Discurso durante a 239ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do editorial intitulado “De onde veio o mensalão”, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 3 de outubro último; e outro assunto.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CORRUPÇÃO.:
  • Registro do editorial intitulado “De onde veio o mensalão”, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 3 de outubro último; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 21/12/2012 - Página 75960
Assunto
Outros > CORRUPÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, PUBLICAÇÃO, JORNAL, ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REFERENCIA, JULGAMENTO, REU, MEMBROS, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PAGAMENTO, MESADA, CONGRESSISTA, COMENTARIO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), PARTICIPAÇÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

            O SR. ALVARO DIAS (Bloco/PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do editorial intitulado, “De onde veio o mensalão”, publicado pelo jornal Estado de S. Paulo em sua edição de 03 de outubro de 2012.

            O editorial destaca o posicionamento do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, de que o governo Lula foi responsável diretamente pelo mensalão.

            Como último assunto, gostaria de fazer o registro das matérias sobre o julgamento do mensalão intituladas: “STF decide que mensalão foi quadrilha”, publicada pelo jornal Valor de 23/10/2012, “STF condena Dirceu e Genoino por formação de quadrilha”, “Opositores do PT comemoram resultado de julgamento” e “Um grupo delinquente que degradou a política”, publicadas pelo jornal Estado de S. Paulo de 23/10/2012.

            As matérias destacam a condenação da quadrilha que comandava esquema de corrupção conhecido como “Mensalão”. Entre os integrantes dessa quadrilha que desviou dinheiro do erário para distribuir aliados do governo estão o ex-ministro José Dirceu e ex-presidente do PT, José Genoino.

            Sr. Presidente, requeiro que as matérias acima citadas sejam consideradas parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

 

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I, § 2º, do Regimento Interno.)

Matérias referidas:

- “De onde veio o mensalão”, jornal Estado de S. Paulo;

- “STF decide que mensalão foi quadrilha”, jornal Valor;

- “STF condena Dirceu e Genoino por formação de quadrilha”, jornal Estado de S. Paulo;

- “Opositores do PT comemoram resultado de julgamento”, jornal Estado de S. Paulo;

- “Um grupo delinquente que degradou a política”, jornal Estado de S. Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/12/2012 - Página 75960