Discurso durante a 10ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao jornal A Notícia, do Estado de Santa Catarina.

Autor
Paulo Bauer (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Paulo Roberto Bauer
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao jornal A Notícia, do Estado de Santa Catarina.
Publicação
Publicação no DSF de 20/02/2013 - Página 4487
Assunto
Outros > SENADO. HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, SENADO, MEMBROS, MESA DIRETORA, MOTIVO, ANUNCIO, PROVIDENCIA, OBJETIVO, REDUÇÃO, DESPESA PUBLICA, AUMENTO, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, MELHORIA, EFICIENCIA.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, A NOTICIA, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

            O SR. PAULO BAUER (Bloco/PSDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nobres Srs. Senadores, Srªs. Senadoras, inicialmente quero cumprimentar o Presidente Renan Calheiros e todos os membros da Mesa Diretora pelas medidas que aqui foram anunciadas por V. Exª há poucos instantes e que, certamente, vão contribuir para que o Senado Federal tenha, perante a opinião pública de todo o País, ainda mais credibilidade, ainda mais atenção e maior confiança. Sem dúvida alguma, zelar pelos recursos públicos economizando a sua utilização e trabalhar com transparência e eficiência são umas das grandes responsabilidades que pesam sobre nossos ombros. Certamente, V. Exª saberá conduzir muito bem o processo de implantação dessas medidas. Cumprimento-o pela iniciativa e pelas providências.

            Ocupo a tribuna neste instante para fazer um registro que considero importante e valioso para a sociedade catarinense, uma vez que, na próxima semana, mais precisamente no dia 24 de fevereiro, nós, em Santa Catarina, especialmente na cidade de Joinville, estaremos comemorando os 90 anos de fundação de um dos principais periódicos da história de Santa Catarina e da história do País.

            Naquela data, o jornal A Notícia, que tem sua sede em Joinville e que foi fundado em 24 de fevereiro de 1923, comemora 90 anos de fundação. Seu fundador foi o paranaense Aurino Soares, que iniciou trabalhando como repórter, jornalista e empreendedor no ramo de comunicação. Ele escolheu Joinville para fundar o seu empreendimento, pois vislumbrava ser aquela uma cidade de futuro, já que, à época em que fundou o jornal A Notícia, Joinville era uma das cidades que vivia economicamente a fase áurea do ciclo do comércio do mate.

            O jornal foi um dos primeiros empreendimentos de sucesso na cidade de Joinville, que, como todos sabem, é a maior cidade do Estado de Santa Catarina, cidade em que sempre estive presente, cidade na qual sou eleitor, cidade também do nobre Senador Luiz Henrique da Silveira, de que já foi prefeito, e é a cidade que, enfim, em Santa Catarina, dita grandes linhas de desenvolvimento e de sucesso empresarial.

            O jornal começou, na verdade, como um semanário. Ele circulava aos sábados e tinha a sua sede, muito modesta, localizada na Rua Três de Maio.

            O jornal tinha por característica ser independente, sem atender e sem seguir orientações partidárias e ideológicas. Era impresso numa topografia terceirizada e publicado em português, em uma comunidade que tinha 70% da população falando predominantemente a língua alemã. Portanto, também é um jornal que contribuiu de maneira significativa com a cultura, com a implantação da língua portuguesa numa comunidade de colonização alemã e suíça, que efetivamente precisava se tornar absoluta e integralmente nacionalizada.

            Em 1930, o jornal A Notícia passou a ser diário, não circulando apenas nas segundas-feiras.

            Em 1994 seu fundador veio a falecer, não deixando nenhum descendente incumbido da continuidade de sua obra. Por isso, nesses 90 anos, durante 18 meses, exatamente com a morte do seu fundador, o jornal deixou de circular, voltando a circular apenas em 1946.

            Ele reabre com a participação de vários novos proprietários do setor madeireiro e do setor político, inclusive tendo como um de seus ilustres novos sócios o Dr. Aderbal Ramos da Silva, que chegou a governar Santa Catarina. Foi um momento em que o jornal, situado na cidade de Joinville, teve a presença bastante forte da política da capital do Estado, pela presença desse seu sócio proprietário.

            Ele então voltou a circular diariamente e até hoje nunca mais teve, felizmente, qualquer interrupção.

            Em 1956, o jornal A Notícia sofreu uma alteração na sua composição de acionistas. Cerca de 150 pessoas, a maioria empresários de Joinville, acabaram adquirindo o controle acionário e, dentre esses joinvilenses, dentre esses empresários, encontrava-se Helmuth Fallgatter, empresário bem sucedido que tornou o jornal ainda mais dinâmico. E inclusive, em 1961, tornou-se prefeito de Joinville, vencendo de forma significativa uma eleição municipal.

            A empresa, depois de 1978, passou a ser comandada pelo Prof. Moacir Thomazi, ilustre empresário de Joinville, ex-Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, meu particular amigo e genro do Sr. Helmut Fallgatter, que presidiu aquele jornal e do qual foi o principal acionista por muitos anos.

            Desde 1978, o jornal teve uma presença muito destacada na política, na economia e na sociedade catarinense, assim como em atividades esportivas e comunitárias, com muita ênfase e propriedade. Conquistou prestígio, teve grande importância e se tornou um dos principais jornais do sul do País.

            V. Exªs devem perguntar-se por que tanta ênfase para um jornal de um Estado como Santa Catarina, meio de comunicação que completa 90 anos no momento em que aqui me manifesto. Mas devo lhes dizer: o jornal A Notícia, editado e publicado na cidade de Joinville, chegava aos domicílios de Florianópolis antes mesmo do jornal editado e impresso na capital do Estado. Portanto, havia um trabalho muito competente e muito intenso de toda a equipe administrativa, de toda a equipe de reportagem do jornal A Notícia, que o tornou exatamente um dos principais do sul do País, em vários aspectos e em todos os sentidos.

            No dia 21 de maio de 2006, o jornal passou por uma nova transformação e alterou o seu projeto editorial e gráfico, trabalhando de forma mais moderna e muito mais dinâmica, com muito mais qualidade, o que lhe conferiu, outra vez, uma posição de destaque em Santa Catarina, principalmente na cidade de Joinville.

            Em 2006, ocorreu um fato que preocupou muito a sociedade joinvilense, o nordeste de Santa Catarina, onde Joinville se destaca como a maior cidade, quando, mais uma vez, o jornal trocou de mãos, passando a ser controlado pelo Grupo RBS, Rede Brasil Sul de Comunicação, com sede em Porto Alegre, mas que tem, em Santa Catarina, forte presença nos meios de comunicação, já que, em Santa Catarina, a RBS é a retransmissora da Rede Globo. A RBS tem lá o Diário Catarinense, que é um jornal de grande expressão em todo o Estado, e também várias emissoras de rádio que veiculam as notícias e prestam grande serviço de comunicação social em nosso Estado.

            Os funcionários do jornal A Notícia, mais de uma centena deles, trabalham diariamente para fazer dele um jornal de grande expressão, um jornal atual, um jornal que promove uma grande ação de integração comunitária e que, inclusive, transmite à sociedade notícias e fatos que ocorrem em todo o País, com muita competência, com muita clareza e com muita transparência.

            Por isso, aqui da tribuna, envio um abraço a todos aqueles que integram a equipe desse jornal, que já tem 90 anos de existência. E como não poderei estar presente, no dia 22 de fevereiro, no evento que se promove para comemorar a data, deixo aqui o meu abraço à direção do Grupo RBS, o meu abraço a todos aqueles que trabalham no jornal, e deixo aqui registrado o nosso aplauso àqueles que, com brilhantismo e com competência prestam esse serviço.

            A imprensa é fundamental para o processo democrático, a imprensa é fundamental para a transparência na atividade pública, a imprensa é fundamental para a integração da sociedade e para o estabelecimento de novos parâmetros que possam regê-la, que possam orientar as gerações futuras a estudar para trabalhar na construção de um País melhor. Por isso, é óbvio que é preciso enaltecer e saldar um jornal que tem essa longa história, essa rica história, essa bela história para ser contada, para ser comemorada por todos nós catarinenses e por todos nós brasileiros.

            Encerro agradecendo pela audiência de todos. Certamente voltaremos, em outras oportunidades, para enaltecer também outros meios de comunicação em Santa Catarina, que se destacam e que prestam grandes e relevantes serviços ao nosso Estado.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/02/2013 - Página 4487