Pela ordem durante a 233ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a posse do Ministro Augusto Nardes como Presidente do TCU.

Autor
Francisco Dornelles (PP - Progressistas/RJ)
Nome completo: Francisco Oswaldo Neves Dornelles
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
JUDICIARIO.:
  • Comentário sobre a posse do Ministro Augusto Nardes como Presidente do TCU.
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/2012 - Página 69312
Assunto
Outros > JUDICIARIO.
Indexação
  • COMENTARIO, POSSE, CARGO, PRESIDENCIA, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), MINISTRO, AUGUSTO NARDES, ELOGIO, CURRICULO, VIDA PUBLICA.

            O SR. FRANCISCO DORNELLES (Bloco/PP - RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, o Ministro Augusto Nardes assume agora a Presidência do Tribunal de Contas da União, cargo até então ocupado pelo Ministro Benjamin Zymler.

            O Ministro Augusto Nardes é dono de currículo que é o retrato de sua competência.

            Na área política, foi Vereador, Deputado Estadual, Deputado Federal.

            Na Câmara dos Deputados, teve um desempenho relevante na votação de projetos relacionados com à abertura da navegação de cabotagem, à revisão do conceito de empresa nacional, à prorrogação do Fundo de Estabilização Fiscal, entre outros.

            O Ministro Nardes foi coordenador da Frente Parlamentar de Apoio às Pequenas e Microempresas, integrada por cerca de 300 congressistas.

            Na área acadêmica, possui curso de Administração de Empresas pela Universidade de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul; de Pós-Graduação e Mestrado em Desenvolvimento, pelo Instituto Universitário de Estudos em Genebra, Suíça; de Especialização em Estatística do Trabalho na Japan International Corporation.

            Foi Secretário Executivo da Organização das Entidades Fiscalizadores Superiores dos Países do Mercosul e Presidente da Olasefs - Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras.

            Tive o privilégio de estar ao lado de Augusto Nardes na Câmara dos Deputados e sou testemunha do seu enorme espírito público, inteligência privilegiada, capacidade de trabalho e de liderança.

            No momento em que vai assumir a Presidência do Tribunal de Contas da União, quero desejar-lhe o mesmo sucesso que sempre teve nos cargos que ocupou anteriormente.

            Srª Presidente, muito obrigado.

 

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR FRANCISCO DORNELLES.

            O SR. FRANCISCO DORNELLES (Bloco/PP - RJ. Sem apanhamento taquigráfico.) - Srªs Senadoras, Srs. Senadores, o Ministro Augusto Nardes assume, amanhã a Presidência do Tribunal de Contas da União, cargo até então ocupado pelo ministro Benjamin Zymler.

            O Tribunal da Contas de União, pela competência de seus ministros e do seu quadro técnico, honra a administração pública brasileira e desempenha papel da maior importância no âmbito da organização administrativa do país.

            O ministro Augusto Nardes é dono de currículo que é o retrato de sua competência.

            Na área política, foi vereador, deputado estadual, deputado federal.

            Na Câmara dos Deputados teve desempenho relevante na votação de projetos relacionados com a abertura da navegação de cabotagem, a revisão do conceito de empresa nacional, a prorrogação do Fundo de Estabilização Fiscal, que serviu como fonte de financiamento para o plano de estabilização econômica do Governo, com a abolição do monopólio estatal das telecomunicações, do petróleo e da distribuição de gás canalizado.

            O Ministro Nardes foi coordenador da Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, integrada por cerca de 300 congressistas. Foi relator da Medida Provisória que instituiu a unificação de todos os impostos cobrados dessas empresas. Teve, de forma muito veemente, posição contrária à criação da contribuição provisória sobre movimentação financeira (CPMF).

            Na área acadêmica possui curso de administração de empresas da Universidade de Santo Ângelo - Rio Grande do Sul (1972-1977), de pós-graduação e mestrado em desenvolvimento no Instituto Universitário de Estudos em Genebra - Suíça (1978-1981), de especialização em estatística do trabalho na JAPAN International Corporation (1983). Foi secretário executivo da EFSUL - Organização das Entidades Fiscalizadores Superiores dos Países do Mercosul (2009-2012) e presidente da OLASEFS - Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras (2013-2015).

            Tive o privilégio de estar ao lado de Augusto Nardes na Câmara dos Deputados e sou testemunha do seu enorme espírito público, inteligência privilegiada, capacidade de trabalho e de liderança.

            No momento em que vai assumir a presidência do Tribunal de Contas da União, quero desejar-lhe o mesmo sucesso que sempre teve nos cargos que ocupou anteriormente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/2012 - Página 69312