Pronunciamento de Roberto Requião em 18/12/2012
Discurso durante a 237ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Referente à Mensagem n. 118, de 2012 (n. 572/2012, na origem), que solicita autorização para contratar operação de crédito externo, com garantia da República Federativa do Brasil, no valor de até US$ 350.000.000,00 (trezentos e cinquenta milhões de dólares dos Estados Unidos da América), entre o Estado do Paraná e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD, destinada a financiar, parcialmente, o "Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Estado do Paraná", na modalidade Sector Wide Approach - SWAp.
- Autor
- Roberto Requião (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PR)
- Nome completo: Roberto Requião de Mello e Silva
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
.:
- Referente à Mensagem n. 118, de 2012 (n. 572/2012, na origem), que solicita autorização para contratar operação de crédito externo, com garantia da República Federativa do Brasil, no valor de até US$ 350.000.000,00 (trezentos e cinquenta milhões de dólares dos Estados Unidos da América), entre o Estado do Paraná e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD, destinada a financiar, parcialmente, o "Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Estado do Paraná", na modalidade Sector Wide Approach - SWAp.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/12/2012 - Página 74478
- Assunto
- Outros > .
O SR. ROBERTO REQUIÃO (Bloco/PMDB - PR. Sem revisão do orador.) - Presidente, em princípio, eu acredito que hoje todos os Estados devem ter recursos, porque nós estamos num momento em que o Brasil precisa de investimentos, mas se o Senado não precisasse avaliar o destino, a direção, desses empréstimos, essa matéria não precisava passar pelo Senado.
O Governo Federal fez uma análise da capacidade financeira do Estado do Paraná. Caberia a nós fazer uma análise, e eu faria isso com muito boa vontade, mas eu quero me recusar a votar um empréstimo que vai sobrecarregar o meu Estado, o Estado que represento, sem ter a menor idéia do destino desses recursos.
Então, eu coloco a minha objeção. Tentarei obstruir isso. Ao mesmo tempo...
O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Proponho ao Plenário retirarmos a matéria.
Se todos concordarem, assim será feito.
A Mesa apenas está submetendo aqueles processos que lhe foram apresentados como objeto de consenso geral.
O SR. ROBERTO REQUIÃO (Bloco/PMDB - PR) - Ao mesmo tempo, analisando e conhecendo o destino dos recursos, eu votarei favoravelmente porque o Paraná precisa de investimento, mas acho rigorosamente impossível eu votar no escuro o empréstimo de U$350 milhões.
O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Bastam as considerações de V. Exª para a Mesa atendê-lo.