Pela ordem durante a 16ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos acerca da autoria de artigo, publicado no jornal O Dia, sobre a viagem da jornalista Yoani Sánchez ao Brasil.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • Esclarecimentos acerca da autoria de artigo, publicado no jornal O Dia, sobre a viagem da jornalista Yoani Sánchez ao Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 27/02/2013 - Página 5918
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • REGISTRO, ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, AUTORIA, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O DIA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ASSUNTO, VISITA, BRASIL, JORNALISTA, ESTRANGEIRO, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, CUBA, LEITURA, TEXTO, CONTEUDO, POSIÇÃO, EDUARDO SUPLICY, SENADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Senadora Ana Amélia, eu acabo de ser informado que foi cometido um engano grave na Internet, atribuindo a mim um artigo que não foi o que eu escrevi.

            Eu acabo de conversar com Eduardo Pierre, editor de O Dia, que me explicou e pediu desculpas, porque, como editor de O Dia, pediu-me que escrevesse um artigo a respeito da visita de Yoani Sánchez ao Brasil. E ele pediu a outro jornalista, Mário Augusto Jakobskind, um artigo com outra posição: “Quem financia Yoani Sánchez?”

            No Jornal O Dia saiu corretamente na versão impressa, mas na versão da Internet, o artigo de Mario Augusto Jakobskind foi publicado como de minha autoria. Então, eu peço a gentileza de poder esclarecer isso, porque eu fui chamado a atenção sobre o caso pelo Jornalista que tem um blog na Veja, Reinaldo Azevedo, que inclusive muitas vezes faz críticas a mim, mas ele teve a gentileza de me avisar e disse: “Senador Eduardo Suplicy, saiu um artigo que eu sei que não é o seu, porque a sua opinião é outra, mas está escrito como se fosse seu”

            Daí, eu liguei para o Eduardo Pierre e ele me esclareceu que, infelizmente, foi cometido esse erro. Como o meu artigo é bastante curto, se eu puder, registro brevemente o que aqui digo:

Yoani Sánchez, o significado maior

A visita de Yoani Sánchez ao Brasil, como resultado da nova Lei de Migrações de Cuba, poderá se constituir num sinal muito importante para que o presidente Barack Obama caminhe para encerrar o embargo à ilha e enfim fechar a Prisão de Guantánamo [ou bloquejo, como os próprios cubanos usam a expressão] Eis por que considero erro grave as ofensas contra ela na passagem por Recife, Salvador, Feira de Santana, Brasília e São Paulo, não tanto no Rio, com a finalidade de impedir que expressasse seu ponto de vista sobre o que se passa em Cuba.

Enquanto alguns manifestantes tentavam impedir que ela falasse para número muito maior de pessoas que queriam ouvi-la, fazendo com que a visita acabasse tendo muito mais repercussão, ela o fez com tranquilidade, sem jamais ofender. Rebateu a denúncia de que seria gente da CIA, pois de outro modo nem poderia andar normalmente em Cuba. Explicou que sua viagem foi paga pelos que quiseram ouvir seu testemunho.

Para todos, como eu, que participamos da fundação do PT e que desde o início defendemos uma sociedade justa e com direitos à cidadania para todos, é fundamental que digamos aos amigos cubanos que lá se lute por democracia e liberdade de expressão. Ao ler as crônicas de Yoani sobre o cotidiano em Cuba, sobre o que se passa com o fornecimento de produtos e serviços ou, no campo cultura, observo que as suas críticas são muito menos ferinas do que os discursos que diariamente escuto dos senadores da oposição no Brasil.

Yoani foi convidada a visitar os EUA. Será a oportunidade para que Barack Obama e os congressistas possam ouvir os argumentos expressos por Yoani de por que não faz mais sentido continuar o embargo.

            Ora, essa minha posição é muito diferente da do jornalista Mário Augusto Jakobskind, que disse, por exemplo, que ela veio cumprir a missão de afastar Cuba do Brasil, que, por sinal, tem grande protagonismo por lá com a construção por ideia de Lula, com a participação de empresas brasileiras, financiamento do BNDES, do Porto de Mariel, que é o maior do Caribe.

            Ele fala que ela é desconhecida e faz uma porção de perguntas sobre como é que ela veio para cá, como é que ela é tão conectada, quem financia e assim por diante. Perguntas que foram formuladas até pelos que, por vezes, a ofenderam, mas, também, por todos os jornalistas como no programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, no domingo à noite e, ontem, no programa da TV Cultura... O programa de segunda à noite, na TV Cultura... Qual é o nome do programa mesmo? O da TV Cultura, nas segundas-feiras à noite é... Um programa de tamanha tradição da TV Cultura...

            A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco/PP - RS) - Roda Viva.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Roda Viva!

            A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco/PP - RS) - Roda Viva é da TV Cultura e Canal Livre é da TV Bandeirantes.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Então. Em ambas, ela compareceu e, com muita tranquilidade, sem fazer quaisquer ofensas nem aos dirigentes cubanos nem a qualquer pessoa, pelo contrário, até aos que a ofenderam ela mencionou: “Quisera que em Cuba também pudesse haver manifestações as mais livres possíveis e, depois, pessoas poderem ir para casa tranquilamente como aqui no Brasil.”.

            Pois bem. Agradeço a oportunidade de ter feito esse esclarecimento. Até assinalo para quem quiser saber. Peço que seja transcrita a opinião do Mário Augusto Jakobskind, junto com a minha, para que se saiba bem as diferenças de opinião. Mas, assim, V. Exª me deu oportunidade para esclarecer de pronto o erro que saiu até há pouco e rodou aí pela Internet, um artigo como se tivesse sido meu, e que, graças ao Reinaldo Azevedo é que eu fiquei sabendo do erro cometido.

            Muito obrigado.

 

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

Matérias referidas:

- Quem financia Yoani Sánchez? (Artigo de Mário Augusto Jakobskind para O Dia);

- Yoani Sánchez, o significado maior, (Artigo de Eduardo Suplicy para O Dia).


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/02/2013 - Página 5918