Discurso durante a 11ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à memória do ex-Senador e ex-Governador do Estado do Pará Almir Gabriel, falecido em 19 do corrente.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à memória do ex-Senador e ex-Governador do Estado do Pará Almir Gabriel, falecido em 19 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 21/02/2013 - Página 4915
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX GOVERNADOR, ESTADO, ESTADO DO PARA (PA), ELOGIO, ATIVIDADE POLITICA, COMENTARIO, IMPORTANCIA, REGIÃO, SOLICITAÇÃO, ORADOR, TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, LOCAL, ASSUNTO, RECONHECIMENTO, RELEVANCIA, HISTORIA, EX SENADOR, POLITICA.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco/PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador José Pimentel, Presidente Romero Jucá, que acaba de transferir a presidência ao Senador José Pimentel, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, acabo de chegar do meu Estado, de Belém, aonde fui prestar as últimas homenagens ao ex-governador, ex-senador, ex-prefeito Almir Gabriel.

            Quero aqui novamente fazer um registro do passamento do meu amigo, nosso líder político, um exemplo de homem público para este País, não só para o Estado do Pará. Almir Gabriel dedicou a sua vida toda a fazer o bem. Ele cuidou do Estado do Pará por dois mandatos consecutivos, por oito anos, como - tenho certeza absoluta - cuidava de sua família. Todos os mais de 7,5 milhões de paraenses eram como se fossem membros da família de Almir Gabriel, e ele devotava a todos eles um carinho, uma estima e uma consideração sem tamanho.

            O que nós presenciamos nessa dolorosa passagem de Almir Gabriel para os braços de nosso Pai todo-poderoso... Tenho certeza de que Deus, na sua misericórdia e bondade, acolherá a alma de seu filho, dando a ela a paz e a luz que ele fez por merecer ao cumprir os seus desígnios, por sua vida terrena.

            Mas quero aqui, mais uma vez, registrar, de uma forma bastante veemente, para o Brasil, que nós, políticos do Estado do Pará, do Brasil inteiro, temos de seguir o exemplo de Almir Gabriel na sua vida.

            Desde médico, foi quem implantou o serviço de cirurgia cardíaca no meu Estado, ainda jovem. Competente em todas as ações, em todos os postos que ocupou na sua vida, o fazia com competência, o fazia com amor e o fazia com honestidade.

            Meu pai, sempre dizia aos seus filhos, desde pequenos, a mim e aos meus dois irmãos, que, sobre a profissão que nós viéssemos a escolher - poderia ser qualquer uma -, ele não iria fazer uma indução da escolha; teria de ser a escolha por vocação de cada um dos filhos. Ele dizia que, qualquer que fosse a profissão, ela seria uma profissão digna, mas teria de haver três pilares para embasá-la. Poderia ser um trabalhador, um pedreiro, um encanador, um médico, um advogado, um engenheiro, mas a profissão teria de ser feita com honestidade, com competência e com amor. Se houvesse esses três requisitos, você teria sucesso. Se fosse um trabalhador, seria um trabalhador de sucesso, reconhecido; se fosse um profissional liberal, seria...

            E essas três características Almir Gabriel levou ao longo de toda a sua vida.

            Ontem à noite, quando cheguei a Belém, fui diretamente ao velório, que se realizou no Palácio Lauro Sodré, e lá encontrei - isso é o importante - pessoas das mais humildes do meu Estado, aos prantos, rememorando ajudas que receberam ao longo de suas vidas.

            Hoje pela manhã, na missa de corpo presente e no sepultamento, todas as falas que ocorreram foram de pessoas humildes, do povo, de todos os rincões do meu Estado, reconhecendo o trabalho e a dedicação de Almir Gabriel, ao longo de sua vida, às pessoas. Antes de ter um posto de gestor, seja na prefeitura, seja no governo, ou antes de ser Senador da República, ele já tinha esse compromisso com a população.

            Lá, durante a missa, após a missa e na ocasião do sepultamento, as pessoas se pronunciaram, algumas dando testemunhos, Senador José Pimentel e Senadora Lídice da Mata, de como foram ajudadas, anonimamente algumas vezes até, pelo médico, amigo, Almir Gabriel.

            Então, eu quero, ao retornar de Belém... Cheguei há pouco e vim direto do aeroporto para cá por uma razão muito simples, Senador José Pimentel. Eu disse isso ontem e vou repetir aqui, porque o povo do meu Estado, o Estado do Pará, sabe muito bem do que estou falando: a melhor forma de todos nós, paraenses, de seus representantes nos parlamentos - seja no Congresso Nacional, seja nas assembleias, seja nas câmaras municipais -, de os Executivos - de o governador do Estado e os prefeitos - homenagearmos Almir Gabriel é trabalharmos pelo Pará; trabalharmos pelo povo paraense, por essas 7,5 milhões almas que fazem esse Estado na sua pujança e que merecem de todos nós essa dedicação que ele teve ao longo de sua vida e a que nós, seguindo o seu exemplo, queremos dar sequência.

            Lá do alto, lá com o Pai Eterno, onde ele se encontra, no seu descanso, eu tenho certeza absoluta de que ele vai continuar pedindo por todos nós, por todos nós brasileiros, por todos nós paraenses, para que sempre Deus nos dê as condições de sermos instrumentos Dele e para melhorarmos a vida de todos os nossos irmãos. É isto o que quero e faço durante a minha vida toda.

            Agora, no momento em que ele nos deixa, com muita saudade, mas honrado pela amizade e pela vivência que tivemos ao longo de mais de 30 anos, praticamente 40 anos, quero dizer que vou seguir os passos de Almir Gabriel, brasileiro, paraense, honesto, probo, competente e que amava as pessoas, amava os seus irmãos.

            Senador José Pimentel, para registro nos Anais do Senado, eu quero pedir a V. Exª que faça inserir ali as matérias que hoje foram publicadas nos jornais de Belém. Que fique aqui registrado que o ex-Senador Almir Gabriel, que por aqui esteve ajudando o Brasil no Senado Federal por oito anos, foi relator de tópicos do serviço social na Constituinte e fez muito do que hoje está sendo executado, como o SUS. E outras ações de apoio e de atenção à população brasileira saíram da lavra de Almir Gabriel como Senador Constituinte. Eu peço isso a V. Exª.

            Encaminharei à Mesa as matérias dos jornais, para que fiquem registradas no Senado Federal.

            O SR. PRESIDENTE (José Pimentel. Bloco/PT - CE) - Senador Flexa Ribeiro.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco/PSDB - PA) - Pois não, Presidente.

            O SR. PRESIDENTE (José Pimentel. Bloco/PT - CE) - O pedido de V. Exª está deferido nos termos regimentais.

            Quero aproveitar para registrar a forma como V. Exª está trazendo todo o debate, o que sentem as almas das famílias do nosso Pará. Esse sentimento que V. Exª aqui expressa da tribuna, que está expresso no seu rosto, é o sentimento do povo brasileiro.

            O ex-Senador Almir Gabriel, governador, esteve presente nesta Casa, fez grandes debates e grandes encaminhamentos. Portanto, a homenagem que V. Exª faz aqui hoje à família dele e a ele próprio, que nos deixou, é o pensamento do Senado Federal, é o pensamento deste Senador José Pimentel.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco/PSDB - PA) - Agradeço, Senador José Pimentel, as suas palavras. E este agradecimento - tenho certeza absoluta - não é só meu. É de todos os paraenses que reconhecem em Almir Gabriel o homem que marcou a sua passagem na vida terrena pelo bem, pelo trabalho, pelo Estado do Pará.

            Muito obrigado.

            Amanhã, farei o pronunciamento que iria fazer até sobre os dez anos de governo do PT. Muito obrigado, Senador Pimentel.

            O SR. PRESIDENTE (José Pimentel. Bloco/PT - CE) - Eu que agradeço.

 

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR FLEXA RIBEIRO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

Matérias referidas:

- Anexos: Jornal O Liberal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/02/2013 - Página 4915