Pronunciamento de Eduardo Suplicy em 26/03/2013
Comunicação inadiável durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Alegria pela suspensão de processo de reintegração de posse em Itaquera-SP; e outro assunto.
- Autor
- Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Comunicação inadiável
- Resumo por assunto
-
JUDICIARIO, DIVISÃO TERRITORIAL.
DIREITOS HUMANOS.:
- Alegria pela suspensão de processo de reintegração de posse em Itaquera-SP; e outro assunto.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/03/2013 - Página 12991
- Assunto
- Outros > JUDICIARIO, DIVISÃO TERRITORIAL. DIREITOS HUMANOS.
- Indexação
-
- REGISTRO, DECISÃO JUDICIAL, TRIBUNAL DE JUSTIÇA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), RELAÇÃO, SUSPENSÃO, PROCESSO, REINTEGRAÇÃO DE POSSE, AREA, LOCAL, CIDADE, SÃO PAULO (SP).
- COMENTARIO, ATUAÇÃO, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, SENADO, RELAÇÃO, VISITA, TORCEDOR, ORIGEM, BRASIL, PRESO, LOCAL, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, REFERENCIA, NECESSIDADE, CONCESSÃO, LIBERDADE, CIDADÃO.
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Roberto Requião, eu acabo de receber aqui um telefonema do Dr. Rodrigo Capez, assessor do Presidente do Tribunal de Justiça, Ivan Sartori, que me informa que o processo de reintegração de posse que iria se dar hoje, logo cedo, na área de Itaquera, na Avenida Guelfi, acabou sendo suspenso.
Eu quero aqui cumprimentar... Senador Aloysio Nunes, obtive a informação de que o Prefeito Fernando Haddad conversou com o Governador Geraldo Alckmin, e o próprio Secretário Fernando Grella Vieira estava bastante preocupado com aquela situação.
Eu encaminhei ao Presidente Ivan Sartori uma solicitação para que pudesse ser evitado outro episódio como aquele do Pinheirinho, sobre o qual nós dois conversamos tanto no ano passado. E, felizmente, foi suspensa a ordem, uma vez que o Prefeito Fernando Haddad informou ao Governador que irá desapropriar aquela área onde já estavam 800 moradias e possivelmente iria surgir um conflito social sério, que, felizmente, foi evitado. O próprio Dr. Rodrigo Capez está me informando a decisão da Justiça paulista de suspender.
Eu quero aqui compartilhar com V. Exª que, desta vez, acho que não vamos precisar divergir a respeito, porque houve uma harmonia na tomada de decisões.
Mas, Sr. Presidente, eu ontem à noite fui consultado pelo Presidente da Comissão de Relações Exteriores, o nosso Senador Ricardo Ferraço, que me convidou para ir à Bolívia hoje, em uma delegação. Acho que o Senador José Agripino iria também, assim como o Senador Pedro Taques. Não tenho certeza se eles estão lá, mas iriam passar todo o dia e inclusive visitar os torcedores do Corinthians que lá se encontram presos. Eu acho importante que possa haver... Quero desejar sucesso a essa missão tão significativa que o Senado brasileiro, pela Comissão de Relações Exteriores, realizará.
Só não pude acompanhá-los porque eu havia assumido o compromisso de hoje, pela manhã, estar na primeira reunião do Conselho Consultivo da Prefeitura Municipal de São Paulo, a convite do Prefeito Fernando Haddad. Foi uma reunião muito produtiva.
Mas, a respeito dos torcedores do Corinthians que estão lá na Bolívia, levando em conta que já foi desvendado que um rapaz de 17 anos disparou um sinalizador que, infelizmente, matou uma pessoa...
(Soa a campainha.)
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - ... e que aqueles 12 cidadãos brasileiros estão ali presos em condições que, segundo familiares, são muito precárias, a ponto de um deles ter emagrecido mais de 12kg ao longo desses dois meses, eu quero aqui solicitar, Sr. Presidente, que fique registrado, na íntegra, o artigo da advogada Janaina Conceição Paschoal, publicado na Folha de S.Paulo ontem, em que ela faz um apelo às autoridades brasileiras para que possamos solicitar das autoridades da Bolívia que não continuem com essa punição, que não parece justa, dos 12...
(Interrupção do som.)
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - ... cidadãos que continuam presos. (Fora do microfone.)
O artigo da advogada Janaina Conceição Paschoal diz muito claramente as razões pelas quais será próprio que os torcedores do Corinthians possam ser libertados. Eu quero aproveitar esta oportunidade para dizer o quão importante é que as torcidas brasileiras de todos os times passem a ter um comportamento mais civilizado e respeitoso, animado, mas sem a prática de violência e ofensas nos estádios, ainda mais diante da Copa do Mundo, que está para acontecer, felizmente, no Brasil.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)
Matéria referida:
- Artigo da advogada Janaina Conceição Paschoal, publicado no jornal Folha de S.Paulo, em 25 de março de 2013.