Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca da atuação da Presidente Dilma Rousseff diante da seca na Região Nordeste.

Autor
Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Considerações acerca da atuação da Presidente Dilma Rousseff diante da seca na Região Nordeste.
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2013 - Página 13098
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • ANUNCIO, FATO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, LOCAL, FORTALEZA (CE), ESTADO DO CEARA (CE), PARTICIPAÇÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETIVO, ADOÇÃO, PROVIDENCIA, RELAÇÃO, COMBATE, SECA, REGIÃO NORDESTE, BRASIL.

            O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco/PT - BA. Sem revisão do orador.) - Eu acho importante o Senador Inácio tocar nessa questão.

            Na última sexta-feira, na sexta-feira próxima passada, a Presidenta Dilma fez uma reunião com todos os Ministros envolvidos nessas áreas que obrigatoriamente dialogam com essa grave crise. Portanto, desde 4 de janeiro de 2012, nós travamos essa batalha. A primeira reunião, Sr. Presidente, feita aqui ocorreu no dia 4.

            Eu estive, nesse final de semana, na região próxima a Juazeiro, portanto, fronteira com Petrolina, com o Ministro da Integração e o Governador Jaques Wagner. Após a nossa visita, o Governador Jaques Wagner, meu caro Inácio, e o Ministro Fernando Bezerra se deslocaram para Brasília para essa reunião. Ainda na quinta-feira, Inácio, falei com o Ministro da Agricultura e dei uma sugestão para a gente pegar um navio no Porto de Paranaguá, um navio levando milho, porque temos vários problemas em relação ao transporte do milho. Onde é possível colher milho? No Nordeste, não tem milho em lugar nenhum; o milho está no Centro-Oeste e em uma parte expressiva no Sul.

            Tem uma crise aqui, mas tem uma crise também lá fora. O preço do milho, Senador Jucá, disparou no mercado internacional. Então, algumas pessoas preferem exportar. A soja, Senador Pimentel, que está numa grande safra, absorve boa parte da frota de logística para a sua distribuição.

            Eu tive, inclusive, na quarta-feira à noite, Senador Renan, reunião aqui em Brasília com diversas empresas, Senador Gim, que têm...


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2013 - Página 13098