Discurso durante a 27ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à memória do Senador Lourival Baptista, falecido recentemente.

Autor
Eduardo Amorim (PSC - Partido Social Cristão/SE)
Nome completo: Eduardo Alves do Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à memória do Senador Lourival Baptista, falecido recentemente.
Publicação
Publicação no DSF de 14/03/2013 - Página 9744
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MEDICO, EX SENADOR, ESTADO DE SERGIPE (SE), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco/PSC - SE. Sem apanhamento taquigráfico.) -Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ouvintes da Rádio Senado, espectadores da TV Senado, todos que nos acompanham pelas redes sociais,

            Sexta-feira da semana passada, dia 8 de março, perdemos um ser humano brilhante, um médico humanista e um dos políticos mais importantes da história recente de Sergipe. Refiro-me a Lourival Baptista, baiano, que chegou ao nosso Estado em 1943, para atuar como médico da indústria têxtil da família Franco, em São Cristóvão. Ali, apaixonou-se por sua esposa D. Hildete Falcão Baptista e pelo estado de Sergipe.

            Foi em São Cristóvão que Lourival iniciou seu exercício profissional e também começou sua longa e bem sucedida carreira política.

            Lourival Baptista foi um político conhecido por sua admirável sagacidade e inteligência e é considerado por todo povo sergipano como um homem público sério, competente, honesto e empreendedor. Foi Secretário de Educação de Sergipe, deputado estadual, prefeito de São Cristóvão - 4a cidade mais antiga do País -deputado federal, por duas legislaturas, governador de Sergipe e senador da República por três legislaturas consecutivas, entre os anos de 1971 e 1995.

            Durante seu governo, foi-lhe atribuído o título de "O Realizador". Fiel a seu propósito de promover o desenvolvimento do Estado, nomeou um secretariado de alta qualificação técnica, que viabilizou a realização de obras marcantes para Sergipe, como a construção do Estádio Lourival Baptista - o Batistão e dos Estádios Presidente Mediei, em Itabaiana - minha cidade; e o Paulo Barreto de Menezes, em Lagarto, construiu também o Edifício Estado de Sergipe - sede do Banco do Estado de Sergipe, BANESE; além de importantes e necessárias obras de infraestrutura.

            Mas as realizações do seu governo não param por aí. Lourival Baptista implantou o primeiro Distrito Industriai de Sergipe e iniciou a reforma agrária, com desapropriações rigorosamente pagas pelo Poder Público, ou utilizando terras do Estado. Foi um dos pioneiros na luta pela implantação da Hidrelétrica de Xingo, quando esta ainda era um sonho distante. Apoiou a criação do Instituto Lourival Fontes, entidade que atendia a jovens carentes e, por muito tempo, dirigida por sua esposa D, Hildete Falcão Baptista.

            Como parlamentar atuante no cenário nacional, não defendeu apenas os interesses de Sergipe, mas todas as questões de interesse nacional. É de sua autoria o antigo Projeto que virou Resolução e que proíbe qualquer um de fumar no Plenário do Senado Federal, bem como outras medidas que inibe o hábito de fumar em locais públicos e por isso, destacou-se na luta pelo combate ao fumo e às conseqüências nefastas do tabagismo para a saúde pública. Aqui, nesta Casa, editou por maio da gráfica do Senado, 21 publicações dos mais variados temas, o que demonstra sua grande capacidade de trabalho e preocupação com o desenvolvimento do Brasil, do Nordeste e do nosso amado Sergipe.

            Ao longo de sua vida pública, Lourival Baptista foi agraciado com incontáveis homenagens. Apenas em Sergipe, recebeu o título de Cidadão Honorário em mais de 50 municípios e de Benemérito em cerca de 200 instituições, doutor 'Honoris Causa' da Universidade Federal de Sergipe; Grande Oficial da Ordem do Mérito Serigy. Seu reconhecimento, no âmbito das instituições Federais também é muito amplo das quais, recebeu inúmeras medalhas e condecorações.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, doutor Lourival Baptista, foi realmente um homem ímpar, que marcou sua trajetória em Sergipe e no Brasil, como um político desenvolvimentista, à frente do seu tempo, que deixa um indiscutível legado para a nossa geração e para as futuras. Quem o conhecia de perto sabe que ele foi um notável administrador do erário público, não fez fortuna em função dos cargos que exerceu e do poder político que teve durante sua vida.

            Perde o Brasil um de seus grandes políticos. Lourival Baptista foi um batalhador, herói da luta pela democracia, figura humana inconfundível, Tinha um lema admirável "Fazer o Bem sem Olhar a Quem". Ele amou o Brasil, o Nordeste e principalmente nosso Sergipe.

            E para nós sergipanos será sempre uma referência e uma saudade permanente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/03/2013 - Página 9744