Pela Liderança durante a 232ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de aplausos à Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Autor
Paulo Davim (PV - Partido Verde/RN)
Nome completo: Paulo Roberto Davim
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM, EDUCAÇÃO.:
  • Voto de aplausos à Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Publicação
Publicação no DSF de 12/12/2012 - Página 68881
Assunto
Outros > HOMENAGEM, EDUCAÇÃO.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, ORADOR, RELAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN), AVALIAÇÃO, INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS (INEP), REFERENCIA, QUALIDADE, CURSOS, UNIVERSIDADE FEDERAL, CUMPRIMENTO, SENADOR, FATO, APOIO, BANCADA, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN).

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Mozarildo, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, ocupo esta tribuna hoje para falar de uma notícia alvissareira para o meu Estado: é que o Ministério da Educação divulgou recentemente que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi classificada como a melhor universidade das Regiões Norte e Nordeste.

            A avaliação positiva se baseou no Índice Geral de Cursos, o IGC, que neste ano avaliou 30 cursos oferecidos pela nossa Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Anteriormente, a UFRN, como é assim chamada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, já ocupava lugar de destaque, ficando entre as três primeiras universidades da Região Nordeste. E, agora, em 2012, ela assumiu o primeiro lugar no Índice Geral de Cursos das Regiões Norte e Nordeste, inclusive superando a Universidade Federal de Pernambuco, que no ano passado ocupava a primeira colocação e que também é um grande exemplo para a nossa região.

            A Universidade Federal do Rio Grande do Norte obteve conceito 3,66, o que equivale à faixa de 4 do IGC, índice esse que varia de 1 a 5. Dos 30 cursos avaliados, 11 obtiveram conceito máximo no exame, a maioria deles oferecidos no Campus Central, fixado na Capital, Natal, e dois deles no Centro de Ensino Superior do Seridó, na cidade de Caicó, o que demonstra que a excelência do ensino e os esforços de professores e alunos não se concentram apenas na capital.

            O Índice Geral de Cursos foi criado a partir do ano de 2007 pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação. Ele é usado para avaliar anualmente o desempenho dos cursos de graduação e das pós-graduações das instituições de ensino superior de todo o Brasil. Nesse índice são considerados como parâmetros o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade, e o Conceito Preliminar de Curso, o CPC, para chegar ao cálculo do conceito final, cuja variação, que eu falei há pouco, vai de 1 a 5.

            Sr. Presidente, diante desta informação, eu tomo a liberdade de solicitar a esta Casa votos de aplauso para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte pelos resultados auferidos na avaliação do Inep. A Universidade é, sem sombra de dúvidas, uma das mais importantes universidades do País e aí está o conceito do MEC que sustenta essa afirmação, inclusive meu orgulho perpassa minha própria história, já que fiz parte do corpo discente daquela universidade, onde tive as mais importantes lições na minha formação de médico.

            Tenho absoluta certeza, Sr. Presidente, de que as mais de 30 mil pessoas que compõem a comunidade universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, distribuídas entre alunos, professores e funcionários, estão extremamente satisfeitas com a obtenção desse resultado e cientes do peso da responsabilidade em manter e, quiçá, melhorar esse índice para que nos anos vindouros a Universidade Federal do Rio Grande do Norte apresente ainda mais solidez na sua tarefa de formar profissionais...

(Soa a campainha.)

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN) - ... para a sociedade norte-rio-grandense e para a sociedade brasileira.

            E aqui vai uma observação: eu quero registrar e ressaltar o papel da Bancada Federal do Estado do Rio Grande do Norte no tocante ao apoio constante à Universidade Federal nos seus empreendimentos. Todos os anos, a Bancada Federal do Rio Grande do Norte sempre destina recursos oriundos das emendas de Bancada para as três universidades do Estado - a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Universidade Regional do Rio Grande do Norte e a Universidade do Semi- Árido, a Ufersa -, e é muito gratificante, Sr. Presidente, a gente, no final do ano, destinar recursos das emendas de bancada e até mesmo das emendas individuais para as universidades e ser brindado com uma notícia como esta: a Universidade Federal do Rio Grande do Norte é destaque, ocupando primeira colocação das universidades federais do Norte e do Nordeste brasileiro. Portanto, isso reforça a nossa disposição, o desprendimento desta Bancada em contribuir com emendas

(Soa a campainha.)

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN) - ... para melhorar ainda a performance do ensino oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade por que tenho profundo carinho e respeito, pois foi lá que me formei como médico.

            Era só, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/12/2012 - Página 68881