Discurso durante a 34ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação de informações ao Ministro das Relações Exteriores sobre a situação dos torcedores brasileiros presos na Bolívia.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE. POLITICA SOCIAL.:
  • Solicitação de informações ao Ministro das Relações Exteriores sobre a situação dos torcedores brasileiros presos na Bolívia.
Publicação
Publicação no DSF de 22/03/2013 - Página 11883
Assunto
Outros > ESPORTE. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, EVENTO, DEFESA, RENDA MINIMA, CIDADANIA.
  • REGISTRO, SOLICITAÇÃO, INFORMAÇÃO, ITAMARATI (MRE), SITUAÇÃO, TORCEDOR, ORIGEM, BRASIL, PRESO, LOCAL, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, IMPORTANCIA, ORGANIZAÇÃO, ESTADIO, COMBATE, VIOLENCIA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Presidente, Senador Jorge Viana.

            Primeiro, quero dizer uma palavra ao Senador Alvaro Dias, que teve uma impressão daquilo que falou hoje o nosso Ministro Guido Mantega. Quero falar da boa impressão que tive relacionada à evolução de dados muito positivos que a economia brasileira vem apresentando, apesar das dificuldades, daquilo que se passa na economia internacional, sobretudo a diminuição da dívida pública líquida, os bons resultados na taxa de desemprego, com os mais baixos índices desde que começou a ser medida no Brasil. Muitos fatores indicam que a economia brasileira tem uma evolução bastante positiva neste primeiro trimestre. Avalio que a coordenação de esforços por parte do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, com os demais ministérios, inclusive na realização de investimentos na área de infraestrutura e de todo o conjunto de políticas econômicas e sociais que podem nos garantir um futuro promissor para 2013/2014, influenciam no comportamento da economia brasileira.

            Quero, aqui, agradecer a visita do Prefeito de Santo Antônio do Pinhal, Clodomiro Correia de Toledo Júnior, acompanhado do Secretário Francisco Nóbrega, do Conselho Municipal da Renda Básica de Cidadania de Santo Antônio do Pinhal.

            Hoje, tivemos a oportunidade de ter uma audiência com a Ministra-Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Conversamos a respeito da emenda que encaminhei, que institui o programa da Renda Básica de Cidadania no Município de Santo Antônio do Pinhal, que, pioneiramente, aprovou lei nesse sentido. A Ministra Gleisi Hoffmann nos informou que terá um diálogo com a Ministra Tereza Campello e com a Ministra Miriam Belchior - do Desenvolvimento Social e do Planejamento, respectivamente - para, então, chegar a uma decisão relativamente a como poderão ser aproveitados os recursos dessa emenda.

            Ainda no sábado, aconteceu o festival em favor da Renda Básica de Cidadania, com a presença de inúmeros artistas que resolveram doar sua disposição de cantar ali, em que pese a chuva torrencial que caiu na maior parte do evento. Felizmente, há um ânimo muito forte da parte de tantos, inclusive em meio à população e às pessoas que se interessaram.

            Mais uma vez, agradeço aos Racionais MC’s, ao Supla e ao João Suplicy, do Brothers of Brazil, ao Branco e seu conjunto Vento Forte, ao Chambinho do Acordeon, ao Chico César, ao Asdrúbal Serrano e ao Grupo Jovem de Teatro de Caconde, que lá se apresentaram, pela forma tão generosa, e a todos aqueles que se empenharam para que ocorresse - em que pese a chuva - da melhor forma possível. Inclusive, o evento alcançou uma repercussão positiva em toda a região, conforme podemos examinar pelo que saiu nos meios de comunicação.

            Mas, caro Presidente Jorge Viana, quero aqui registrar um apelo que me chegou, da Srª Paula Cristina da Silva, que me encaminhou a seguinte carta, no dia 13 de março, a respeito dos corintianos presos na Bolívia:

Boa noite Sr. Senador Eduardo Suplicy,

Estou encaminhando em anexo a foto do Danilo Silva de Oliveira, juntamente com a reportagem vinculada no Fantástico, no domingo dia 10/03/2013, referente à morte do garoto Kevin (o video deve ter sido retirado pois fazer parte das investigações). O Danilo é um dos 12 corinthianos presos na Bolívia. Esta foto mostra que ele estava tocando um instrumento de percussão no momento que ocorreu a fatalidade com o garoto Kevin. Peço mais uma vez ajuda de nossa Presidenta Excelentíssima Dilma Roussef e dos advogados que estão os representado neste caso; porque nós familiares sabemos que os mesmos já encontra-se debilitados e fragilizados psicologicamente, pois tiveram suas imagens denegridas, repercutindo tal fato mundialmente. Acreditamos na inocência de nosso familiar, conforme a confissão do adolescente que assumiu sua autoria, como também pela vinculação de outros indícios na mídia brasileira referente à sua culpabilidade. Quanto ao meu primo, é fácil localizá-lo no vídeo. Conseguimos ver claramente o Danilo tocando caixa. Ele esta de touca branca. Peço a justiça divina e aos Srs. que nos tragam de volta nosso ente querido: entendo de tratar-se da lei de outro país mas pagar por um crime que não tiveram participação de fato não é justo estamos desesperados, pois encontramo-nos de mãos atadas e apreensivos pois em audiência ontem sabemos que permanecerão presos Sr. Senador Eduardo Suplicy o meu primo [assim escreve a Srª Paula Cristina da Silva] já perdeu 12 kg, tem problemas respiratórios e com certeza já perdeu o seu emprego. O Danilo é um rapaz íntegro, ele possui curso superior, não se trata de um delinquente ele é uma pessoa de bem, lute por nossos brasileiros presos eles não mataram o Kevin. Eu sei que a dor da mãe dele é de um tamanho que não posso medir, mas a da injustiça também dói. Agradeço desde já pela atenção dos Srs. nos ajude por favor porque sua paixão pelo corinthians e dedicação a esta torcida só nos esta trazendo tristeza e dor e para mim já me parece mais um problema político. Agradeço desde já pela atenção.

Atenciosamente,

Paula Cristina da Silva.

 

            A Srª Paula Cristina da Silva mora na Vila Arriete, São Paulo.

            Em vista desse apelo, resolvi enviar o seguinte ofício ao Sr. Ministro Antonio de Aguiar Patriota, das Relações Exteriores:

Sr. Ministro,

Ao cumprimentá-lo cordialmente, encaminho-lhe cópia da mensagem eletrônica que me foi dirigida pela Srª Paula Cristina da Silva, onde solicita informações acerca da situação de seu primo Danilo Silva de Oliveira, torcedor do Sport Club Corinthians Paulista, preso na Bolívia por conta do incidente que resultou na morte do jovem Kevin Beltrán Espada durante a partida do time paulista com o San José.

Ressalta que por meio das imagens divulgadas na mídia, em especial na Rede Globo de Televisão, Danilo aparece tocando um instrumento de percussão durante o lançamento do projétil que acertou o menino Kevin.

Diante do teor da missiva anexa e das dificuldades sofridas por todos os torcedores do Corinthians que se encontram detidos na Bolívia, submeto o assunto à sua consideração para que sejam prestados esclarecimentos que subsidiem resposta à Srª Paula.

Desde já, agradeço pela atenção dispensada, oportunidade em que renovo votos de elevada consideração.

Senador Eduardo Matarazzo Suplicy

            Eu quero transmitir ao Ministro Antonio Patriota que solicite a atenção das autoridades bolivianas com respeito à situação descrita pela Srª Paula.

            Por outro lado, quero também manifestar minha preocupação com o comportamento de todas as torcidas, ainda mais diante do grande evento que teremos no Brasil: a Copa do Mundo.

            É muito importante que haja o comportamento mais civilizado possível nos estádios de futebol, por parte dos torcedores de todos os times. É importante que as rivalidades sejam formas de expressão que não envolvam, de maneira alguma, quaisquer atos de violência, como, infelizmente, esse foguete que acabou matando o menino Kevin, da Bolívia.

            Também expresso as minhas condolências aos bolivianos e à família do Kevin. É muito importante que todos os torcedores tenham atitudes que não sejam de ofensa ou agressão. Ainda outro dia, notei que estavam os comentaristas da CBN muito preocupados com a maneira como a torcida do Palmeiras havia deixado os muros do estádio do Palmeiras, cheio de formas ofensivas aos jogadores e até aos responsáveis pelo time. Eu acho que essa não é a forma mais adequada de torcermos por nossos times. Vamos lembrar que o esporte, em especial o futebol, pode ser um fenômeno agregador, um fenômeno que pode unir os povos e contribuir muito para a promoção da paz entre todos os países do mundo.

            Muito obrigado, Senador Jorge Viana, nosso Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/03/2013 - Página 11883