Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a seca que atinge a Região Nordeste.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Considerações sobre a seca que atinge a Região Nordeste.
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2013 - Página 13100
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • COMENTARIO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, SECA, LOCAL, REGIÃO NORDESTE, BRASIL, DEFESA, NECESSIDADE, URGENCIA, ADOÇÃO, PROVIDENCIA, OBJETIVO, COMBATE, CALAMIDADE PUBLICA.

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco/PSB - BA. Sem revisão da oradora.) - Eu quero concordar, Sr. Presidente, com a sugestão de, na segunda-feira, se tentar essa reunião com a Presidenta Dilma e nós tentarmos mudar a data da promulgação, infelizmente, para quarta-feira, em função dessa reunião da Sudene, que creio ser muito importante mesmo.

            Estive hoje com o Ministro Bezerra, discutindo a situação do açude de Cocorobó, na Bahia, e diversas outras questões relacionadas justamente com esse sistema de abastecimento e de distribuição de água que pudesse ser mais estruturante da convivência com a seca no nosso Estado. Mas, independentemente de nós termos esse chamado PAC da seca ou as chamadas ações estruturantes, nós não estamos conseguindo sair da situação de emergência.

            A situação de emergência está se agravando muito no Nordeste e nós estamos vendo o que acontece no Sudeste, as mortes no Rio de Janeiro. Isso vai chamando a atenção da imprensa, mobilizando toda a opinião pública, porque é uma coisa de impacto. O senhor é nordestino e sabe que na seca a gente morre dia a dia. É o gado morrendo, é a cabra morrendo, é toda a produção sendo destruída, não podendo ser reconstruída e a fome começando a chegar e a inviabilizar o abastecimento e a vida das pessoas.

            Eu creio que a situação se agravou porque, por mais que a Presidente tenha boa vontade, o que acontece efetivamente é que, da hora em que ela toma a decisão até a hora em que chega na mão do produtor, passa-se tanto tempo, Sr. Presidente, que, a cada carimbo, quando passa por um ministério, é mais um que morre, é mais um gado... O rebanho do Nordeste está reduzido a 50%; em algumas regiões, a 80%.

            Então, é um momento de gravidade realmente a situação em que o Nordeste se encontra. Eu quero, portanto, concordar com as intervenções de todos os Senadores anteriores e dizer que nós devemos, realmente, fazer uma força-tarefa para apresentar soluções e para estar presente, dando unidade à bancada nordestina neste momento de grande dificuldade para a nossa região.

            Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2013 - Página 13100