Comunicação inadiável durante a 27ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pela construção de campus da Universidade Federal do Ceará no município de Crateús.

Autor
Inácio Arruda (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO, ENSINO SUPERIOR.:
  • Satisfação pela construção de campus da Universidade Federal do Ceará no município de Crateús.
Publicação
Publicação no DSF de 14/03/2013 - Página 9607
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO, ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • ANUNCIO, CONSTRUÇÃO, CAMPUS UNIVERSITARIO, UNIVERSIDADE FEDERAL, ESTADO DO CEARA (CE), LOCAL, MUNICIPIO, CRATEUS (CE).

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, considerando que a intervenção do Senador Cícero Lucena foi extemporânea, quer dizer, após V. Exª anunciar os dez minutos, eu espero que passe a valer para os próximos.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu quero fazer aqui, nesta comunicação, uma saudação especial à população de Crateús e dos Municípios vizinhos, que estão ali naqueles sertões de Crateús, que nós visitamos há poucos dias, tão castigados pela estiagem, mas que recebem, exatamente agora, neste instante em que estamos falando aqui na tribuna do Senado, o Reitor da Universidade Federal do Ceará, para dar a ordem de serviço do campus da Universidade Federal do Ceará.

            É um campus avançado da nossa Universidade Federal, no Município de Crateús, que está situado em uma das regiões mais pobres do meu Estado, o Ceará. É uma população, só em Crateús, de quase 80 mil habitantes, vivendo sob condições inóspitas, mas que vai, aos poucos, se transformando em um grande polo de educação superior, pois ali já está presente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, a Universidade Estadual do Ceará, e, agora, com a presença do Reitor Jesualdo Farias, nós vamos começar a construir um novo campus da Universidade - e isso tem um significado muito importante.

            Ao longo de nossa história - história de nosso País -, apesar dos esforços de educadores e de entidades democráticas e populares, a educação era um privilégio. Somente na gestão do Presidente Lula, que esteve lá na cidade de Crateús, entre 2003 e 2010, o Governo Federal passou a considerar a educação como instrumento para a promoção da cidadania para reduzir desigualdades e consolidar o desenvolvimento social e econômico.

            O Governo Dilma tem dado continuidade a esse processo e avançado. O campus de Crateús oferecerá curso de Engenharia de Minas - é o primeiro naquela região -, que formará especialistas que fazem estudos e pesquisas sobre reservas minerais e combustíveis fósseis; Engenharia Civil; Engenharia Ambiental; Sistema de Informação e Ciência da Computação. Serão esses cinco cursos, para começar, que totalizarão 1.470 matrículas quando de sua plena implantação.

            Teremos na região, a serviço da universidade federal, 82 docentes e 98 técnicos, além de um conjunto de profissionais contratados para uma gama de serviços que irão incrementar a oferta de empregos no Município. E emprego de qualidade. São professores universitários com mestrados, com doutorado, que irão se deslocar para aquela região se somar aos que estão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, e na Universidade Estadual do Ceará. Isso tem muito impacto na região. Isso vai canalizar investimentos. E só esse investimento alcança o valor de R$31,220 milhões, dos quais quase R$4 milhões destinados à assistência estudantil.

Não é difícil compreender a importância da educação para o desenvolvimento intelectual dos indivíduos, de suas potencialidades produtivas e artísticas, sobretudo a consciência social. Ela é também crucial para o desenvolvimento econômico, social e político das sociedades, do ponto de vista da economia, da transformação progressiva da ciência em face de sua força produtiva direta, pois dela depende o avanço da produtividade do trabalho,...

(Soa a campainha.)

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE) - ... a competitividade relativa da economia e a inserção da Nação na Divisão Internacional do Trabalho.

            A educação também deve contribuir para o desenvolvimento da consciência política do nosso povo e, em particular, da nossa classe trabalhadora. O Brasil precisa de cidadãs e cidadãos preparados científica e tecnologicamente e com uma visão de mundo democrática, participativa, que inclua a vasta cultura e expressões artísticas.

            O Brasil tem média nacional de dez estudantes cursando o terceiro grau, em instituições federais, para cada 10 mil pessoas, mas, no Ceará, por exemplo, temos apenas 5,7 alunos por 10 mil. A expansão da rede de ensino é o degrau que precisamos para um salto econômico, com trabalhadores e trabalhadoras qualificados e valorizados.

(Interrupção do som.)

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE) - O passaporte para o futuro é investir em educação, investir em ciência, em tecnologia. Trata-se de um desafio para toda a sociedade brasileira. Desafio que o Reitor Jesualdo e o Prefeito Carlos Felipe enfrentam com brilhantismo. Carlos Felipe, que desenvolveu todo um esforço para garantir, Sr. Presidente, que o terreno fosse disponibilizado, que a infraestrutura fosse desenvolvida, para receber esse campus da Universidade Federal do Ceará.

            Hoje, recebemos aqui os governadores...

            Vou concluir, Sr. Presidente. Dê-me mais um minuto, que não vai chegar aos dez, mas ficará na média do Cícero Lucena, porque ele tem muito que falar da Paraíba, evidentemente, aqui, para todos nós.

            O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco/PT - AC) - V. Exª será atendido, nos termos regimentais, caro orador.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE) - Então, os governadores pediam, ao tratar de FPE, de ICMS, de um ajuste na distribuição dos recursos federais, possibilidades, meios para elevar a qualidade de vida do povo nas suas regiões.

            E é preciso que haja, sim, essa nova redistribuição, essa nova pactuação entre o Governo Federal e os Estados e Municípios, mas, sobretudo, é preciso a atenção do Governo Federal com o ensino superior. E essa é uma resposta que a nossa Presidente Dilma está oferecendo a Crateús, lá nos sertões, no Semiárido.

            A Universidade Federal do Ceará trará muitos benefícios à população da região e acarretará melhoras também no ensino local de nível infantil, fundamental e médio.

            Eu quero dar os meus parabéns ao Prefeito Carlos Felipe, uma das maiores lideranças da região, dos sertões de Crateús;...

(Soa a campainha.)

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE) - ... à nossa Presidenta Dilma Rousseff, pela firmeza em destinar para os sertões do Semiárido mais uma universidade; e ao nosso Reitor, Prof. Jesualdo Farias, por esse grande empreendimento. O salto na região, daqui a 10 ou 15 anos, vai ser extraordinário e, com certeza, vai repercutir nesta Casa e no Congresso Nacional.

            Parabéns, crateuense! É uma grande conquista para o povo da região e para o Ceará!

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/03/2013 - Página 9607