Pela ordem durante a 16ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio à atuação da Senadora Lídice da Mata na relatoria da CPI do Tráfico de Pessoas e reconhecimento dos seus resultados como lançamento do II Plano Nacional de Enfrentamento a Tráfico de Pessoas.

Autor
Vanessa Grazziotin (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR, SEGURANÇA PUBLICA, DIREITOS HUMANOS.:
  • Elogio à atuação da Senadora Lídice da Mata na relatoria da CPI do Tráfico de Pessoas e reconhecimento dos seus resultados como lançamento do II Plano Nacional de Enfrentamento a Tráfico de Pessoas.
Publicação
Publicação no DSF de 27/02/2013 - Página 5830
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR, SEGURANÇA PUBLICA, DIREITOS HUMANOS.
Indexação
  • COMENTARIO, ELOGIO, ATUAÇÃO, LIDICE DA MATA, SENADOR, ESTADO DA BAHIA (BA), RELATOR, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), TRAFICO, PESSOAS, REGISTRO, APOIO, MINISTRO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), SECRETARIA, DIREITOS HUMANOS, DIREITOS, MULHER, PROJETO DE LEI, RESULTADO, ATIVIDADE, COMISSÃO PARLAMENTAR, INQUERITO.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Senadora Angela. Quero dizer que lamentei chegar ao plenário quando a Senadora Lídice da Mata estava deixando a tribuna. Eu estava na Comissão de Infraestrutura elegendo o novo Presidente, quando fui informada da sua presença na tribuna, Senadora Lídice. Então, faço questão de fazer um registro, Senadora Angela, acerca do pronunciamento da Senadora Lídice, principalmente do papel que teve a Senadora junto à CPI do Tráfico de Pessoas. Ela sucedeu a Senadora Marinor na relatoria e nos propiciou um belíssimo relatório. Claro que não é perfeito, mas é um relatório que trata de forma exemplar inúmeros dos casos com que trabalhamos e, principalmente, apresenta caminhos para que o Brasil siga enfrentando com cada vez mais competência o problema do tráfico de pessoas.

            A boa novidade - a Senadora já deve ter falado em seu pronunciamento -, é que, hoje pela manhã, no Ministério da Justiça, na presença de três Ministros (o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; a Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; e a Ministra dos Direitos da Mulher, Eleonora Menegucci), conquistamos o apoio de todos para o projeto de lei da CPI, projeto de lei que trata do enfrentamento do tráfico de pessoas. Se chegamos aonde chegamos, o Senado Federal deve muito isso à competência da nossa querida relatora, Senadora Lídice da Mata.

            Portanto, quero aqui, visto que a nossa CPI já se encerrou, Senadora, agradecer sua bondade de me permitir falar para fazer este gesto público de reconhecimento à dedicação e ao trabalho da Senadora Lídice da Mata, o que proporcionou um belíssimo relatório, com muitos indicativos da CPI do Tráfico de Pessoas.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/02/2013 - Página 5830