Pela Liderança durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque à importância da água doce para o homem, em referência ao transcurso, em 22 do corrente, do Dia Mundial da Água.

Autor
Paulo Davim (PV - Partido Verde/RN)
Nome completo: Paulo Roberto Davim
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Destaque à importância da água doce para o homem, em referência ao transcurso, em 22 do corrente, do Dia Mundial da Água.
Publicação
Publicação no DSF de 21/03/2013 - Página 11532
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, AGUA, COMENTARIO, IMPORTANCIA, MANEJO ECOLOGICO, RECURSOS HIDRICOS, BRASIL.

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, nesta sexta-feira, dia 22, celebramos o Dia Mundial da Água, que foi instituído pela ONU -- Organização das Nações Unidas, em 1992. E este ano de 2013 foi escolhido para ser o Ano Internacional da Cooperação da Água. É importante refletirmos nesta data sobre a extrema importância dos manacias de água doce do planeta, nosso bem mais precioso e, entretanto, perecível e fadado à escassez.

            Também teremos de dispensar igual atenção e preocupação para as necessidades do manejo sustentável desses recursos hídricos no Brasil e no mundo.

            Podemos até não perceber, mas a água é tratada como um bem de consumo. E que sai muito caro. Principalmente para quem não tem em abundância. Há uma expectativa de que daqui a aproximadamente 20 anos o mundo tenha nove bilhões de pessoas, isso poderá significar um aumento de até 30% no consumo de água, o que, para algumas áreas e dependendo dos recursos hídricos, pode ser uma situação insustentável. Até o ano de 2025, se não forem tomadas medidas preventivas drásticas, sobretudo no que diz respeito às mudanças no padrão de consumo de água, dois terços, ou seja, mais da metade da população global, poderá sofrer com a escassez de água doce.

            Eu já falei outras vezes nesta tribuna que nosso País vive uma situação privilegiada, se compararmos com outros países, no que diz respeito à riqueza de água doce dos nossos mananciais, sejam subterrâneos ou de superfície. Mas nem por isso essas reservas são distribuídas de forma igualitária em toda a nossa área territorial. Basta lembrar o eterno problema da seca da nossa Região Nordeste, que dizima animais, mata nossas plantações e seca a esperança do povo nordestino.

            A Agência Nacional de Águas, inclusive, divulgou estudo no qual indica que, de um total de 29 aglomerados urbanos no País, 16 já precisam buscar novos mananciais para garantir o abastecimento de água até 2015. Como se não bastasse o problema da distribuição equânime de água, o consumo humano exige uma água tratada, potável, e a qualidade de nossas águas está cada vez mais comprometida pelos esgotos e por toda sorte de outros detritos industriais e químicos que são jogados nos nossos mananciais superficiais, responsáveis pelo abastecimento de 73% dos Municípios brasileiros, além dos aquíferos subterrâneos que sofrem com a contaminação e, dentre outros motivos, a falta de saneamento básico.

            Nunca é demais lembrar que a água não serve apenas para matar a sede ou contribuir para a higiene das pessoas e limpeza dos lugares. A água também está intimamente ligada à questão da segurança alimentar. A atividade agrícola é uma das maiores usuárias deste recurso natural e responde com cerca de 70% de todo o consumo de água mundial.

            De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação -- FAO, para produzir alimentos para uma única pessoa é necessário um total de 2,5 mil litros de água.

(Soa a campainha.)

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN) - Portanto, Srª Presidente, o tema deste ano atenta, sobretudo, para a conscientização de que é necessária a cooperação quando e trata da distribuição democrática e humanitária da água, numa perspectiva de que esse bem tão precioso, além de prover a vida de um modo geral, no Planeta Terra, também é agente determinante para uma cultura de paz entre os povos.

            A cooperação nesse sentido significa tornar acessível a água para todos e, com isso, contribuir para a diminuição da pobreza, para a criação de benefícios econômicos, para a preservação de espécies da fauna e flora e, com isso, tentar diminuir os danos do aquecimento global.

            O que as organizações internacionais e nacionais defendem e com o que nós, do Partido Verde, fazemos coro, neste momento, é que o Dia Mundial da Água…

(Interrupção do som.)

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN) - … seja um assunto que englobe todas as pessoas e, portanto, exige esforços e posturas sustentáveis, sejam elas globais ou individuais. Mulheres, homens, jovens, crianças, idosos, governo, instituições não governamentais, iniciativa privada, enfim, tudo e todos devemos nos lembrar de que, não só no dia 22 de março, não só agora em 2013, não só no ano que vem, mas durante toda nossa vida e a vida dos nossos descendentes, que a água é, volto a insistir, o bem mais precioso e determinante para a manutenção da vida no Planeta.

            Portanto, faço aqui esta reflexão alusiva ao dia 22 de março, o Dia Mundial da Água, que acontecerá na próxima sexta-feira.

            Era só, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/03/2013 - Página 11532