Pronunciamento de Blairo Maggi em 08/04/2013
Pela Liderança durante a 45ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Comemoração pelo transcurso dos 294 anos da fundação do Município de Cuiabá – MT.
- Autor
- Blairo Maggi (PR - Partido Liberal/MT)
- Nome completo: Blairo Borges Maggi
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela Liderança
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Comemoração pelo transcurso dos 294 anos da fundação do Município de Cuiabá – MT.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/04/2013 - Página 16308
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CUIABA (MT), CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).
O SR. BLAIRO MAGGI (Bloco/PR - MT. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente.
Srªs e Srs. Senadores, Cuiabá hoje completa 294 anos, e eu não poderia deixar de enaltecer essa data festiva da minha capital.
Cuiabá é localizada no centro geodésico da América do Sul. A capital do Estado de Mato Grosso consolida-se como uma importante cidade brasileira. O povoamento iniciou-se quando os bandeirantes paulistas, em busca de minerais preciosos e do índio, para trabalho análogo à escravidão, encontraram ouro às margens do Rio Coxipó, afluente do Rio Cuiabá. A descoberta do metal precioso às margens do lendário rio ensejou a fundação de Cuiabá, em 8 de abril de 1719, com o surgimento do Arraial de Forquilha, denominação dada ao primeiro povoamento que daria origem à cidade de Cuiabá.
O programa Marcha para o Oeste em curto espaço de tempo deixou suas marcas na cidade. A denominada Marcha para o Oeste foi um projeto dirigido pelo governo Getúlio Vargas, no período do Estado Novo, para ocupar e desenvolver o interior do Brasil, e incorporou o verdadeiro sentimento de brasilidade, uma solução para os infortúnios da Nação. A ocupação do Centro-Oeste visava também à criação de colônias agrícolas, à construção de estradas e ao incentivo à produção agropecuária de sustentação. Em boa parte, tal sonho progressista se concretizou.
Embora eu tenha nascido e sido criado em cidades de outros Estados da Federação, foi em Mato Grosso, mais propriamente nos Municípios de Rondonópolis e Cuiabá, que pude conhecer a força pujante e a importância do calor humano.
Mas hoje quero aqui homenagear a nossa querida Cuiabá e o seu povo, cuja simpatia me conquistou de tal maneira que decidi criar lá os meus filhos e os meus netos, morar, viver e trabalhar.
Quero também render homenagens à “cuiabania”, que é um estado de espírito no qual reside a alma dos cuiabanos e das cuiabanas. Não se pode falar em “cuiabania” sem citar os cidadãos de Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Guia, Acorizal, Jangada, Barão de Melgaço, Nobres, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães, Municípios que integram o que chamamos de baixada cuiabana.
Mas voltemos à nossa querida Cuiabá, capital de Mato Grosso, terra de Marechal Rondon, de São Benedito, de Gegé, da viola de cocho, do cururu, do siriri, da gente alegre e hospitaleira, de Roberto Campos, de Joaquim Murtinho, de Filinto Muller, de Gaspar Dutra, das famílias tradicionais como os Campos; os Pinheiros, do meu querido amigo, o falecido Jonas Pinheiro; os Malheiros; os Oliveiras, do Governador Dante de Oliveira; os Taques, da família do Senador Pedro Taques; os Coutinhos; os Campos, repito, do Senador Jayme Campos, também ex-governador do nosso Estado, e também de Júlio Campos; dos Tocantins, do meu querido amigo Aecim Tocantins; e tantas outras, que poderia aqui citar, centenas de famílias tradicionais da minha querida Cuiabá. Cuiabá da mistura de raça, da mistura de cor, dos credos e sincretismos; cidade na qual se encerra um sentimento de rara nobreza e para onde convergem centenas de milhares de pessoas de todos os recantos do Brasil e do mundo.
É justamente essa pluralidade que transforma, em nossos corações, a admiração por um imenso amor por Cuiabá.
Parabéns ao povo que vive nessa querida terra, a terra de Cuiabá, que será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e que, com toda a certeza, saberá fazer e fará uma grande festa, uma grande recepção a todos os brasileiros e estrangeiros que chegarem à cidade de Cuiabá exatamente no ano em que ela estará completando 295 anos.
Portanto, quero deixar aqui meu abraço a todos os cuiabanos e cuiabanas que lá nasceram ou que optaram por morar nessa bela cidade.
Muito obrigado, Sr. Presidente.