Pela Liderança durante a 46ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do transcurso, ontem, do Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Autor
Paulo Davim (PV - Partido Verde/RN)
Nome completo: Paulo Roberto Davim
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM, SAUDE.:
  • Registro do transcurso, ontem, do Dia Mundial de Combate ao Câncer.
Publicação
Publicação no DSF de 10/04/2013 - Página 16575
Assunto
Outros > HOMENAGEM, SAUDE.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, COMBATE, CANCER, REGISTRO, ESFORÇO, SENADO, OBJETIVO, APROVAÇÃO, POLITICAS PUBLICAS, PREVENÇÃO, TRATAMENTO, DOENÇA.

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Suplicy, Sras e Srs. Senadores, ontem, domingo, 8 de abril, comemorou-se o Dia Mundial do Combate ao Câncer.

            A Organização Mundial de Saúde achou uma necessidade a criação desse dia no sentido de estimular os governos e chamar a atenção deles para a implantação de políticas de prevenção, de diagnóstico e de tratamento do câncer no mundo.

            Anualmente, estima-se que sejam diagnosticados mais de doze milhões de casos de câncer em todo o mundo. Quase oito milhões de casos diagnosticados levam à morte. Estima-se também que um terço dessas mortes poderiam ter sido evitadas se os casos fossem diagnosticados e tratados com antecedência, com precocidade.

            No Brasil, o enfrentamento ao câncer passa por um momento difícil. São poucos os hospitais públicos que dispõem de serviços de oncologia para diagnosticar, para tratar e para fazer os devidos acompanhamentos. 

             Só em 2012, no Brasil, foram detectados mais de 52.680 casos de câncer da mama, por exemplo, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em relação ao câncer da próstata, foram registrados mais de 60 mil casos entre brasileiros, no ano passado. Em 2013 - este ano, portanto -, há uma perspectiva de diagnosticar-se mais de 500 mil novos casos.

            Portanto, Sr. Presidente, os números falam por si só. O câncer é realmente uma patologia que merece toda a atenção das autoridades sanitárias do Brasil e do mundo. E, quando a Organização Mundial de Saúde escolhe 8 de abril para ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer, é exatamente para despertar a consciência, a responsabilidade dos governos, dos gestores públicos, estaduais, municipais e federais, mas também da sociedade civil, organizada ou não.

            Ultimamente, O Ministério da Saúde tem investido muito na divulgação de alguns procedimentos, como, por exemplo, o autoexame da mulher, que tem diagnosticado precocemente câncer de mama nas brasileiras. São medidas educativas como esta que facilitam o diagnóstico precoce dessa patologia.

(Soa a campainha.)

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN) - O Inca, Instituto Nacional de Câncer, aponta que o câncer representa a segunda causa de morte no Brasil, atrás apenas da mortalidade por doenças coronarianas.

            Para diminuir essa incidência, o Ministério da Saúde intensificou estratégias para ampliar o acesso da população aos serviços de diagnóstico e tratamento de câncer. No caso das mulheres, por exemplo, a oferta do serviço de mamografia móvel contribui para ampliar o número de mulheres na faixa etária prioritária (de 50 a 69 anos), que devem se submeter ao exame de mamografia e que vivem preferencialmente em áreas remotas e de difícil acesso.

            Quero dizer que esta Casa, o Senado Federal, no ano passado, aprovou um projeto de lei permitindo a gratuidade da vacina...

(Soa a campainha.)

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN) - ... do HPV, o papiloma vírus humano, cobrindo a faixa etária de mulheres de 9 a 26 anos. Foi uma lei aprovada por esta Casa, como também uma lei aprovada por esta Casa permite a doação a instituições que combatem o câncer, e o doador pode abater essa doação no Imposto de Renda.

            Nos últimos anos, o Senado Federal tem se preocupado com essas questões, que são muito sérias do ponto de vista da saúde pública, e tem oferecido a sua contribuição.

            Chamo a atenção também, Sr. Presidente, para os novos casos de câncer de pulmão, Em 2012, ano passado, foram mais de 27 mil novos casos de câncer de pulmão diagnosticados.

(Interrupção do som.)

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN) - Só para concluir, mais um minuto, Sr. Presidente (Fora do microfone.).

            O câncer de pulmão provocou a morte de mais de 21 mil brasileiros que tiveram o diagnóstico dessa doença, que tem um aumento na sua incidência em mais de 12% ao ano.

            E quando venho à tribuna fazer um discurso combatendo o tabagismo, dificultando, obstaculizando o acesso da população ao cigarro, sugerindo que a taxação de produtos originários do tabaco seja revertida para a saúde... Porque os números dizem isto, que há um aumento de mais de 12% na incidência do câncer...

(Soa a campainha.)

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN) - ... ano a ano, e sabemos que o cigarro é o maior implicado no câncer de pulmão, como também de vias aéreas, boca, faringe, esôfago etc.

            Portanto, Sr. Presidente, para concluir, quero dizer que eu não poderia deixar passar essa data, 8 de abril, Dia Mundial do Combate ao Câncer, sem fazer este registro e, mais uma vez, me somar aos esforços do Ministério da Saúde no alerta incessante para que toda a sociedade tenha um olhar preocupado sobre essa patologia e também alertar os gestores da saúde para o grave problema que é o câncer no Brasil.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/04/2013 - Página 16575