Pronunciamento de Wellington Dias em 26/03/2013
Encaminhamento durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Referente à PEC n. 66/2012.
- Autor
- Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
- Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Encaminhamento
- Resumo por assunto
-
Outros:
- Referente à PEC n. 66/2012.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/03/2013 - Página 13055
- Assunto
- Outros
O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu sei que aqui posso afirmar que não só toda a Bancada do Partido dos Trabalhadores, mas também todo o Bloco de Apoio - e estou confiante de que, a exemplo da vez anterior, teremos unanimidade nesta Casa - votarão favoravelmente, aprovando essa importante lei. Fico muito orgulhoso.
Quero destacar o trabalho de V. Exª de trazer para as prioridades da Casa temas importantes.
Hoje, pela manhã - e não posso deixar de dizer isto aqui, em plenário -, fiquei muito orgulhoso em ver a implantação, com a nomeação da Senadora Vanessa, da Procuradoria da Mulher nesta Casa, uma luta das nossas mulheres Senadoras, com as nossas Ministras, que nos alegram aqui com a presença, sempre na defesa firme. Aliás, nesses dias, quando se discutia a criação de secretarias nacionais, eu dizia: olha, cito apenas um exemplo: a dedicação da Ministra Eleonora, que está ali, todos os dias, na defesa, junto com outros Ministros e a Bancada, para a aprovação dessa nova regra das domésticas.
Eu quero apenas aqui registrar o que foi citado, primeiro, pelo nosso Senador Magno Malta e, depois, também pela Senadora Vanessa. Quando estávamos na Procuradoria, eu vi como foram colocados os depoimentos da Lei Maria da Penha,
alguém que ainda foi parte da luta e, em vida, homenageada pelo Congresso Nacional. Eu sei que foram muitos parlamentares aqui - a Senadora Lídice teve um papel fundamental -, nesta Casa, as mulheres e os homens de vários partidos, na defesa desta causa.
Mas eu acho que há algo simbólico nisso, que é a Benedita da Silva. Eu queria dizer que é fundamental que nós tenhamos esta homenagem à Emenda Benedita da Silva como algo primordial. Eu acho que não tem nada de homenagem do ponto de vista pessoal. Acho que é simbólico. Poderiam escolher tantas e tantas mulheres batalhadoras, como as das entidades, enfim. Mas eu acho que isso é fundamental. E tenho certeza de que, em homenagem até a toda essa história dela, nos colocariam com grande responsabilidade, como se diz, para ser uma lei que seja plenamente cumprida.
Parabéns, Sr. Presidente. É um orgulho muito grande ser parte deste Senado.
Homenageio aqui todas as empregadas domésticas do meu querido Piauí.