Pronunciamento de Paulo Paim em 20/02/2013
Discurso durante a 11ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/02/2013 - Página 4818
O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem revisão do orador.) - Presidente Renan, eu quero, primeiro, cumprimentar V. Exª, cumprimentar todos os Senadores que falaram sobre esse importante projeto.
Eu lhe confesso que, ontem, eu recebi aqui federação, confederação, de todas as centrais sindicais, que me pediram para marcar uma audiência com V. Exª. Eu disse: “Não é necessário; já falamos com o Presidente Sarney, falamos com o Presidente Renan Calheiros, e a matéria vai a voto”. E V. Exª, assim, cumpre a palavra assumida aqui no plenário, com o Presidente Sarney, para votação desse projeto.
É a categoria mais antiga do mundo. Foi uma longa discussão entre empregados e empregadores. Com certeza, o Presidente Sarney foi fundamental na mediação, na negociação desse grande entendimento. Repito: foi um projeto aprovado nas comissões e na Câmara dos Deputados. Saiu do Senado, foi para a Câmara, voltou ao Senado, com grande entendimento entre empresários e trabalhadores. A relatoria nas comissões de todos aqueles que assim se posicionaram foi na linha da construção coletiva.
Eu quero mais é cumprimentar o Senado da República, todos os Senadores, V. Exª e o Presidente Sarney pela aprovação tão importante dessa matéria, que hoje vai à sanção.
Eu fui apenas uma ferramenta, um instrumento para que o projeto chegasse a este momento tão importante.
Obrigado, Presidente.