Pela Liderança durante a 232ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre possível escândalo de corrupção envolvendo o ex-presidente Lula

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Considerações sobre possível escândalo de corrupção envolvendo o ex-presidente Lula
Publicação
Publicação no DSF de 12/12/2012 - Página 68873
Assunto
Outros > CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, ORADOR, RELAÇÃO, SITUAÇÃO, CORRUPÇÃO, PAIS, REGISTRO, TENTATIVA, LIDER, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), REALIZAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, PARTICIPANTE, FATO, PAGAMENTO, MESADA, CONGRESSISTA, OBJETIVO, ESCLARECIMENTOS, REFERENCIA, PARTICIPAÇÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, CRIME.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Estamos, sim, Srª Presidenta, receba a minha saudação, Srs. Senadores, estamos, sim, Srª Presidenta, estamos chegando ao final do ano legislativo, e os jornais brasileiros e a imprensa brasileira continuam divulgando as sujeiras do Partido dos Trabalhadores. É simplesmente terrível, Senador Jarbas Vasconcelos! A população brasileira, quase todas as semanas, abre os jornais e se depara com os escândalos.

            Semana passada, foi a Secretária do Lula, “Secretária” entre aspas, e esta semana, o Estadão vem falando de uma declaração do Sr. Valério. Nunca se viu, na História deste País, tanta sujeira, meu nobre Senador Pedro Taques! Nunca se viu, na História deste País, tanta corrupção, minha Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses e minha protetora!

            É escândalo em cima de escândalo, roubo em cima de roubo, sujeira em cima de sujeira. Ó, Pátria amada querida! Em que mão tu fostes cair, Pátria amada? Na mão daqueles que juravam ser sérios, que enganaram uma nação inteira; que disseram sempre, quando tinha escândalos, que nunca viram, que não sabiam.

            Hoje começa a aparecer a verdade. A verdade que não devia ser verdade, porque se não fosse verdade, o País estaria melhor, brasileiros e brasileiras! Nós somos o povo que mais paga imposto neste mundo! É quase um trilhão de reais que tiram dos bolsos dos brasileiros todo ano. E parte desse trilhão não vai para a saúde, não vai para a educação, não vai para rodovias que matam a cada dia. Vai para o bolso daqueles que dirigem a Nação.

            Descobriram a secretária do Lula na semana passada. Agora, descobrem que o Lula participava do esquema do mensalão, Brasil! Brasil, aquele Lula, que disse que nunca viu, que não sabia agora está calado. Foram ouvi-lo e ele não falou sequer uma palavra, Brasil. Agora, calou! Fala, Lula! Fala. Fala, Lula! Nós queremos te ouvir, nós queremos saber. Há Senadores acusados, gente! Há Senadores acusados... Senadores, não! Desculpem. Tira esse “S”. Senador acusado, gente!

            Nós precisamos saber de tudo isso. Nós precisamos ter conhecimento. Nosso Líder já está tomando as providências. Queremos o Valério aqui. Não venham me dizer os petistas que não querem trazer o Valério aqui para falar o que ele falou a todo Brasil. Não venham com esta! Se vocês esconderem o Valério é porque vocês têm culpa. O nosso Partido...

(Interrupção do Som.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) -... vai trazer o Valério aqui custe o que custar!

            O SR. JARBAS VASCONCELOS (Bloco/PMDB - PE. Intervenção fora do microfone) - ... se não matá-lo!

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Está ameaçado de morte! O Celso...

(Interrupção do Som.)

            A SRª PRESIDENTE (Vanessa Grazziotin. Bloco/PCdoB - AM) - A Mesa concede mais um tempo a V. Exª.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Eu lhe agradeço. Nós somos vizinhos, não é? V. Exª...

            Eu espero que tragam vivo, Senador, Líder do meu partido, Líder do qual me orgulho, porque imediatamente reuniu a bancada hoje e disse que nos restava diante de tanta lama e sujeira mostrar à Nação a verdade dos fatos, trazer o Valério... Cabia até trazer o Lula, cabia até trazer o Lula, meu nobre Alvaro, porque está mais do que citado, porque está dito que o Lula é que autorizava o esquema do mensalão.

            Então, o chefe do mensalão, minha nobre Presidenta, não é o Dirceu, o chefe do mensalão, Brasil... Agora ele tem um nome, agora acharam o chefe da quadrilha, agora o chefe do mensalão, o chefe do mensalão é o Lula, é ele que autorizava - diz o Valério.

            Não sou eu que estou dizendo, é o homem que participou do esquema. Eu não estou inventando absolutamente nada nesta tribuna, Brasil, é o homem que estava lá, que participava, que convivia com as bandalheiras - desculpe a palavra chula neste momento -, mas era o Valério que fazia tudo, é este homem que está dizendo, que está afirmando que tem provas... E a saúde, Brasil, e a saúde Brasil, como está? Como estamos sofrendo nesta Pátria, Brasil. Saiam de manhã cedo, passem nas portas dos hospitais. Eu já fiz isto. Eu já fiz isto, Pedro. Faz isso, Pedro, para ver como está a saúde neste Brasil.

            Ei Lula... Lula, Lula, fala agora Lula, fala Lula; diz alguma coisa agora, Lula; prova agora que tu é inocente, Lula. Onde entregaram o nosso País, Pátria Amada? Nós não podemos mais errar, Pátria amada.

(Interrupção do som.)

            A SRª PRESIDENTE (Vanessa Grazziotin. Bloco/PC do B - AM) - Senador, já falou 5 minutos a mais. Damos mais 1 minuto a V. Exª.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Já estou descendo.

            Nós assumimos no mundo inteiro o campeão de corrupção. Nunca. Nunca no Brasil, na história do Brasil.

            Há dois anos, Pedro, dois, três anos, desde que cheguei aqui, eu sempre dizia: amanhã tem outro. Na história dos Ministros, o Jarbas entrou junto comigo. Ele sabe do que estou falando. Quem vê a TV Senado, quem ouve a Rádio Senado. Eu, quando vim aqui, dizia: amanhã tem outro, para semana tem outro, para o mês tem outro. Desde lá, Pedro, há quatro anos. Quatro, não. Cinco, seis. Desde lá, Pedro, não falhou uma vez sequer. Não termina o mês.

(Interrupção do som.)

            A SRª PRESIDENTE (Vanessa Grazziotin. Bloco/PC do B - AM) - Para encerrar, Senador

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - E os escândalos estão aí, batendo à porta dos brasileiros.

            Pátria amada, com certeza, tu terás dias melhores.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/12/2012 - Página 68873