Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Alegria pela inauguração da Arena Fonte Nova no Estado da Bahia; e outros assuntos.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE. CALAMIDADE PUBLICA, POLITICA AGRICOLA. POLITICA FISCAL.:
  • Alegria pela inauguração da Arena Fonte Nova no Estado da Bahia; e outros assuntos.
Aparteantes
Mário Couto.
Publicação
Publicação no DSF de 10/04/2013 - Página 16590
Assunto
Outros > ESPORTE. CALAMIDADE PUBLICA, POLITICA AGRICOLA. POLITICA FISCAL.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, MOTIVO, INAUGURAÇÃO, ESTADIO, FUTEBOL, LOCAL, SALVADOR (BA), ESTADO DA BAHIA (BA).
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REUNIÃO, GOVERNADOR, ESTADO DA BAHIA (BA), OBJETIVO, DEBATE, PROVIDENCIA, COMBATE, EFEITO, SECA, COMENTARIO, EXPECTATIVA, REDUÇÃO, PRODUÇÃO AGRICOLA, REGIÃO NORDESTE, PAIS.
  • ELOGIO, WALTER PINHEIRO, SENADOR, ESTADO DA BAHIA (BA), RELAÇÃO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, RELATOR, PROJETO DE LEI, REFERENCIA, FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL (FPE), COMENTARIO, IMPORTANCIA, VOTAÇÃO, MATERIA.

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco/PSB - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, uso a tribuna para fazer dois comunicados à Casa.

            Primeiro, uma notícia muito boa: aconteceu, nesta semana, a inauguração da nova Arena Fonte Nova na Bahia. O nosso estádio com 50 mil espectadores contou com a presença da Presidente Dilma, dos nossos Senadores, do Governador Jaques Wagner, da Bancada de Deputados Federais, de Deputados Estaduais, de Vereadores, enfim, de todo o movimento e de toda a política baiana.

            Naquela oportunidade, Sr. Presidente, a nossa Presidente da República premiou a Bahia com o anúncio de R$1 bilhão de liberação para os grandes projetos estruturantes de mobilidade urbana na cidade de Salvador.

            O Governador Jaques Wagner anunciou o acordo, feito com o prefeito da capital, para passar para a responsabilidade administrativa o metrô de Salvador, viabilizando o término daquela obra. Há 15 anos, a cidade acompanha o desenrolar disto que se transformou de uma boa notícia numa verdadeira tragédia para a nossa cidade, que espera, há 15 anos, o desenrolar do metrô de apenas 6km. Agora, com a interveniência do governador de Estado e do Governo do Estado, após um processo de negociação grande com a prefeitura de Salvador, conseguiu-se, afinal, acabar essa novela do metrô e estamos, todos os baianos, com grande expectativa de que possamos, em breve, inaugurar e pôr em funcionamento o metrô da nossa cidade.

            Naquela oportunidade, o Prefeito da cidade de Salvador, ACM Neto, fez questão de registrar a importância da decisão do Governador Jaques Wagner em demolir a Arena da Fonte Nova anterior, reconhecendo que era necessária a sua reconstrução. Hoje, a Bahia tem e inaugura a primeira arena, que começou do zero e foi entregue ao povo brasileiro para participação na Copa das Confederações e na Copa do Mundo. Isso, sem dúvida nenhuma, é motivo de satisfação e de orgulho para os baianos que puderam comparecer à Fonte Nova, no último domingo, e perceberam a qualidade daquela arena, a qualidade daquele estádio que está hoje à disposição da nossa população.

            Certamente, os torcedores do Bahia, como eu, tiveram não só a alegria, tiveram tristeza também. Mas, para o povo baiano como um todo, foi motivo de muita alegria reconhecer a decisão acertada do Governador Jaques Wagner e a qualidade do estádio que é entregue agora, na Bahia. Além disso, podemos comemorar juntos o aniversário da cidade de Salvador, os seus 464 anos, mas, acima de tudo, novos investimentos em mobilidade urbana que aquela cidade vai receber.

            Por outro lado, Sr. Presidente, registro aqui uma notícia ruim: a seca derruba a produção agrícola na Bahia, que deve cair 5,7% em 2013.

            Sobre essa questão da seca, também é importante dizer que a nossa Bancada se reuniu, na manhã de ontem, com o governador para discutir as ações relacionadas com a seca no nosso Estado, o compromisso do governador de fazer chegar a todo produtor tudo o que é necessário para garantia de que nós possamos atuar num contrafluxo, contra a corrente da seca. Em alguns Municípios, significa mais de dois anos e meio sem chuva, fazendo com que as esperanças e as expectativas dos produtores sejam bastante diminuídas.

            Caso a estimativa se concretize, a Bahia colherá uma safra este ano 5,7% menor que em 2012. A área plantada deve alcançar 2,4 milhões de hectares, 9,5% menor que a última estimativa em fevereiro de 2013.

            A produção de soja deve alcançar 2,6 milhões de toneladas, uma redução de 17,7% em relação à safra de 2012 e uma queda de 30% em relação à estimativa realizada em fevereiro.

            A safra de cacau deverá ter uma quebra de 8,3%, caindo para 146,2 mil toneladas. A produção de mamona…

            O Sr. Mário Couto (Bloco/PSDB - PA) - Pode me dar um aparte, Senadora?

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco/PSB - BA) - …também muito afetada pela seca, se reduzirá em 44%, em relação à safra de 2012, e apresenta uma queda de 83% em relação à última estimativa, quando se esperava…

            O Sr. Mário Couto (Bloco/PSDB - PA) - Um aparte, Senadora?

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco/PSB - BA) - … que voltasse a chover na região. Portanto, Sr. Presidente, Srs. Senadores, dou esse dado...

            O Sr. Mário Couto (Bloco/PSDB - PA) - Um aparte, Senadora?

             A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco/PSB - BA) - …da situação da seca para novamente registrar a gravidade do que nós nordestinos estamos vivendo…

            O Sr. Mário Couto (Bloco/PSDB - PA) - Excelência, dê-me um aparte?

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco/PSB - BA) - … neste momento, em especial, o meu Estado.

            Um segundo.

            E, ao tempo que registro isso, registro o esforço do nosso Governo de acompanhamento pari passu das medidas tomadas, para que nós possamos reverter essa realidade.

            O que nós nos preparamos para votar aqui agora - a relatoria do FPE, do Senador Walter Pinheiro -, sem dúvida nenhuma, tem a ver com toda essa discussão. O seu projeto, que garante que não haja mudanças, até 2015, para os Estados, hoje é a garantia de que os Estados nordestinos podem planejar a sua recuperação, tendo como base a receita do FPE, que hoje já existe, que hoje ele já tem, só fazendo essa modificação do excedente a partir de 2016. Creio que o Senado caminha para um grande acordo nessa direção, que será um grande momento.

            Quero, inclusive, parabenizar o Senador Walter Ribeiro - Pinheiro, desculpe. Walter Ribeiro era outro sindicalista, na Bahia -, Walter Pinheiro, meu companheiro, pelo esforço de buscar unificar e fazer com que fosse possível votar esta matéria, Presidente Renan, sem que houvesse perda para os Estados mais pobres da Federação brasileira, sabidamente os Estados do Norte e do Nordeste. E eu creio que nós vamos conseguir esse grande feito neste dia de hoje.

            O Senador Mário Couto, se não me engano, pediu um aparte.

            O Sr. Mário Couto (Bloco/PSDB - PA) - Eu quero parabenizar V. Exª, Senadora Lídice, pelo pronunciamento da tarde de hoje. Salve a Bahia! Ganhou uma arena, uma das arenas mais modernas deste País, quiçá do mundo inteiro. Uma arena que deixa o público próximo do gramado, próximo dos jogadores. O resultado é o que menos interessa da partida, não é, Senadora? O que interessa é que daqui a pouco o Vitória perde para o Bahia, de 5 a 1 - o esporte é assim mesmo. Mas eu quero parabenizar e dizer do ciúme e da inveja que sinto do seu Estado, pois, infelizmente, a nossa ex-governadora não teve o prestígio para conseguir, junto ao Governo Federal, que a Copa do Mundo também fosse estendida ao meu Estado. Hoje, a nossa Federação Paraense de Futebol vive um mar de corrupção. Isso nos dá tristeza, e nós temos que lutar contra isso. Por isso, eu quero, na tarde de hoje, parabenizar V. Exª pelo belo estádio da Fonte Nova.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco/PMDB - AL) - Senadora Lídice.

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco/PSB - BA) - Muito obrigada. Eu agradeço, em nome do povo da Bahia, o esforço que isso, para nós, significou, caro Senador. Mas quero dizer também do orgulho que nós temos de estar entregando ao Brasil o primeiro estádio, que não foi reformado, foi reconstruído, foi uma nova construção, um estádio de grande qualidade que a Bahia passa a ter, para realizar, nessa arena multiuso, o futebol baiano e também toda a parte de shows que a Bahia promove, com grande alegria, para a alegria do Brasil inteiro.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/04/2013 - Página 16590