Discurso durante a 237ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente à Mensagem n. 99, de 2012, submetendo à apreciação do Senado Federal a indicação da Srª MARIA LUIZA RIBEIRO VIOTTI, Ministra de Primeira Classe da Carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores, para exercer o cargo de Embaixadora do Brasil junto à República Federal da Alemanha.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Referente à Mensagem n. 99, de 2012, submetendo à apreciação do Senado Federal a indicação da Srª MARIA LUIZA RIBEIRO VIOTTI, Ministra de Primeira Classe da Carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores, para exercer o cargo de Embaixadora do Brasil junto à República Federal da Alemanha.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2012 - Página 74101
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • ELOGIO, INDICAÇÃO, CANDIDATO, VAGA, EMBAIXADOR, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, ALEMANHA.

            O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco/DEM - RN) - Sr. Presidente, uma palavra rápida sobre a indicação da Embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti, atual Embaixadora do Brasil junto à Delegação da ONU, para exercer as funções de Embaixadora da República Federal da Alemanha.

            Por um acaso, eu conheço pessoalmente a Embaixadora, que é uma das cardeais do Itamaraty, uma mulher de preparo inegável e singular, de posições muito claras, uma funcionária exemplar, patriota, que tem colocado as posições do Brasil no organismo da ONU com muita afirmação, com um posicionamento muito equilibrado, e que vem produzindo uma boa imagem do Brasil naquele foro internacional pelas posições que ela recomenda e pelas posições que ela verbaliza. Ela exerce o duplo papel de tomar posições em seu próprio nome e de verbalizar posições equilibradas do atual Governo no foro da importância da Organização das Nações Unidas.

            Agora ela vai para a Alemanha, que é o motor, a locomotiva da Europa neste momento de crise. Trata-se de um país que exerce influência econômica e política sobre o Velho Continente, onde vamos ter, na minha opinião, uma Embaixadora à altura dessa responsabilidade.

            Quero manifestar, com estas palavras, a minha absoluta confiança no bom desempenho de S. Exª à frente da Embaixada do Brasil na Alemanha.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2012 - Página 74101