Pronunciamento de Jayme Campos em 27/11/2012
Discurso durante a 219ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da realização das Olimpíadas Escolares em Cuiabá, Mato Grosso.
- Autor
- Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
- Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ESPORTE.:
- Registro da realização das Olimpíadas Escolares em Cuiabá, Mato Grosso.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/11/2012 - Página 64149
- Assunto
- Outros > ESPORTE.
- Indexação
-
- REGISTRO, REALIZAÇÃO, OLIMPIADAS, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, BRASIL, LOCAL, CIDADE, ESTADO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), APRESENTAÇÃO, PARTICIPANTE, COMPETIÇÃO ESPORTIVA, COMENTARIO, IMPORTANCIA, EVENTO.
O SR. JAYME CAMPOS (Bloco/DEM - MT) - Sr. Presidente, eu gostaria que V. Exª, com a devida vênia do orador, me permitisse fazer um breve comunicado, em rápidas palavras. É possível, com a concordância do nosso orador inscrito pela liderança?
O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco/PSDB - PB) - Com a concordância do orador e com a boa vontade da Presidência, escuto V. Exª.
O SR. JAYME CAMPOS (Bloco/DEM - MT. Sem revisão do orador) - Com a boa vontade de V. Exªs, com certeza, não haveria dificuldade nenhuma.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a cidade de Cuiabá abriga, desde o último domingo, um evento considerado pela imprensa como "a maior edição de todos os tempos das Olimpíadas Escolares, categoria 15 a 17 anos”.
As competições, que começaram ontem, em seis locais diferentes da capital mato-grossense, se estendem até o dia 8 de dezembro, reunindo mais de quatro mil jovens atletas.
As medalhas serão disputadas em 13 modalidades, que incluem atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.
Esta importante competição conta com representantes de 26 Estados do Brasil, mais o Distrito Federal, meu companheiro e amigo Cyro Miranda, além de uma delegação da cidade anfitriã e do Reino Unido, convidado internacional que nos privilegia com 20 atletas que participarão de três modalidades.
Segundo os organizadores, dentre medalhistas olímpicos e pan-americanos, o evento conta com a presença de Alison Cerutti, do vôlei de praia, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, da boxeadora Adriana Araújo, bronze em Londres 2012, do lutador de taekwondo Diogo Silva, ouro nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, bronze em Santo Domingo 2003 e representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e Londres 2012, da ginasta Angélica Kvieczynski, que conquistou quatro medalhas nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, do mesa-tenista Hugo Hoyama, que soma dez medalhas de ouro em Jogos Pan-americanos e participante das últimas seis edições dos Jogos Olímpicos, da pentatleta Yane Marques, bronze em Londres 2012, da canoísta Ana Sátila, caçula da equipe brasileira em Londres 2012, e da judoca Sarah Menezes, tricampeã das Olimpíadas Escolares, bicampeã mundial júnior e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos Londres 2012, além de outros ídolos do esporte nacional como Arthur Zanetti, da ginástica artística, Vanderlei Cordeiro, do atletismo, Erika Souza, do basquete, Luciano Pagliarini, do ciclismo, Lucila Viana da Silva e Maik Ferreira dos Santos, do handebol, Tatiana Lemos, da natação, e Anderson Rodrigues, do vôlei ... As Olimpíadas Escolares receberão observadores internacionais de comitês olímpicos e entidades esportivas de 14 países.
A integração social do jovem brasileiro por meio do esporte e a eficácia dessas iniciativas se vêm demonstrando altamente relevantes a cada experiência que acumulamos.
Fica aqui, portanto, registrado nosso orgulho e as nossas mais efusivas congratulações aos organizadores e participantes das Olimpíadas Escolares de Cuiabá.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado, meu caro amigo Cyro Miranda e Sr. Presidente, Governador e Senador Cássio Cunha.
Muito obrigado.