Discurso durante a 226ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimentos aos Senadores e Deputados Federais que se esforçaram pela aprovação do Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Autor
Inácio Arruda (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Cumprimentos aos Senadores e Deputados Federais que se esforçaram pela aprovação do Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Publicação
Publicação no DSF de 06/12/2012 - Página 66472
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, DEPUTADO FEDERAL, SENADOR, MOTIVO, ATUAÇÃO, OBJETIVO, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, REFERENCIA, CRIAÇÃO, POLITICA NACIONAL, PROTEÇÃO, DIREITOS, PESSOA DEFICIENTE.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero cumprimentar o conjunto dos Senadores e os Deputados que se dedicaram a essa causa. Na semana da Conferência das Pessoas com Deficiência, nós aprovamos aqui um projeto com essa qualidade, com esse esforço e com a compreensão que foi desenvolvida na Comissão de Assuntos Sociais. Eu mesmo acompanhei o pronunciamento de V. Exª, no plenário da Comissão de Assuntos Sociais, na busca do aperfeiçoamento da proposição.

            Acho que é uma grande conquista dos autistas, das mães, dos pais. No nosso Estado, quero destacar a médica e mãe, sobretudo, Fátima Dourado, e, em nome dela, cumprimentar todas as mães, todos os pais e todas as famílias que lidam com as pessoas que têm deficiência e que precisam de uma legislação justa, que reconheça as suas dificuldades e, sobretudo, as suas potencialidades, como que cada um desses homens e mulheres vai ajudar o nosso País se nós oferecermos as condições.

            Acho que é isso que nós estamos buscando fazer aqui no Congresso Nacional, especialmente no Senado da República.

            Parabéns, Relatores, na nossa Casa, também na Câmara. Foi citado aqui o Romário, o Lindbergh, que têm uma relação direta com essas causas nas suas famílias. Eu tenho um irmão portador de deficiência, ficou tetraplégico, que acompanha, tem uma capacidade extraordinária política, profissional, trabalha, quer dizer, mostrando a sua capacidade.

            Então, acho que nós podemos cumprimentar esses homens e essas mulheres no seu esforço de fazer com que o conjunto da sociedade compreenda a sua condição e, sobretudo, dando oportunidade para que eles possam ajudar este País extraordinário, que é o Brasil.

            Parabéns a todos e parabéns também a todos que estão acompanhando a Conferência das Pessoas com Deficiência aqui em Brasília.

            Parabéns, Sr. Presidente, por esse êxito do Congresso Nacional, especialmente, agora, do Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/12/2012 - Página 66472