Discurso durante a 237ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente ao Parecer n. 1.515, de 2012, da CCJ, sobre a Mensagem n. 100, de 2012, submetendo à apreciação do Senado a indicação do Sr. SÉRGIO LUIZ KUKINA, Procurador de Justiça, para compor o Superior Tribunal de Justiça.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
JUDICIARIO.:
  • Referente ao Parecer n. 1.515, de 2012, da CCJ, sobre a Mensagem n. 100, de 2012, submetendo à apreciação do Senado a indicação do Sr. SÉRGIO LUIZ KUKINA, Procurador de Justiça, para compor o Superior Tribunal de Justiça.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2012 - Página 74094
Assunto
Outros > JUDICIARIO.
Indexação
  • ANUNCIO, APRECIAÇÃO, SENADO, INDICAÇÃO, JURISTA, VAGA, MINISTRO, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ), ELOGIO, VIDA PUBLICA, CANDIDATO.

            O SR. ALVARO DIAS (Bloco/PSDB - PR. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, ao tempo em que peço a V. Exª que abra o painel para que possamos iniciar a votação, gostaria de dizer que é uma honra poder votar num nome de reputação imbatível como o do Ministro Kukina. Tive a satisfação de ser o Relator na Comissão de Constituição e Justiça e de conhecer, com maior profundidade, o itinerário por ele percorrido no mundo jurídico nacional.

            Certamente, uma indicação presidencial que nos conforta, por sabermos tratar-se de uma figura que tem relação estreita com os pressupostos básicos indispensáveis para se ocupar um cargo dessa importância, especialmente num momento em que o Poder Judiciário brasileiro reconquista a confiança popular com o julgamento memorável no Supremo Tribunal Federal, condenando mensaleiros, restabelecendo a confiança numa instituição onde estão fincados alicerces básicos do Estado de direito democrático.

            Por isso, Sr. Presidente, a presença de Sérgio Kukina no STJ, ao lado de outro paranaense, o Presidente Félix Fischer, certamente se constituirá num reforço extraordinário para a manutenção dessa postura, com o respeito à sociedade brasileira em julgamentos imprescindíveis para a realização das esperanças da nossa gente de ver a impunidade derrotada pela Justiça.

            Portanto, Sr. Presidente, é a convocação que fazemos aos companheiros de Partido para que estejam presentes, a fim de que possamos votar e convalidar a indicação do nome de Sérgio Kukina para o Superior Tribunal de Justiça.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2012 - Página 74094