTO.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco/PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso.) - Exmo Sr. Senador José Sarney, Presidente do Congresso Nacional, Presidente do Senado Federal e que, neste ato, preside esta sessão especial em comemoração aos 200 Anos da Imigração Chinesa no Brasil; Exmo Sr. Li Jinzhang, Embaixador da República Popular da China; Exmo Sr. Senador Cícero Lucena, 1º Secretário do Senado Federal; Exmo Deputado Federal Osmar Júnior, Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-China da Câmara dos Deputados; Sr. Superintendente Executivo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Sr. Fábio Vieira César, que, neste ato, representa o Diretor Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; Sr. Gu Hang Hu, Presidente da Associação Chinesa em Brasília, médico e acupunturista; Exmo Sr. Embaixador Oday Hatim Mohammed, Embaixador da República do Iraque; Membros do Corpo Diplomático; Srs. Senadores e Srs. Deputados; Presidentes de Associações Chinesas no Brasil; Membros do Corpo Diplomático -- quero saudar a Sra. Heida Lee, em nome das Associações Chinesas em nosso País --; demais autoridades presentes, senhoras e senhores.

            Presidente José Sarney, antes de iniciar meu pronunciamento em homenagem aos 200 anos da imigração chinesa em nosso País, eu quero dizer que fui procurado, antes de a sessão se iniciar, pela Srª Heida Lee, que gostaria de fazer, em nome das Associações Chinesas no Brasil, uma homenagem a V. Exª.

            Portanto, quero convidar a Srª Heida Lee a vir até a Mesa para fazer a homenagem ao nosso Presidente do Senado, Senador José Sarney, e ao Sr. Embaixador da República Popular da China, Sr. Li Jinzhang.

(Procede-se à homenagem.)

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Continua com a palavra o Senador Flexa Ribeiro.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco/PSDB - PA) - Sr. Presidente, Senador José Sarney, senhoras e senhores, primeiramente agradeço a presença de todos e em especial dos nossos irmãos chineses que estão aqui neste momento histórico, quando o Senado Federal faz uma sessão especial em homenagem aos 200 anos da imigração chinesa no Brasil.

            Ao abordar o cenário atual de forte parceria entre nosso País e a República Popular da China -- principalmente no setor econômico, com as vultosas trocas comerciais entre os nossos países --, não podemos deixar de relembrar os primeiros passos dessa jornada, ainda que brevemente.

            O nosso Presidente do Senado, Senador José Sarney, já fez referência que, há dois séculos, em 1812, chegavam ao Rio de Janeiro, então nossa capital, que abrigava naquele momento a Corte Real Portuguesa, os primeiros chineses. Aliás, foram os chineses os primeiros estrangeiros livres que chegaram ao nosso País para desenvolver a nossa agricultura, em especial o cultivo do chá. Cerca de 300 chineses vieram de Macau até o Rio de Janeiro para plantar o chá verde, hoje tão conhecido e divulgado por seus benefícios para nossa saúde. Ao introduzir no Brasil essa cultura das ervas medicinais, certamente a China contribuiu também, ainda que indiretamente, naquele momento, com as nossas pesquisas nessa área.

            Parece óbvio, mas é importante destacar: a história se repete e o que vivemos no presente é resultado do que ocorreu no passado. Assim, hoje -- a exemplo do que ocorreu há dois séculos --, podemos afirmar que a China ajudou e ainda ajuda a desenvolver o nosso País naquilo que mais precisamos: geração de linhas de trabalho, de emprego, aumento da produção e desenvolvimento social apoiado no desenvolvimento económico.

            Se o primeiro contato feito entre chineses e brasileiros se deu após dias exaustivos de viagem a bordo do navio Volcano, hoje nosso contato é imediato, próximo. E, de tão próximo, virou permanente. E, por ser permanente, não recebe, muitas vezes, a atenção merecida que essa importante parceria proporciona.

            Não irei aqui fazer um relato histórico dos fatos e dos importantes acontecimentos nesses 200 anos de história chinesa em nosso País; aliás, dois centenários é muito para a recente história do Brasil, mas um pequeno período na milenar tradição e história da civilização chinesa.

            O que cabe ressaltar neste momento é justamente o fato de celebrarmos, neste instante, que as sementes plantadas pelos primeiros chineses que chegaram em terras brasileiras gerou muito mais que ervas para a produção de chá. Gerou o sentimento de cooperação, de amizade e de vínculo entre nossos países. Certamente, esses nossos antepassados teriam orgulho de nos ver aqui, neste momento, de pleno respeito e admiração mútua.

            Nesta sessão, tenho a honra de aqui representar o Grupo Parlamentar Brasil-China, do qual com muito orgulho sou o presidente e que conta hoje com 41 Senadores membros, além de, com absoluta certeza, contar com o apoio da totalidade dos Senadores desta Casa. Um grupo que tem como missão aproximar nossos parlamentos, a fim de que a diplomacia parlamentar cumpra o importante papel de aproximar ainda mais os laços que ligam nossos governos, nossas culturas, nossas economias e os nossos povos.

            Nesse sentido, temos feito um trabalho importante, uma vez que estivemos recentemente em missão oficial do Senado à República Parlamentar da China durante alguns dias do mês de novembro. Na comitiva que representou o Senado Federal, estiveram conosco os Senadores Casildo Maldaner (PMDB - SC), Lobão Filho (PMDB - MA), Cícero Lucena (PSDB - PB), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB - SP), Vanessa Grazziotin (PcdoB - AM), Jarbas Vasconcelos (PMDB - PE) e José Agripmo (DEM - RN).

            Na missão oficial, estivemos na cidade de Beijing, Shangai, Xian, entre outras, onde nos reunimos com membros da Assembleia Popular Nacional da China, que funciona no Grande Palácio do Povo. Entre essas autoridades, estivemos com a Srª Yan Junqi, Vice-Presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular da China.

           Tivemos também uma reunião produtiva com a Srª Li Xiaolin, Presidente da Associação do Povo Chinês para a Amizade com os Países Estrangeiros. Inclusive, a Srª Li Xiaolin é filha do senhor Li Xian Nian, que foi Presidente da República Popular da China nos anos 80.

           Aliás, aproveito para registrar brevemente um fato que nos orgulha. Por onde passei, conversando com as autoridades chinesas, Presidente, o nome de V. Exª, Senador José Sarney, que preside o Senado Federal, é lembrado na República Popular da China. Foi o Presidente Sarney, hoje presidindo o Senado Federal e o Congresso da República, que, quando Presidente do Brasil, estreitou ainda mais os laços. E, ao conhecer as iniciativas do governo chinês, trouxe ao Brasil a ideia das Zonas de Processamento de Exportação, as ZPEs, que são modelos de desenvolvimento industrial na China e que podem e devem, perfeitamente, como quis o Presidente Sarney, desde aquela altura e defende até hoje, inspirar nosso desenvolvimento também.

           Nossa missão foi mais uma ação no sentido, como disse, de aproximar o Congresso Nacional dos representantes do povo chinês, para promovermos ainda mais a diplomacia parlamentar e a relação estreita entre nossos países, cada vez mais próximos.

           Próximos não só por conta das tecnologias de comunicação, que diminuíram os espaços geográficos do Planeta, criando a sensação de uma aldeia global. Mas, principalmente, próximos, pois tenho certeza que temos o mesmo objetivo: promover o desenvolvimento social e econômico de nossos países e de nossos povos. E, para isso, a troca comercial e a troca de informações, de tecnologias e de conhecimento são simplesmente fundamentais.

           Brasil e China fazem parte do bloco formado ainda por Rússia e Índia, chamado de Brics e que atrai a atenção mundial pela potência emergente de nossas economias e a plenitude de nosso desenvolvimento, ainda em franca expansão.

            Hoje podemos dizer, senhoras e senhores, que, desde 2009, a China é o maior parceiro comercial do Brasil. Em 2011, nosso País passou da 12ª para a 8ª posição de principal parceiro comercial chinês. O comércio bilateral alcançou, em 2011, US$77,1 bilhões.

            Entre 2000 e 2011, o comércio bilateral entre nossos países aumentou 33 vezes, com um crescimento médio anual de 34%. Nesse período, as exportações brasileiras para a China cresceram 4.083% e as importações 2.683%.

            Os números, dizem os mais céticos, são impessoais. Porém, eles dizem muito também. Eles traduzem, de forma sintética, a enorme e expansiva cooperação entre Brasil e China. Os índices cada vez maiores dessa parceria ao longo dos anos deixam uma certeza: a certeza de que nossa amizade terá laços ainda maiores e mais fortes nos próximos anos. Só assim poderemos nos desenvolver da forma como nos cabe neste momento. Desenvolver conforme nossa vocação. E a nossa vocação, Srªs e Srs., é indicar os rumos de um desenvolvimento mundial, econômico e social, com acesso a todos, com mais justiça social e de oportunidades para todos os cidadãos.

            É este modelo que temos de perseguir, e isso é possível pelas nossas experiências, que podem ser trocadas e complementadas através do fluxo de conhecimento entre brasileiros e chineses, não só no meio comercial, mas também no científico, tecnológico, educacional, cultural e de amizade.

            Por fim, Sr. Presidente, ressalto que, neste momento importante, foi feito o lançamento, pelos Correios do Brasil, do selo postal comemorativo dos 200 anos da imigração chinesa no Brasil. Agradeço o apoio permanente da Embaixada da China no Brasil, de toda a equipe da Embaixada, a qual parabenizo pelos trabalhos realizados no nome do Sr. Embaixador da República Popular da China, Sr. Li Jinzhang. Da mesma forma, agradeço à equipe técnica dos Correios, ao Ministro das Comunicações, Sr. Paulo Bernardo, que, Sr. Presidente, teve a gentileza de ceder um espaço que tinha, para que pudéssemos fazer hoje o lançamento desse selo, já que não tínhamos feito a aprovação do selo comemorativo dos 200 anos da imigração chinesa em tempo hábil para estar no contexto oficial do Ministério das Comunicações e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Foi o Sr. Ministro Paulo Bernardo que nos deu esta oportunidade. Então, quero fazer, de público, um agradecimento ao Sr. Ministro.

            Ao encerrar, não poderia deixar de registrar aqui meus votos - e, com certeza, de todo o Senado Federal e do povo brasileiro - de uma excelente gestão ao novo Presidente da China e Secretário-Geral do Partido Comunista Chinês, Sr. Xi Jinping. Xi Jinping esteve no Brasil em 2009, conhece nosso País e as expectativas são de ampliação dos acordos bilaterais existentes dentro da parceria estratégica que há entre os países. Portanto, as perspectivas são as melhores possíveis e esta sessão de homenagem ocorre num momento extremamente importante e positivo para nossos países.

            E nossa relação tem todos os componentes para ser ainda mais aprofundada e ter rumos de pleno sucesso para o desenvolvimento em conjunto de Brasil e China, certamente duas das maiores potências no cenário mundial hoje e ainda mais num futuro próximo.

            Estamos, hoje, aqui, fortalecendo as bases dessa cooperação mútua, plantada, como disse, por nossos antepassados há exatos 200 anos.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Quero aqui pedir aplausos ao Brasil e à República Popular da China. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2012 - Página 67964