Pela Liderança durante a 238ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do início do processo de diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos no Brasil; e outro assunto. (como Líder)

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ELEIÇÕES, REGIMENTO INTERNO.:
  • Registro do início do processo de diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos no Brasil; e outro assunto. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2012 - Página 74934
Assunto
Outros > ELEIÇÕES, REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • REGISTRO, INICIO, REALIZAÇÃO, DIPLOMAÇÃO, PREFEITO, VEREADOR, SAUDAÇÃO, REPRESENTANTE, PROCESSO, PARTIDO POLITICO, ORADOR, COMENTARIO, RESULTADO, ATUAÇÃO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), ELEIÇÃO MUNICIPAL.
  • COMENTARIO, DESAPROVAÇÃO, DECISÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), SUSPENSÃO, SESSÃO, CONGRESSO NACIONAL, DEBATE, CRITERIOS, DISTRIBUIÇÃO, ROYALTIES, PETROLEO, PRE-SAL.

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco/PSB - BA. Como Líder. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, primeiro, para registrar que esta semana se iniciou o processo de diplomação de prefeitos e vereadores no Brasil inteiro.

            Eu quero, portanto, em nome da Liderança do PSB, saudar todos os prefeitos eleitos e vereadores, especialmente aqueles eleitos pela nossa legenda -- ontem, cinco prefeitos de capitais foram diplomados na legenda do PSB -- e também, saudar os nossos vereadores, que, igualmente, se diplomaram.

            Na cidade de Salvador, não tivemos a sorte de ganharmos a eleição, à qual concorremos com a candidatura do PT, mas elegemos, renovamos totalmente a nossa Bancada de vereadores, que adquiriu uma feição coerente com a militância política do nosso Partido naquela capital.

            Elegemos uma feminista, a Drª Fabíola Mansur, e um representante do movimento negro da nossa cidade, destacado militante da luta antirracista, o companheiro Sílvio Humberto.

            Eu que fui Vereadora - iniciei a minha vida como Vereadora de Salvador, em 1982 -, sinto-me muito feliz e alegre, com energia renovada, com a presença desses dois companheiros naquela Casa Legislativa e, dividindo com eles, essa emoção da primeira eleição, do primeiro momento de exercício de um mandato político. Esse que, para mim, é o mais importante de todos, de toda a representação política, que é a representação da sua própria cidade.

            E, em segundo lugar, Sr. Presidente, queria, aqui, ressaltar a minha tristeza em ver o que está acontecendo, no Congresso Nacional, no dia de hoje. O Congresso está paralisado por uma decisão do Supremo Tribunal, uma decisão monocrática, que nos leva a uma completa paralisação dos nossos trabalhos e de maneira a subverter o desejo da maioria do País. Se fizéssemos hoje uma consulta pública, um plebiscito, à Nação brasileira, a respeito da distribuição dos royalties do petróleo, do pré-sal, não tenho dúvida de que a maioria do povo, …

(Soa a campainha.)

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco/PSB - BA) - … inequivocamente, se pronunciaria pela necessidade de votarmos o mais imediatamente possível para que a partilha do pré-sal, dos royalties do petróleo, possa ser feita beneficiando todo o Brasil.

            Quero deixar, aqui, portanto, essa minha afirmação de inconformidade com o momento em que estamos atravessando no Congresso Nacional e que isso sirva de reflexão para o Parlamento brasileiro, que tem se dobrado a uma posição de não exercer o seu papel, fazendo com que outros Poderes possam nos indicar o caminho desse exercício.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2012 - Página 74934