Pela ordem durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a visita de S. Exa. ao norte do estado do Espírito Santo.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Considerações sobre a visita de S. Exa. ao norte do estado do Espírito Santo.
Publicação
Publicação no DSF de 28/03/2013 - Página 13455
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, MUNICIPIOS, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), VOTO DE PESAR, REFERENCIA, MORTE, MÃE, POLITICO.

            O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PR - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Não é questão de ordem, Sr. Presidente; é pela ordem. Inclusive, foi ele que me cedeu este tempo, Sr. Presidente.

            Eu gostei muito que V. Exª me tenha feito lembrar uma figura chamada Mão Santa, que, da Presidência, abordava todos os seus assuntos e dava felicidade para quem estava do lado de cá, porque a gente também tem a felicidade de se manifestar. Isso é um ato democrático dos mais bonitos que eu já vi na minha vida.

            Eu gostaria de fazer um registro, Sr. Presidente: no final de semana próximo passado, eu estive no norte do meu Estado e no Município de Barra de São Francisco, na companhia de Moabe Souza, jovem líder a quem parabenizo por ter acabado de ganhar uma filhinha. Fui a Água Doce do Norte, onde fiquei na casa da minha amiga Vereadora Paula, do seu esposo, Isaac e dos seus filhos, que é uma líder política daquele Município, onde fui bem acolhido.

            Mas quero fazer um registro, a exemplo de V. Exª, para abraçar o meu amigo Paulo Márcio e o seu irmão Marcelo, que acabaram de perder a mãe. E perder mãe é o golpe mais duro que um ser humano pode sofrer na vida. Eu sei o que é isso, porque um dia Deus levou a minha mãe, D. Dadá, e esta dor sinto até hoje.

            Por isso, faço este registro e abraço o Marcelo e o Paulo Márcio. Fui até a localidade onde eles residem. Fiquei um tempo com a família, com a família do meu amigo Velho do Querubim, no mesmo lugar. Destaco que foi um momento de dor, mas também um momento em que eu pude abraçar aqueles amigos que são líderes, geradores de dignidade, porque geram trabalho e honra lá em Santo Agostinho. Envio um abraço a toda aquela população.

            Sr. Presidente, estive em Baixo Guandu - isto vai alegrar muito V. Exª e a Senadora Vanessa Grazziotin -, de onde o Prefeito é Neto Barros, do PCdoB. Eu tive a oportunidade e o privilégio de ir ao Município diversas vezes, para ajudar o Neto, jovem aguerrido e trabalhador, a se tornar Prefeito daquele Município, o qual tem um cigano Vereador: Lucas Cigano. Lucas Cigano e toda a ciganada que reside lá têm uma visão muito definida. Aliás, os ciganos do Brasil precisam muito de nós, pois a política de saúde e educação que não os alcançou no Brasil. E esse cigano, juntamente com sua família, tem feito essa movimentação. Elegeu-se Vereador. É uma figura pela qual eu tenho o maior carinho do mundo. Reside lá na cidade de Neto Barros, filho de Chico Barros. Neto Barros é um guerreiro do seu Partido, PCdoB, e com um futuro brilhante no Estado do Espírito Santo, onde a gente conhecia o Namy Chequer, o Almir Forte, de um partido pequeno, mas gente muito significativa, gente que conhece o Brasil e que tem uma página de serviços prestados ao País.

            Encerro dizendo que passei por Colatina. Quero abraçar os meus amigos de Colatina, em especial o Rubens, com a sua culinária, um dos mais respeitados lá daquele Município, a terra do nosso querido Paulo Foletto, do Da Vitória e do nosso amigo Marcelino Fraga, com quem tive a oportunidade de estar.

            Por isso, Sr. Presidente, eu registro, com muita alegria, essa minha passagem pelo norte do Estado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/03/2013 - Página 13455