Pela ordem durante a 238ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro sobre a situação do repórter Mauri Konig, que foi obrigado a deixar o país devido às ameaças recebidas em razão de seu trabalho que relata sobre as irregularidades da Política Civil de Curitiba.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
IMPRENSA, SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Registro sobre a situação do repórter Mauri Konig, que foi obrigado a deixar o país devido às ameaças recebidas em razão de seu trabalho que relata sobre as irregularidades da Política Civil de Curitiba.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2012 - Página 74933
Assunto
Outros > IMPRENSA, SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • REGISTRO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, REPORTER, OBRIGAÇÃO, ABANDONO, PAIS, MOTIVO, RECEBIMENTO, AMEAÇA, REALIZAÇÃO, MATERIA, JORNAL, GAZETA DO POVO, ESTADO DO PARANA (PR), DENUNCIA, IRREGULARIDADE, ATUAÇÃO, POLICIA CIVIL, MUNICIPIO, CURITIBA (PR), ESTADO, REGIÃO SUL, ELOGIO, TRABALHO, JORNALISTA, APOIO, ORADOR, FAMILIA, ORGÃO DE PUBLICAÇÃO.

            O SR. ALVARO DIAS (Bloco/PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é para fazer um registro. E lamento ter que fazê-lo.

            O repórter Mauri König, do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, autor de uma série de reportagens sobre irregularidades cometidas por integrantes da Polícia Civil do Paraná, será obrigado a deixar o País em razão de ameaças recebidas contra ele e sua família após a publicação de reportagens envolvendo um grupo de policiais civis do Paraná,

            Mauri trilhou uma exitosa trajetória ao longo dos últimos 22 anos, tendo conquistado dois prêmios Esso - Regional Sul. Mauri é diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Encontra-se sob proteção de seguranças e, nesta semana, partirá o exterior. Segundo noticiado hoje, ligações telefônicas feitas à redação e aos diretores do jornal informaram que havia um plano para metralhar a casa de Mauri.

            A série "Polícia Fora da Lei", publicada em maio, denunciou o mau uso de verba pública por policiais, entre outras irregularidades. O material foi finalista do Prêmio Esso - Regional Sul deste ano.

            Os outros três jornalistas responsáveis pela publicação que denunciou os maus policiais civis, Felippe Aníbal, Diego Ribeiro e Albari Rosa também encontram-se sob proteção.

            O Gaeco, grupo formado por policiais e promotores que combatem o crime organizado, está investigando o caso.

            Manifestamos nossa solidariedade a Mauri e sua família, bem como ao jornal Gazeta do Povo, e reiteramos a necessidade de que as investigações em curso sejam céleres e apresentem resultados, combatendo a impunidade.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2012 - Página 74933