Pela ordem durante a 32ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com os transtornos causados pelas chuvas no Estado do Espírito Santo.

Autor
Ana Rita (PT - Partido dos Trabalhadores/ES)
Nome completo: Ana Rita Esgario
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Preocupação com os transtornos causados pelas chuvas no Estado do Espírito Santo.
Publicação
Publicação no DSF de 20/03/2013 - Página 11346
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • REGISTRO, SITUAÇÃO, CALAMIDADE PUBLICA, MUNICIPIO, VILA VELHA (ES), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), MOTIVO, AUMENTO, CHUVA, FATO, POPULAÇÃO, RETIRADA, DOMICILIO, NECESSIDADE, ATUAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, GOVERNO MUNICIPAL, REGIÃO.

            A SRª ANA RITA (Bloco/PT - ES. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Eu gostaria, Sr. Presidente, de fazer, neste momento, um registro a respeito do meu Estado, o Espírito Santo.

            Desde ontem à noite cai uma chuva torrencial no Estado, em particular nos Municípios da região da grande Vitória, chuvas essas que têm deixado já várias famílias desalojadas, famílias que estão tendo que ser retiradas de suas casas, em função das inundações.

            E no Município de Vila Velha, que é o Município onde eu moro, vários bairros também já se encontram bastante alagados desde hoje à noite, dificultando as pessoas a saírem de casa e irem para o trabalho. Em particular o bairro de Cobilândia, que é o bairro onde eu moro, uma região altamente problemática em períodos de chuva, cortada por diversos canais que transbordam quando chove muito, que sofre influência inclusive da maré. Então, várias famílias estão impossibilitadas de se locomoverem, pessoas que não puderam hoje sair para ter acesso ao trabalho.

            Quero aqui, Sr. Presidente, fazer esse registro, mas também dizer que é com muita tristeza que o faço porque não é a primeira vez que eu falo sobre isso, quando chove no Estado do Espírito Santo. Lamentavelmente, Sr. Presidente, desde que cheguei aqui, em 2011, eu tenho me empenhado, junto ao nosso Governo, no sentido de buscar recursos para que sejam aplicados naquela cidade, na cidade de Vila Velha, em especial na região da Grande Cobilândia, para que possamos reverter quadros como esse.

            Em 2011, nós conseguimos R$5 milhões de recursos do PAC, liberados pela nossa Ministra Miriam Belchior, recursos esses que devem ser destinados para a elaboração de planos e projetos para atender a toda aquela região. Já conseguimos também mais de R$300 milhões para a execução das obras que são necessárias.

            Ao dizer isso, Sr. Presidente, parece que estou sendo repetitiva, porque já falei sobre o assunto outras vezes, mas o que nos deixa tristes é que as coisas são muito lentas para acontecer.

            E eu quero aproveitar a oportunidade para fazer um apelo ao nosso Governo estadual e ao nosso Governo municipal para que se empenhem, o mais rápido possível, e façam as licitações necessárias para que esses planos e projetos sejam contratados o mais rápido possível e tenhamos condições, inclusive, de contratar as obras necessárias. Não dá para conviver com uma realidade como essa. Se eu não tivesse viajado ontem para cá, possivelmente, hoje eu não teria condições de sair da minha casa, ir para o aeroporto, pegar um avião e chegar até aqui. Então, situações como essas precisam ser, de fato, resolvidas.

            E quero, para finalizar, manifestar a minha solidariedade às famílias que são vítimas, em particular, também do Estado do Rio de Janeiro, pois sabemos que houve vítimas fatais, o que nos deixa muito tristes nesse período de chuvas. A chuva é saudável, mas, infelizmente, quando ela acontece de forma muito acelerada, em determinados locais, traz grandes prejuízos e tira a vida de muitas pessoas.

            Era isso, Sr. Presidente.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/03/2013 - Página 11346