Discurso durante a 42ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Ponderações sobre a sugestão de S. Exª ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, de tornar os Agentes Comunitários de Saúde verdadeiros Agentes de Cidadania.

Autor
Eduardo Amorim (PSC - Partido Social Cristão/SE)
Nome completo: Eduardo Alves do Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA, POLITICA SOCIAL.:
  • Ponderações sobre a sugestão de S. Exª ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, de tornar os Agentes Comunitários de Saúde verdadeiros Agentes de Cidadania.
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2013 - Página 15834
Assunto
Outros > POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA, POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO DE CIENCIA E TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO DE DADOS, INFORMATICA, REFERENCIA, SUGESTÃO, ORADOR, CRIAÇÃO, SOFTWARE, OBJETIVO, AMPLIAÇÃO, EXTENSÃO, ATUAÇÃO, AGENTE COMUNITARIO DE SAUDE, COLETA, MELHORIA, FISCALIZAÇÃO, SETOR, COMENTARIO, IMPORTANCIA, PROPOSTA, QUALIDADE, ASSISTENCIA, POPULAÇÃO.

            O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco/PSC - SE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ouvintes da Rádio Senado, espectadores da TV Senado, todos que nos acompanham pelas redes sociais,

            Hoje, em Audiência Pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, nos trouxe a agenda de prioridades e ações da sua pasta para o biênio 2013/2014, além de dados e da execução da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e Programas de Desenvolvimento da Indústria Brasileira.

            Na oportunidade, o Ministro destacou a participação de empresas, inclusive estrangeiras, e do BNDS no financiamento de programas apoiados pelo Ministério e citou, ainda, a transversalidade das iniciativas, ou seja, a participação de vários ministérios e secretarias, a exemplo do Inova Empresa, lançado pelo Governo Federal no último dia 14 e que prevê investimentos de quase 33 bilhões de reais, para impulsionar a produtividade e a competitividade da economia por meio da inovação tecnológica.

            E por falar em inovação tecnológica, ponderei sobre uma idéia, mais que uma idéia, um sonho. O sonho de tornar os Agentes Comunitários de Saúde, verdadeiros Agentes de Cidadania. E, para que esse sonho se torne realidade, sugeri ao Ministro Raupp, que, através da sua pasta, fosse criada a possibilidade do desenvolvimento de um software para ser utilizado em palmtops, onde os -hoje - Agentes Comunitários de Saúde passariam a coletar, também, dados referentes à educação, programas sociais do governo nos quais essas famílias estejam cadastradas, dentre outras informações de interesse da União, dos Estados e dos Municípios, no sentido de um melhor monitoramento de suas ações.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, atualmente, existem mais de 253 mil agentes comunitários de saúde em todo Brasil, agora imaginem todo esse contingente de profissionais que, além de atuarem com ações de promoção de saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e manutenção da saúde das comunidades, tenha como armazenar e enviar dados referentes a outras áreas, diretamente para os órgãos competentes?

            Imaginem, a transmissão desses dados online, chegando diretamente às secretarias competentes no âmbito da administração municipal e estadual e das secretarias dos ministérios envolvidos nos programas onde o mapeamento fosse realizado.

            Poderíamos saber se os programas na esfera da saúde, educação e sociais estariam sedo efetivos para a população ou não; onde estavam funcionando de maneira satisfatória e onde, exatamente, estavam falhando. Dessa maneira teríamos um monitoramento em tempo real das ações governamentais nessas áreas, tão específicas e tão cheias de especificidades e, sobretudo, de importância extrema para a população.

            Dessa maneira, Srªs e Srs. Senadores, teríamos a tecnologia de ponta atuando diretamente em favor do povo brasileiro, trazendo dados e apontando necessidades e acertos, para que as ações governamentais - seja na esfera Federal, Estadual ou Municipal - possam ser otimizadas e os resultados esperados alcançados de maneira mais ágil e transparente.

            O Ministro Raupp gostou a acolheu a nossa idéia, o nosso sonho e, daqui, torço para que possamos vê-lo, em campo, num breve período de tempo.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2013 - Página 15834