Discurso durante a 236ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do editorial intitulado “O STF aperta o cerco”, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 1º de setembro último; e outros assuntos.

Autor
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: Aloysio Nunes Ferreira Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
JUDICIARIO, EXECUTIVO, ATUAÇÃO, ELEIÇÕES.:
  • Registro do editorial intitulado “O STF aperta o cerco”, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 1º de setembro último; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2012 - Página 72871
Assunto
Outros > JUDICIARIO, EXECUTIVO, ATUAÇÃO, ELEIÇÕES.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, JORNAL, ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, POSIÇÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), OBJETIVO, COMBATE, CORRUPÇÃO, IMPUNIDADE.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, JORNAL, ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, ARTICULAÇÃO, POLITICA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, INDICAÇÃO, SENADOR, MINISTERIO DA CULTURA (MINC).
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ENTREVISTA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ENFASE, ASSUNTO, APOIO, CANDIDATURA, SENADOR, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.

            O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco/PSDB - SP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do editorial intitulado, “O STF aperta o cerco”, publicado no jornal Estado de S. Paulo no dia 01 de setembro de 2012.

            O editorial destaca a posição do Supremo Tribunal Federal, após manifestação de seu presidente, Ministro Ayres Britto, de que os ministros estão convictos de que precisam extirpar qualquer resquício de tolerância à corrupção e de resignação à impunidade.

            Como segundo assunto, gostaria de fazer o registro do editorial intitulado, “Toma lá dá cá”, publicado no jornal O Estado de S. Paulo no dia 13 de setembro de 2012.

            O editorial destaca a articulação política feita pelo ex-presidente Lula ao indicar a Senadora Marta Suplicy para o Ministério da Cultura em troca da candidatura de Fernando Haddad para prefeitura de São Paulo, ao mesmo tempo que visava minar o apoio do PR ao candidato Serra, já que a vaga de suplente da então senadora é do Partido da República.

            Como último assunto, registro a entrevista com ex-Presidente da República, Fernando Henrique Cardozo, concedida ao jornal Folha de S.Paulo em 03 de dezembro de 2012.

            Segundo Fernando Henrique “Aécio deve se lançar já ao Planalto”. Para o ex-presidente, o PSDB precisa de “autocrítica” para afinar o discurso de 2014, deve antecipar seu discurso e se assumir já como postulante ao cargo.

            Sr. Presidente, requeiro que os editoriais e a entrevista acima citada sejam considerados parte integrante deste pronunciamento, para que passem a constar dos Anais do Senado Federal.

 

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALOYSIO NUNES FERREIRA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I, § 2º, do Regimento Interno.)

Matérias referidas:

- “O STF aperta o cerco”, publicado no jornal Estado de S. Paulo;

- “Toma lá dá cá”, publicado no jornal O Estado de S. Paulo;

- Entrevista com ex-Presidente da República, Fernando Henrique Cardozo, jornal Folha de S.Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2012 - Página 72871