Pela Liderança durante a 238ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa do ex-Presidente Luis Inácio Lula da Silva, devido a alegações que o envolveriam no caso do mensalão. (como Líder)

Autor
Benedito de Lira (PP - Progressistas/AL)
Nome completo: Benedito de Lira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
IMPRENSA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Defesa do ex-Presidente Luis Inácio Lula da Silva, devido a alegações que o envolveriam no caso do mensalão. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2012 - Página 74928
Assunto
Outros > IMPRENSA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • DEFESA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, MOTIVO, DENUNCIA, IMPRENSA, PARTICIPAÇÃO, PAGAMENTO, MESADA, CONGRESSISTA, APOIO, GOVERNO, REGISTRO, INSUFICIENCIA, PROVA, COMENTARIO, ELOGIO, HISTORIA, ATIVIDADE POLITICA, EX PRESIDENTE, ENFASE, REGIÃO NORDESTE, REFERENCIA, APROVAÇÃO, ATUAÇÃO, LIDER, POPULAÇÃO.

            O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco/PP - AL. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na tarde de hoje, desejo tecer alguns comentários e considerações a respeito do que vem publicando a imprensa, ao longo desses últimos 30 dias, especialmente em relação ao episódio do julgamento do mensalão. Foram publicadas pelos jornais do País e pelas revistas declarações de um dos acusados e condenados do mensalão, tentando denegrir a imagem de um homem que, mesmo de origem pobre - ele é nordestino, foi pobre e retirante -, com força de vontade e com determinação, chegou a ocupar o cargo mais relevante da Administração Pública Federal, a Presidência da República.

            Por isso, Sr. Presidente, nesta oportunidade, como Senador da República, como homem público, como nordestino e como brasileiro, quero hipotecar minha irrestrita solidariedade ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao Lula, assim como fizeram meus colegas Senadores Eduardo Braga, Vanessa Grazziotin, Wellington Dias, Eduardo Suplicy, Humberto Costa, Walter Pinheiro, Lindbergh Farias, Ana Rita, Paulo Paim e o próprio Presidente José Sarney.

            O que me impressiona, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é o fato de declarações de um homem apontado como operador do chamado mensalão e condenado a mais de 40 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal terem peso, inclusive ocupando os maiores espaços da imprensa nacional, por se querer manchar a história do principal responsável pelo crescimento do País e de um dos baluartes da democracia brasileira. São acusações sem provas, baseadas apenas em declarações, que criaram a tentativa de denegrir a imagem do ex-Presidente Lula, que, para mim e, acredito, para milhões de nordestinos, foi o maior líder popular da República, ao vencer inúmeros preconceitos para alcançar o posto mais alto do País.

            Aliás, duas procuradoras da República já afirmaram que o testemunho de Valério é cheio de contradições e inconsistências, mas o que foi escrito sobre Lula ficará registrado para sempre. Por isso, quero que também registrem seus feitos que demonstram sua dignidade, honradez e visão do mundo.

            Se pudéssemos colocar na balança exatamente o que significam essas declarações e o que representa o Lula, tenho certeza absoluta de que, se fizessem uma maior observação, no que diz respeito aos meios de comunicação, essas denúncias não teriam absolutamente ocupado uma linha sequer dos grandes jornais do País.

            Creio que esse falatório repercute devido ao preconceito contra o ex-Presidente, vivenciado por milhões de nordestinos nas suas lutas diárias.

            O que temos diante de nós e que não pode sair da memória é a trajetória deste pernambucano, que saiu de Garanhuns para tentar a sorte em São Paulo e...

(Soa a campainha.)

            O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco/PP - AL) - ... com muito esforço e coragem, chegou à Presidência da República para promover a redução da miséria no País e entrar para história com a maior ação de inclusão social do mundo.

            O Brasil e, principalmente, o Nordeste conheceram o progresso e o desenvolvimento econômico e social com as políticas capitaneadas pelo ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este ilustre filho do Nordeste ofereceu à região, pela primeira vez, tratamento digno. Sei que, após séculos de descasos, muito ainda tem que ser feito, mas as bases já foram construídas e um novo olhar empreendedor está sobre a região.

            Com ações estruturantes e programas sociais, o Nordeste alcançou o dobro das taxas de crescimento obtidas no governo anterior.

            De 2003 a 2008, nossa região cresceu 31,5%, quase 5 pontos acima da média nacional.

(Soa a campainha.)

            O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco/PP - AL) - Sr. Presidente, eu pediria uma tolerância de V. Exª para que eu pudesse concluir a minha manifestação a respeito do presidente Lula.

            Como ressaltou reportagem da Revista IstoÉ Dinheiro: "O Nordeste está visivelmente mais rico. Aquecidos por um volume recorde de investimentos públicos e privados, os nove Estados que o compõem apresentam um crescimento percentual comparável ao ritmo da economia chinesa.”

            Pela primeira vez, o Nordeste oferece oportunidades para os filhos da terra e para outros brasileiros.

            Foi o ex-Presidente Lula e sua sensibilidade que lideraram as mudanças de que os pobres deste País tanto precisavam.

            Corajoso, Lula inverteu a ordem vigente ao priorizar os programas sociais como um meio de alcançarmos a distribuição de renda e o crescimento econômico. Essa visão diferenciada fortaleceu o mercado interno, protegeu o País da crise e tornou o nosso mercado um dos mais atrativos e latentes para a economia mundial.

            Entre os programas implementados, podemos destacar o Bolsa-Família, a instalação de siderúrgicas, refinarias e estaleiros, reformas e criação de sistemas ferroviários e rodoviários, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento, os incentivos para a agricultura familiar, a expansão de escolas técnicas e a interiorização da universidade, o ProUni e o protagonismo do Brasil na luta ambiental e diante da crise internacional.

            E o desenvolvimento não veio apenas por meio de medidas assistencialistas, mas do fortalecimento da cadeia produtiva, o que permitiu a queda da taxa de desemprego entre 2003 e 2006, a criação de mais de 985 mil postos de trabalho com carteira assinada. No mesmo período, o total de pessoas ocupadas cresceu 8,6%.

            Assim, conseguiu pôr em prática o ditado de que...

(Soa a campainha.)

            O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco/PP - AL) - ... “não adianta a dar o peixe, e sim ensinar a pescar”. E, assim, os brasileiros começaram a acreditar que é possível acreditar na nossa força e na nossa gente como agentes transformadores da realidade.

            Com Lula, o Brasil despontou no cenário internacional e, agora, podemos dizer que o futuro finalmente chegou.

            Vejo, nos ataques ao ex-Presidente, uma tentativa de desqualificar sua história, diminuir suas conquistas. Uma história que contribuiu para a defesa da democracia como opositor da Ditadura, Deputado Constituinte e fundador do Partido dos Trabalhadores, além de ter sido um líder sindical fundamental nas conquistas dos operários, dos trabalhadores brasileiros.

            Lula é o alvo preferencial para desqualificar tudo aquilo que é diferente às classes que tradicionalmente comandaram o País: pobre, retirante nordestino, sem curso superior. Desafiou as elites e, contra todas as probabilidades, chegou à Presidência para liderar seu povo, com a experiência de quem sofreu na pele as limitações impostas por um país que só concentrava renda em nichos de prosperidade e deixava à míngua as regiões que mais precisavam, como o Norte e o Nordeste.

            Na falta de argumentos racionais, já que o Governo Lula tem aprovação máxima da população, seus opositores utilizam a intolerância e o ressentimento para tentar desqualificá-lo, seus projetos e conquistas para o País.

            Presidente Lula, cabe a nós, homens públicos, demonstrarmos todos os avanços do seu projeto, que reduziu a miséria e virou exemplo para o mundo.

            Estamos prontos, Sr. Presidente, para defender os interesses deste País e das regiões mais pobres do Brasil, graças ao seu trabalho, ao seu empenho e à sua participação na Presidência da República.

            O Presidente Lula é...

(Interrupção do som.)

            O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco/PP - AL) - ... um patrimônio do País por sua vida e trajetória (Fora do microfone.) política e pertence à nova história brasileira, que é construída por todos nós, Sr. Presidente.

            Por isso, gostaria, nesta oportunidade, de agradecer a V. Exa pela tolerância, ao tempo em que é bom que fique claro que esta Casa tem outros assuntos mais importantes para tratar, em vez de estarmos nos preocupando em querer criar aqui algumas dificuldades para fazer análise e fiscalizar declarações que, na verdade, deveriam ter sido postas e o vento levar e não ocupar o espaço que ocuparam.

            Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, esta é a razão maior da minha presença na tribuna do Senado Federal, como nordestino e como brasileiro: hipotecar a minha solidariedade, a solidariedade do meu Estado de Alagoas, que só teve oportunidade de vivenciar momentos de crescimento quando o Presidente Lula foi Presidente da República.

(Soa a campainha.)

            O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco/PP - AL) - Apesar, Sr. Presidente, de o Estado de Alagoas ter dado a este País, meu caro Senador Aloysio Nunes, três Presidentes da República. Três Presidentes da República deu o Estado de Alagoas, o penúltimo Estado da Federação. E nós não temos, Capiberibe, sequer obras em que a gente possa dizer: aqui é fruto de trabalho de um Presidente alagoano, mas, sim, do Presidente Lula, pernambucano, vizinho do meu Estado.

            Foi preciso que o brasileiro colocasse na Presidência da República um trabalhador, um operário, um retirante, um homem que passou fome, que passou sede, que passou dificuldade, que vendeu laranja nas ruas de São Paulo, que caminhou com os pés no chão, mas que plantou a semente do desenvolvimento deste País. Desenvolveu o Brasil. Há hoje o Brasil de antes de Lula e o Brasil depois de Lula, com a continuidade dada pela Presidente Dilma.

            Sr. Presidente, muito obrigado a V. Exa. Eu queria agradecer...

(Interrupção do som.)

            O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco/PP - AL) - ... ao meu querido Presidente Lula. (Fora do microfone.)

            Sr. Presidente, ao encerrar, quero dizer ao Brasil e ao Nordeste que nós estamos na defesa intransigente do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem sido injustiçado por quem não tem a menor condição, nem moral nem pessoal de fazer qualquer tipo de declaração que venha a atingir a dignidade de um homem que foi um benfeitor deste País, um benfeitor dos pobres. Só faz isso quem não sabe o sofrimento da pobreza, e o Lula chegou para, exatamente, minimizar essas dificuldades.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2012 - Página 74928