Pela ordem durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro dos problemas que enfrenta o Estado do Paraná em decorrência das fortes chuvas.

Autor
Sergio Souza (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PR)
Nome completo: Sergio de Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Registro dos problemas que enfrenta o Estado do Paraná em decorrência das fortes chuvas.
Publicação
Publicação no DSF de 15/03/2013 - Página 10203
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • REGISTRO, GRAVIDADE, PROBLEMA, SITUAÇÃO, REGIÃO, ESTADO DO PARANA (PR), MOTIVO, CHUVA, INUNDAÇÃO, DESTRUIÇÃO, HABITAÇÃO.

            O SR. SÉRGIO SOUZA (Bloco/PMDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, é com grande tristeza que tenho a obrigação de registrar, como representante do Estado do Paraná, a dramática situação que enfrentam algumas regiões do meu Estado neste exato momento, em decorrência das chuvas que o assolam há dias. Para se ter ideia, as Cataratas do Iguaçu, um ponto turístico mundial, aumentaram a sua vazão natural em quatro vezes.

            Srª Presidente, regiões do interior do Estado registram, neste momento, deslizamentos, alagamentos, quedas de árvores. Por exemplo, na cidade de Nova Cantu, da Prefeita Elsa, 300 pessoas já foram afetadas diretamente. Em Goioerê, do Prefeito Beto Costa, a 130 quilômetros da capital do Estado do Paraná, várias casas foram derrubadas e outras foram destelhadas. Em Londrina, uma importante cidade do meu Estado, do Prefeito Alexandre Kireeff, várias ruas e casas foram danificadas. Em Icaraima, Ventania, Inácio Martins, Mato Rico, são dezenas de casas e centenas de famílias diretamente atingidas.

            Ao passo que hipoteco, Srª Presidente, a minha irrestrita solidariedade aos prefeitos e à população das cidades atingidas e me coloco à inteira disposição para ajudar no enfrentamento dessa situação e encaminhar, junto aos governos competentes, uma solução para amenizar o sofrimento da população.

            Peço, por fim, Srª Presidente, para que conste em ata, na forma do Regimento Interno, o inteiro teor desta anotação.

            Muito obrigado.

 

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR SÉRGIO SOUZA

            O SR. SÉRGIO SOUZA (Bloco/ PMDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, com grande tristeza tenho a obrigação de registrar a dramática situação que enfrentam algumas regiões do meu Paraná em decorrência das chuvas que assolam o Estado há dias.

            Para ilustrar a intensidade da chuva, a vazão das Cataratas do Iguaçu, no oeste do paranaense, chegou a 6 milhões de litros por segundo durante a madrugada desta quinta-feira, o que representa 4 vezes a vazão normal, que é de 1,5 milhão de litros por segundo.

            As chuvas que atingiram a região de Foz do Iguaçu nos últimos 7 dias já somam um acumulado de 160 milímetros de água, quando o índice normal para o período é de 60 milímetros.

            Até esta quinta-feira o Paraná é o estado com maior acúmulo de chuvas em todo o país.

            Ontem, a chuva forte que atingiu Curitiba entre as 3h e 7h representou 30% do esperado para todo o mês de março.

            Nas regiões do interior do estado houve registros de deslizamentos, alagamentos, quedas de árvores e até mesmo alguns destelhamentos em virtude dos ventos fortes.

            Segundo a Defesa Civil, a situação mais crítica foi em Nova Cantu, da prefeita Elza Rodrigues de Oliveira, onde 300 pessoas foram afetadas.

            Em Goioerê, do prefeito Beto Costa, os ventos fortes chegaram a 130 km/h. Várias casas foram derrubadas e outras ficaram destelhadas. Em Londrina, do prefeito Alexandre Kireeff, várias ruas e casas ficaram alagadas.

            Em Icaraíma, do prefeito Paulo de Queiroz; em Inácio Martins e em Ventania, do prefeito Ocimar, também choveu entre 30 e 40% do esperado para março.

            Em Mato Rico, do prefeito Marcel dos Santos, 20 casas, duas escolas e a delegacia ficaram inundados.

            E o pior é que as previsões apontam a possibilidade de mais chuvas e transtornos para o Estado nos próximos.

            Ao passo que hipoteco minha irrestrita solidariedade aos prefeitos e a população das cidades atingidas, me coloco a inteira disposição para ajudar no enfrentamento desta situação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/03/2013 - Página 10203