Discurso durante a 22ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque à importância do turismo na crescente geração de empregos no Estado de Alagoas.

Autor
Benedito de Lira (PP - Progressistas/AL)
Nome completo: Benedito de Lira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO, ESTADO DE ALAGOAS (AL).:
  • Destaque à importância do turismo na crescente geração de empregos no Estado de Alagoas.
Publicação
Publicação no DSF de 07/03/2013 - Página 7749
Assunto
Outros > TURISMO, ESTADO DE ALAGOAS (AL).
Indexação
  • IMPORTANCIA, CRESCIMENTO, TURISMO, ESTADO DE ALAGOAS (AL), RELAÇÃO, CRIAÇÃO, EMPREGO, PREPARAÇÃO, RECEPÇÃO, TURISTA, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL, INVESTIMENTO, INICIATIVA PRIVADA, VAGA, HOTEL, GOVERNO ESTADUAL, MELHORIA, INFRAESTRUTURA.

            O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco/PP - AL. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sra Presidenta, Sras e Srs. Senadores, eu acabo de ouvir as últimas manifestações do Senador Fernando Collor, de Alagoas, no que diz respeito à situação da violência, não, da segurança pública do meu Estado.

            Mas não vou tratar desse assunto. Eu vou tratar de um assunto que reputo da maior importância para que os brasileiros conheçam o que representa Alagoas, que não é apenas as ruins notícias, mas o que de bom há naquele Estado.

            Nós fomos privilegiados pela natureza. Investimentos têm sido feitos através do Governo do Estado, uma parceria com o Governo Federal, no que diz respeito a um dos setores que eu reputo da maior importância para este País e, particularmente, para o Nordeste brasileiro.

            O turismo, Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, é uma das atividades mais prósperas da economia alagoana. Todos os indicadores divulgados pela Secretaria de Estado do Turismo, pela Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió, por órgãos do Governo Federal, companhias aéreas, agências de viagens e pelo setor hoteleiro mostram que o Produto Interno Bruto do Estado depende, cada vez mais, da renda que é gerada todos os anos por essa indústria promissora.

            Assim, o Estado de Alagoas tem bons motivos para comemorar o crescimento do setor, o aumento constante do fluxo nacional e internacional de turistas, a implantação de novos empreendimentos, a crescente geração de empregos e renda e a melhoria significativa da qualificação da mão de obra. Para a Secretaria de Estado do Trabalho e Qualificação Profissional, o turismo foi um dos três setores que mais apresentaram resultados positivos na geração de empregos no Estado, nos últimos anos.

            Segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o fluxo de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares chegou a 819 mil nos primeiros seis meses de 2012. Desse total, 130 mil desembarcaram em junho, o que representou um crescimento de 24% em relação ao mesmo período de 2011 e de 38% em relação a 2010. No mês de julho de 2012, o movimento foi ainda maior, com 150 mil desembarques.

            No final de 2012, Alagoas ganhou sete novos hotéis: o Ritz Suítes; Meridiano; Brisa Mar; Holiday Inn; Barra Bali Beach; Complexo ILOA e Ponta Verde Praia do Francês. A inauguração desses empreendimentos significou a inserção de mais de 3 mil novos leitos, 1.065 empregos diretos e 4.260 empregos indiretos.

            Segundo dados da Secretaria de Turismo, no período de 2007 a 2012, 19 novos hotéis foram instalados em Alagoas e houve cinco ampliações e duas recuperações de unidades. Foram gerados, Srª Presidente, 2.696 empregos diretos e 10.744 empregos indiretos. O total dos investimentos representou cerca de R$342 milhões, o que proporcionou a criação de 4.548 novos leitos. A mesma fonte informa que, até 2014, haverá um incremento total de 13.734 novos leitos, com a geração de 5.553 empregos diretos e 21 mil empregos indiretos.

            Até 2014 está previsto o surgimento de mais 10 hotéis. Dessa maneira, estima-se que o Estado estará preparado para receber turistas que virão assistir à Copa do Mundo. A localização de Maceió, próxima das cidades sedes, como Salvador, Recife e Natal, sem dúvida alguma, abre essa porta e facilita o acesso dos turistas da Copa para conhecer a capital, no Programa "Praias da Copa".

            Todavia, mesmo com a previsão desse significativo aumento dos leitos, a Infraero adverte que o fluxo e a ocupação hoteleira continuam crescendo, principalmente em Maceió, que recebe o maior número de turistas que visitam o Estado. De acordo com aquela empresa, no mês de novembro de 2012, foi registrado um crescimento de 26,8% comparado com o mesmo período de 2011.

            A cadeia do turismo alagoano, com os olhos voltados para a Copa do Mundo de 2014, espera atrair para as praias os milhares de turistas que virão assistir aos jogos nas capitais nordestinas mais próximas - Recife, Natal e Salvador - e os próprios jogadores.

            Uma das ideias para viabilizar a recepção é oferecer boa oportunidade de lazer e hospedagem fora do circuito agitado das partidas, em lugares aprazíveis, com infraestrutura adequada; hoteis de primeira linha com locais para treinos, reuniões e concentrações; salas de imprensa bem equipadas e uma estrutura tecnológica que permita a comunicação instantânea com qualquer lugar do mundo.

            Os dois balneários da Costa dos Corais, no extremo litoral norte do Estado, Maragogi e Japaratinga, já na divisa com Pernambuco, estão sinalizando que poderão preencher as condições necessárias para receber esse público. Os hoteis Salinas Maragogi, Costa Dourada e Miramar, que dispõem de mais de 2 mil leitos, estão interessados em trabalhar juntos para atender essa demanda.

            Maceió também, Presidente, se prepara para lucrar, para trabalhar com a Copa do Mundo e ajudá-la. Obras de saneamento estão em curso em várias áreas, na região central e na orla marítima. No litoral sul, o destaque é a conclusão da duplicação da AL-101 Sul até a Barra de São Miguel. Sobre a AL-101 Norte, rodovia que liga Maceió a Maragogi, passando por toda região litorânea, que liga Alagoas a Pernambuco, segundo informações da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), a recuperação da via estará totalmente pronta até a Copa do Mundo.

            No que se refere às obras de implantação de esgotamento sanitário e rede de abastecimento de água, que beneficiam diretamente o turista e a população, o Governo Estadual tem empenhado todos os esforços. Estão sendo implantados, em todo o Estado, mais de 120 km de rede de esgotamento sanitário e de abastecimento de água, que irão favorecer diretamente o turismo e mais de 1 milhão de habitantes.

            O exemplo das obras de saneamento da Praia do Francês é um dos mais ilustrativos.

            Inegavelmente, o evento mais importante do futebol mundial se configura como uma oportunidade ímpar de apresentar Alagoas ao País e ao mundo como um dos destinos que merecem ser visitados. Dessa forma, em 2012, para divulgar todo o seu potencial turístico, Alagoas participou de 24 eventos nacionais e internacionais, realizou encontros em Portugal, Chile, Argentina e várias cidades brasileiras.

            Alagoas é um Estado privilegiado em belezas naturais, além de cidades históricas, gastronomia, artesanato, folclore, lagoas e rios. Os 230 km de litoral são pontilhados por piscinas naturais enriquecidas pela segunda maior barreira de corais do mundo, as praias são belíssimas, emolduradas por coqueirais, falésias coloridas e dunas, um verdadeiro capricho da natureza. Somente em Maceió, são 40km de praias de areia branca, águas transparentes, piscinas naturais, mar tranqüilo, coqueirais deslumbrantes e sol praticamente o ano inteiro.

            O mergulho nas piscinas naturais de Ipióca, Pajuçara, Paripueira, Praia do Francês e Barra de São Miguel, onde as águas são transparentes, repletas de peixes, encanta os visitantes. Para quem pratica o surf, a Praia do Francês e Barra de São Miguel, Jatiúca e Pajuçara são ideais.

            Distante 135km de Maceió, encontramos a cidade de Piaçabuçu, onde a Mata Atlântica, as dunas, os coqueirais, a desova das tartarugas e os vôos das aves migratórias chamam a atenção e definem a beleza do cartão postal naquele lugar.

            Em Piaçabuçu, o Rio São Francisco, Srª Presidente, oferece um espetáculo inigualável da natureza. Lá o turista tem a oportunidade de observar o ponto de encontro das águas com o mar. Finalmente, para completar o passeio nessa região paradisíaca, não se deve deixar de caminhar nas areias finas das dunas douradas, especialmente entre os meses de maio e setembro, quando as chuvas formam lagoas e possibilitam um visual único ao visitante.

            Como podemos concluir, as praias de Alagoas já ganharam destaque em todo o Brasil e no exterior. Recentemente, o site ibero-americano Viajantes.com, em pesquisa realizada com 350 mil usuários, apurou que as praias alagoanas foram eleitas pelos entrevistados as mais bonitas do Nordeste. O trabalho selecionou sete. Em primeiro lugar ficou a Praia do Francês; em segundo lugar, a Praia do Gunga, uma ponta de areia branca repleta de coqueirais que avança para o mar e une as águas do Oceano Atlântico com as do Rio São Miguel.

            Eminentes colegas Senadoras e Senadores, pelo menos cinco destinos são imperdíveis no litoral alagoano. O primeiro, reconhecido no Brasil e em várias partes do mundo, é a Praia do Francês, localizada no litoral sul. Os outros são: Praia dos Morros, no litoral norte; Praia de Maragogi, também no litoral norte, segundo polo turístico do Estado; Praia do Gunga, localizada entre o mar e a Lagoa do Roteiro; e a Praia do Pontal do Peba, no litoral sul, onde o Rio São Francisco encontra o mar, no Município de Piaçabuçu.

            Com todo esse patrimônio natural, é importante dizer que, neste ano de 2013, a indústria do turismo estadual já está devidamente preparada para superar os ganhos registrados em 2012. Dessa maneira, Srª Presidente, Srs. Senadores, artesãos, taxistas, recepcionistas, garçons, bares, restaurantes, hoteis, pousadas, companhias aéreas e outros prestadores de serviços adicionais, certamente, terão o que comemorar no final deste ano.

            Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), a previsão para 2013 é que o fluxo de turistas chegue a 250 mil apenas entre o período de 15 de dezembro e 15 de janeiro. De acordo com a Associação, nos últimos 15 dias deste ano até a primeira quinzena de 2014, a taxa de ocupação dos hotéis deverá ser superior a 95% e, em vários estabelecimentos, chegar a 100%.

            Para o Governo do Estado, esforços estão sendo feitos para que a renda do turismo, este ano, chegue a 10% do PIB. Para isso, as autoridades governamentais, as companhias aéreas, os agentes e as empresas de turismo estão fazendo um trabalho conjunto para aumentar o número de vôos, nacionais e internacionais, os cruzeiros marítimos, treinar pessoal e melhorar a infraestrutura que serve diretamente ao turista.

            Maceió, Srª Presidente, reconhecida por ter uma das orlas mais bonitas do País, está entre as cinco cidades mais procuradas do Brasil, junto com Fortaleza, Rio de Janeiro, Natal e Salvador. Em levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas, Estados e Capacitação em Turismo (Ipeturis), em 31 cidades, em todos os Estados e no Distrito Federal, a Região Nordeste apareceu como a mais procurada por 64% dos entrevistados.

            Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como vimos no decorrer deste pronunciamento, o Governo do Estado tem procurado investir para melhorar a infraestrutura que atende ao turismo com ações eficazes nas áreas de saneamento, abastecimento de água, acesso viário, energia e segurança, preservação do meio ambiente e qualificação dos produtos e serviços. A título de exemplo, a entrega da duplicação da AL-101 Sul, entre a capital e a Barra de São Miguel, há muito reivindicada, é a realização de um grande sonho de progresso e desenvolvimento. Por fim, temos a obra da Alça da Flamenguinha, que reduzirá a distância do aeroporto de Maceió a Maragogi, no litoral norte, e a duplicação da Rodovia AL-220, no trecho que liga os Municípios de Barra de São Miguel e São Miguel dos Campos. Os recursos, da ordem de R$33 milhões, fazem parte do convênio firmado com o Ministério do Turismo.

            Sra Presidenta, peço paciência a V. Exa porque são da maior importância essas manifestações para que o Brasil conheça melhor Alagoas, não apenas as manchetes negativas. Alagoas tem muita coisa bonita para que as pessoas que não conhecem possam desejar conhecê-la.

            Ao finalizar este pronunciamento, não poderia deixar de reconhecer que o Governo do Estado tem colocado o turismo como um dos eixos mais importantes de sua atuação pública. Inegavelmente, esse apoio tem contribuído para alavancar o seu desenvolvimento e para transformá-lo em uma das peças mais dinâmicas da economia do Estado de Alagoas. Por isso, Sra Presidenta, Srs. e Sras Senadoras, eu gostaria de aqui fazer um chamamento à população do meu País para conhecer aquele pedaço abençoado de terra do Nordeste, para saber na verdade o que é que Alagoas produz. Alagoas não produz apenas a má notícia. Alagoas produz aquilo que de melhor tem para oferecer ao Brasil e ao mundo.

            Muito obrigado, minha querida Senadora do meu querido Estado do Rio Grande do Sul, pela benevolência de V. Exa ao proporcionar a este Senador fazer com que os brasileiros dos mais distantes rincões deste terrão maravilhoso possam conhecer as maravilhas do meu querido Estado de Alagoas.

            Muito obrigado, Presidenta.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/03/2013 - Página 7749