Pela Liderança durante a 26ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do comparecimento de S. Exª à inauguração de agência do INSS em Alto Alegre, Roraima; e outros assuntos.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL. ORÇAMENTO. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO, FEMINISMO.:
  • Registro do comparecimento de S. Exª à inauguração de agência do INSS em Alto Alegre, Roraima; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 13/03/2013 - Página 9310
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL. ORÇAMENTO. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO, FEMINISMO.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, INAUGURAÇÃO, AGENCIA, MODELO, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), LOCAL, MUNICIPIO, ALTO ALEGRE (RR), ESTADO DE RONDONIA (RO), ELOGIO, ATUAÇÃO, GARIBALDI ALVES FILHO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL (MPAS), MOTIVO, REALIZAÇÃO, PROVIDENCIA, OBJETIVO, MELHORIA, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO, RELAÇÃO, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, PREVIDENCIA SOCIAL, AMBITO NACIONAL.
  • SOLICITAÇÃO, APOIO, SENADOR, OBJETIVO, REALIZAÇÃO, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI, REFERENCIA, LEI ORÇAMENTARIA ANUAL (LOA).
  • ANUNCIO, COMPARECIMENTO, ORADOR, CERIMONIA, RELAÇÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REALIZAÇÃO, LANÇAMENTO, PROGRAMA DE GOVERNO, OBJETIVO, COMBATE, VIOLENCIA, VITIMA, MULHER.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para fazer dois registros rápidos, mas de extrema justiça.

            O primeiro deles é registrar que estive, neste final de semana e na segunda-feira, em Roraima, com a presença lá no nosso Estado, na segunda-feira, do Ministro Garibaldi Alves, Ministro da Previdência Social. Tivemos a oportunidade, junto com o Ministro Garibaldi Alves, de inaugurar uma agência modelo do INSS para atender a população de Alto Alegre e também do Município de Mucajaí, pleito que nós tínhamos feito ao Ministro Garibaldi, que tinha iniciado o procedimento ainda na administração do Prefeito Viru, lá em Alto Alegre, e agora foi inaugurado com o novo prefeito, com o Prefeito Teca, nosso companheiro e parceiro de trabalho, que recebe assim a população com a condição de atendimento, Presidente Paim, de não precisar mais se deslocar do interior para ser atendido na capital, Boa Vista.

            O Ministro Garibaldi está fazendo um grande trabalho. O Ministro Garibaldi está andando o Brasil todo. Ele esteve em Alagoas, na semana passada, e esteve em Roraima, na segunda-feira. E, lá na inauguração da agência de Alto Alegre, eu fiz um pleito prontamente atendido pelo Ministro, que é a construção de mais uma agência na cidade de Boa Vista, na Zona Oeste, portanto, atendendo a população dos bairros mais da periferia; a construção de uma agência própria nos mesmos padrões modernos no Município de Rorainópolis, outro no Município de São Luís do Anauá, para atender os três Municípios, Caroebe, São João da Baliza e São Luís, que estão na BR-210; e outro no Município de Pacaraima, fronteira com a Venezuela, para atender a região norte de Roraima. E o Ministro Garibaldi e o Presidente do INSS, Dr. Lindolfo, prontamente anunciaram, inclusive, o atendimento do nosso pleito, o que faz com que nós tenhamos assim uma malha completa de atendimento e cobertura do INSS lá no Estado de Roraima, no nosso querido Estado.

            Então, eu quero aqui, nessa primeira parte da minha fala, registrar a importância da ação do Ministro Garibaldi, que honra o PMDB, que honra o nosso mandato e o nosso Partido, ocupando o Ministério da Previdência, e dizer que o Ministro Garibaldi não é um ministro de gabinete, é um ministro que está nas ruas, nas vilas, nas cidades pequenas, olhando e, como ele mesmo disse, auscultando a população para saber como é o atendimento.

            O Senador Paim sabe que, no passado, as filas do INSS eram algo tenebroso, manchavam o serviço público brasileiro. E, do Governo Lula para cá - do qual eu tive, inclusive, a honra de ser Ministro da Previdência -, nós tivemos condição de evoluir e, sem dúvida nenhuma, hoje, o atendimento que a Previdência presta à população brasileira é um atendimento de muito mais respeito e de muito mais qualidade. É claro que, quanto mais melhorar, melhor; mas, sem dúvida nenhuma, é outro o padrão de atendimento que nós temos.

            O segundo registro que eu gostaria de fazer é que, hoje, às 19 horas, nós estaremos concluindo a votação do Orçamento e eu queria conclamar todas as Senadoras e Senadores para, às 19 horas, nós estarmos no plenário da Câmara dos Deputados, porque a votação no Senado, que é a que resta para aprovar o Orçamento, será uma votação nominal. Então, nós precisaremos ter a presença de 41 Senadoras e Senadores votando o Orçamento e encerrando, assim, esse estágio de discussão e aprovação do Orçamento, para que ele, Senador Paim, possa, efetivamente, ser um instrumento de investimento público, de geração de emprego, de geração de renda e de melhoria da qualidade da atenção à população.

            Nós temos um Orçamento tecnicamente bem construído. Quero, inclusive, registrar o trabalho do Presidente da Comissão de Orçamento, o Deputado Paulo Pimenta, que fez um grande trabalho, assim como o Deputado Cláudio Puty, que é o Líder do Governo na Comissão de Orçamento.

            Da minha parte, como relator, nós procuramos ampliar os investimentos, melhorar a atuação na saúde, na educação, nos investimentos, na geração de emprego, e é uma peça orçamentária que vai dar condições de o Governo investir ainda mais.

            Por fim, eu gostaria só de dizer que nós estaremos, Senadora Vanessa, amanhã, no lançamento do programa contra a violência contra a mulher, lançado pela Presidenta Dilma, porque, efetivamente, esta tem de ser uma tarefa e uma luta de todos nós brasileiros: a conscientização, o combate efetivo à violência que tem machucado e ceifado vidas de mulheres indefesas, por conta de diversas razões.

            Então, nós estaremos lá, apoiando o lançamento, os programas que serão lançados, e estamos aqui vigilantes, Senador Paulo Paim, assim como V. Exª, que presidiu tão bem a Comissão de Direitos Humanos desta Casa. Nós estaremos, permanentemente, votando instrumentos legislativos que possam fazer com que a mulher tenha igualdade e possa ser protegida desse processo de violência.

            Era esse o registro que eu gostaria de fazer.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/03/2013 - Página 9310