Discurso durante a 16ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Relato da agenda cumprida por S.Exa. no Estado do Acre, na última segunda-feira, destacando a solenidade pelo transcurso dos 33 anos de criação do PT.

Autor
Anibal Diniz (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Anibal Diniz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Relato da agenda cumprida por S.Exa. no Estado do Acre, na última segunda-feira, destacando a solenidade pelo transcurso dos 33 anos de criação do PT.
Publicação
Publicação no DSF de 27/02/2013 - Página 5938
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • ANALISE, ATIVIDADE, ORADOR, REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, CERIMONIA, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), COMENTARIO, ENTREGA, TRECHO, PROGRAMA, GOVERNO FEDERAL, AMPLIAÇÃO, ACESSO, ENERGIA ELETRICA, MUNICIPIO, SENADOR, ESTADO DO ACRE (AC), REFERENCIA, PRESENÇA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA, ESTADO, REGIÃO NORTE.

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, companheira e Senadora Ana Rita, representante do Espírito Santo, que tanto nos honra com sua atuação brilhante, entre nós, no Senado Federal - é uma honra poder ocupar a tribuna, tendo a senhora na condição de Presidenta - ocupo a tribuna nesta noite, Srª Presidenta, Srsª e Srs. Senadores, telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, para falar da agenda que cumpri no Acre, na última segunda-feira, uma agenda muito interessante. Eu tive a honra de participar de três atividades que refletem o quanto a política é importante e está presente na vida das pessoas, o quanto uma realidade pode ser modificada a partir de decisões políticas acertadas.

            Participei de três atividades que têm grande significado na minha vida, tenho certeza de que na vida do povo acreano e, por extensão, têm também reflexo na política nacional.

            A primeira atividade que eu participei foi de uma festa organizada pelo Partido dos Trabalhadores que completou 33 anos de existência no dia 10 e fevereiro. Como estávamos em pleno carnaval, essa dada foi postergada e aconteceu agora, na segunda-feira, numa festa em que se associaram os 33 anos de existência do Partido dos Trabalhadores e também os 20 anos da nossa primeira experiência administrativa no Acre, que foi justamente a presença na prefeitura de Rio Branco do Prefeito Jorge Viana, à época, eleito em 1992 e que administrou a cidade de Rio Brando de 1993 a 1996. Então, houve uma bonita festa, organizada pela direção do Partido dos Trabalhadores, em que foram homenageados tanto o atual Senador Jorge Viana, que era o Prefeito que conduziu essa equipe, como todos os integrantes da sua equipe, vários colegas que foram secretários conosco nesse período de 1993 a 1996 estiveram lá para receber a homenagem. Foi muito interessante, porque pudemos ver um vídeo, muitas fotografias nas quais apareceram personagens completamente diferentes, alguns já com o cabelo branco, outros carecas e quase todos um pouco mais pesados, porque 20 anos se passaram desde o início dessa experiência fantástica.

            A segunda ação de que nós participamos foi a entrega de mais um trecho do Programa Luz para Todos lá na comunidade Pirã de Rã, no Município de Senador Guiomard. Foi uma solenidade muito interessante, com a presença do Governador Tião Viana, em que pudemos também fazer uma reflexão profunda a respeito do quanto a experiência política traz resultados importantes para a vida das pessoas. Essa comunidade foi beneficiada com o Programa Luz para Todos.

            É importante ressaltarmos que, só no Município de Senador Guiomard, um pequeno Município do Estado do Acre, 2.300 famílias foram beneficiadas até agora pelo Programa Luz para Todos.

            A última extensão agora, nessa última inauguração que fizemos, atingiu 150 famílias. Agora, no cômputo geral das famílias beneficiadas no Acre, já chegamos a 40 mil famílias beneficiadas pelo Programa Luz para Todos. É um número fantástico, um investimento de mais de R$300 milhões. Isso tudo está conectado com o grande investimento que foi o Programa Luz para Todos no plano nacional, pois já chegamos a 14,5 milhões de famílias beneficiadas na soma das ações dos governos do Presidente Lula e da Presidenta Dilma.

            E a última atividade de que participei foi exatamente uma aula inaugural, em que tive a honra de estar presente, com os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Acre. Esses alunos de Relações Humanas puderam, juntos ali, vivenciar também essa experiência que é fruto também de decisão política.

            Então, nessas três atividades, a gente pode refletir sobre o quanto a política tem presença na nossa vida e quanto ela pode contribuir para melhorar a vida das pessoas a partir do momento em que as decisões políticas acontecem de forma acertada.

            E eu aproveito, tentando tecer aqui uma teia entre essas três atividades de que participei, para traduzir aqui qual foi o sentimento que a gente teve, juntamente com a população, ao participar desses três atos. Faço referência aqui ao pronunciamento do Deputado Jamyl Asfury, que, num determinado momento, quando da entrega das ligações do Programa Luz para Todos às famílias da comunidade Pirã de Rã, fez a seguinte afirmação: Senador Aníbal, faça chegar à Presidenta Dilma o quanto essas famílias são agradecidas por terem acesso à eletricidade; o quanto a vida dessas pessoas vai mudar daqui para frente.

            E eu me comprometi com ele e com as pessoas ali presentes, falei: quero ter a honra de dizer, no plenário do Senado Federal brasileiro, o quanto o programa Luz para Todos tem contribuído para melhorar a vida das pessoas.

            Participei em São Paulo do ato em comemoração aos 10 anos da administração democrática e popular do Partido dos Trabalhadores com o Presidente Lula e com a Presidenta Dilma. Nesse ato, o Presidente Lula disse algo muito acertado. Ele falou que temos tantos números a serem mostrados, a partir dessa experiência desses 10 anos, que não conseguimos memorizar; temos de estar, permanentemente, construindo os argumentos para tecer um número com outro número. E eu aproveitei para dizer o seguinte: isso tudo é fruto de um sonho que foi construído. E aí imagine só: o Partido dos Trabalhadores completa 33 anos de existência. E falo disso com muito orgulho, com muito sentimento, Senadora Ana Rita, porque tenho 50 anos de idade e mais de 30 anos da minha vida foram vividos compartilhando essa experiência com os meus companheiros. Então, na realidade, o Partido dos Trabalhadores é a extensão da minha família. Aliás, a minha família toda pertence ou pertenceu ao Partido dos Trabalhadores. Então, quando eu falo dessa experiência, eu falo com muito orgulho, com muito sentimento, e procurei traduzir isso lá na comunidade Pirã de Rã, ao dizer que, quando uma mãe tem um filho formado na faculdade, quando uma mãe vê o filho como vencedor, ela se orgulha desse filho; e nós do Partido dos Trabalhadores nos sentimos como pais e como mães orgulhosos dos resultados dos seus filhos. Isso porque o Partido dos Trabalhadores, em 33 anos de existência, pôde vivenciar a experiência de uma oposição propositiva, uma oposição consequente, uma oposição às vezes exigente até em excesso. 

            Mas, o Partido dos Trabalhadores também pôde aprender a vivenciar o outro lado da moeda, porque ele teve, ao longo desses 33 anos, a oportunidade de ter experiências de governo. Começou com algumas prefeituras, chegou a alguns governos de Estado e, nos últimos dez anos, experimentou estar na Presidência da República.

            E vejam só: 14,5 milhões de famílias no Brasil inteiro foram beneficiadas pelo Programa Luz para Todos só nesse período em que o Presidente Lula e a Presidenta Dilma estão à frente do nosso Brasil. É um número fantástico, que temos que comemorar porque temos certeza de que mudou para melhor a vida das pessoas.

            Com o Governador Tião Viana, temos nos deparado com inúmeras situações e temos feito as nossas comemorações justamente porque os resultados obtidos a partir das decisões políticas acertadas, tomadas pelos nossos governos no Acre, governos do Partido dos Trabalhadores, com Jorge Viana, durante seus dois mandatos, depois, com o Governador Binho Marques, que esteve à frente do Governo do Acre por quatro anos, e, depois, com o nosso Governador Tião Viana, que está iniciando seu terceiro ano de mandato.

            Todas as decisões tomadas resultaram em avanços fantásticos, e a gente fala com orgulho de tudo isso. Quando eu estive junto com os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, eu pude mostrar para eles, de maneira também muito interessante, que aquela era mais uma experiência fruto da decisão política do Presidente Lula. Imaginem que, quando o Presidente Lula assumiu a Presidência da República, havia pouco mais de cem escolas técnicas no Brasil. Hoje são quase quatrocentas escolas técnicas espalhadas por todo o Brasil. São milhares e milhares de alunos que estão tendo a oportunidade do ensino técnico profissionalizante e, ao mesmo tempo, a iniciação científica aplicada, que é, basicamente, o propósito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Acre (Ifac).

            Aliás, o Ifac está presente no Acre num momento muito especial, porque é justamente no momento em que o Acre caminha para a industrialização, porque, com os governos do Governador Jorge Viana e do Governador Binho, foi possível, digamos assim, construir a infraestrutura. E, agora, com o Governador Tião Viana, está sendo possível dar um passo além no sentido da industrialização. E, com certeza, o nosso Instituto Federal de Educação Tecnológica vai poder formar toda uma legião de jovens que vão ser utilizados, e vão encontrar, nesse momento da industrialização do Acre, muitas oportunidades, e vão, também, desenvolver projetos científicos, porque eles não vão só se preparar para serem mãos de obra qualificadas; eles vão, também, entrar pelo caminho da ciência mesmo, da pesquisa aplicada. E eles já provaram isso. No ano passado, a gente conseguiu, com o apoio da Aeronáutica, trazer 25 alunos para o Conep, que aconteceu aqui em Tocantins, e esses 25 alunos, todos eles trouxeram experiências científicas, para mostrar, para apresentar nesse congresso tecnológico.

            Então, essa conversa que a gente teve durante toda a agenda que cumprimos lá, em Rio Branco, em Senador Guiomard, na última segunda-feira, ontem, foi muito interessante, porque mostrou o quanto a política faz bem para as pessoas. E eu venho aqui hoje ao plenário do Senado Federal, para relatar essa situação e insistir com os jovens, sejam aqueles jovens que estão estudando no Instituto Federal de Educação Tecnológica e Científica do Acre, sejam os alunos que estão se preparando para o vestibular, sejam os alunos que estão fazendo a faculdade na Universidade Federal do Acre, ou numa das universidades particulares, mas que tenham participação direta do governo, porque muitos desses alunos são financiados pelo ProUni, são financiados pelo Fies. Então, esses alunos são beneficiários de programas de governo também, que foram trazidos pelo Presidente Lula, e eles estão construindo um futuro muito diferente para o nosso Estado do Acre.

            Nós estamos vivendo um momento muito feliz, um momento de grandes possibilidades, e estamos cheios de expectativas para este momento. E eu tenho certeza de que as famílias da comunidade Pirã de Rã, que tiveram a oportunidade de receber a luz elétrica nas suas casas, vão viver uma revolução inimaginável: vão poder ter acesso a uma geladeira, a uma televisão, a um eletrodoméstico, que antes estavam fora dos seus sonhos, porque não tinham a luz elétrica, não tinham base para isso. Graças a Deus e graças ao esforço do Presidente Lula, que continuou, na mesma intensidade, com a nossa Presidenta Dilma, a gente pode contabilizar, hoje, milhões e milhões de brasileiros, de famílias brasileiras que tiveram acesso à luz elétrica. Isso é uma revolução. E temos que agradecer muito ao Presidente Lula e à Presidenta Dilma por termos atingido esse estágio de conquistas da nossa sociedade.

            Para concluir, eu reafirmo o que pude expor aos meus companheiros em Rio Branco, no Casarão, o espaço onde nos reunimos para comemorar os 33 anos do Partido dos Trabalhadores. Pudemos refletir que, nesses 33 anos, aprendemos, aprendemos muito, aprendemos a fazer política. O Partido dos Trabalhadores foi para nós uma escola de política e nos proporcionou momentos muito importantes de luta, de conquistas e também de muita solidariedade. Por meio da solidariedade e do nosso entendimento de que todos temos de nos ajudar mutuamente para conquistarmos novos espaços, foi que conseguimos avançar.

            É claro que o Acre é um Estado pobre e precisa de muitos esforços ainda para superar a condição de dificuldades que enfrentamos. Somos um Estado isolado, e há muitos problemas a superar, mas não podemos deixar, em nenhum momento, de comemorar cada uma das conquistas que tivemos.

            Nesses últimos 14 anos, estávamos em 27º lugar na educação, no ranking da qualidade de educação no plano nacional. Com os oito anos do Governador Jorge Viana, chegamos à 11ª posição. Já foi um salto fantástico. Com o Governador Binho, chegamos à 9ª posição. Agora, com o Governador Tião Viana, nós já conseguimos, de 5ª a 8ª série, chegar à 5ª posição. Então, é um passo fantástico.

            Isso quer dizer que não temos problemas? Não, nós temos muitos outros problemas a serem superados.

            O analfabetismo no Acre, em 1999, estava superior a 24%, na idade de 18 a 24 anos. Ao longo desses 14 anos, foi possível reduzir esse analfabetismo para algo em torno de 12%. É claro que temos um longo caminho a trilhar, considerando que há muitos países, como Cuba, por exemplo, que conseguiu erradicar completamente o analfabetismo. O nosso objetivo tem de ser trabalhar sempre no sentido de conquistar alvos maiores, de realizar situações que nos coloquem em patamar mais avançado, mas a gente não pode, em hipótese nenhuma, passar por cima das conquistas que fez, porque foi fruto de muito trabalho, de muita dedicação, de muitos esforços.

            Por isso, estão de parabéns todos que contribuíram para esse sucesso, seja no plano nacional, o nosso Presidente Lula, a Presidenta Dilma, seja no plano local, no Estado do Acre. Nossos agradecimentos sempre ao Governador Jorge Viana, ao Governador Binho, ao Governador Tião Viana, ao Prefeito Angelim, que fez uma excelente gestão em dois mandatos na Prefeitura de Rio Branco e fechou com chave de ouro seu mandato, elegendo o sucessor, Marcus Alexandre, que também já começa a fazer um grande trabalho de inclusão social e de grandes realizações pela Prefeitura de Rio Branco.

            É assim, a política está presente na nossa vida...

(Soa a campainha.)

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco/PT - AC) - ... e nós não podemos abdicar de fazer parte da política. Os jovens precisam entrar, cada vez mais, para a política, porque é através da política que a gente consegue transformar a nossa realidade.

            Então, estou muito otimista com o futuro do Acre, com o futuro do Brasil e sugiro aos jovens, cada vez mais, aderirem à política, porque é por meio da política que a gente consegue as grandes transformações e fazer com que sonhos se transformem em realidade.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/02/2013 - Página 5938