Pronunciamento de Randolfe Rodrigues em 26/03/2013
Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solidariedade em relação aos Estados da Região Nordeste atingidos pela seca.
- Autor
- Randolfe Rodrigues (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AP)
- Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
CALAMIDADE PUBLICA.:
- Solidariedade em relação aos Estados da Região Nordeste atingidos pela seca.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/04/2013 - Página 13102
- Assunto
- Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
- Indexação
-
- MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, ORADOR, RELAÇÃO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, ESTADOS, REGIÃO NORDESTE, BRASIL, MOTIVO, SECA.
O SR. RANDOLFE RODRIGUES (PSOL - AP) - Sr. Presidente, nós não poderíamos não nos solidarizar, não manifestar solidariedade ao povo do Nordeste, em especial a partir do relato que os companheiros, Senadores do Nordeste, todos aqui presentes no plenário, como o Senador Walter Pinheiro, a Senadora Lídice, o Senador Eunício, o Senador Inácio, o Senador Pimentel, acabaram de prestar para nós. São urgentes as providências, inclusive antecedendo a reunião da Sudene. Tenho certeza de que o Congresso Nacional, dirigido também por um nordestino, como V. Exª, tomará as providências de estar junto com a Presidente da República para encontrar, o quanto antes, alternativas para o enfrentamento da seca.
Então, é fundamental, que nós, de todas as Regiões do País, nos unamos neste momento dramático, tão dramático, eu diria, como o que vive o Rio de Janeiro. E todos nós, brasileiros, temos muito de nordestinos. Eu e o Senador Romero somos amazônidas, pernambucanos, somos resultado de migrações de famílias nordestinas. Não há nenhuma Região do País que teve mais famílias que, inclusive, devido ao flagelo da seca, migraram para outras regiões do País do que o Nordeste.
Esse é, sem dúvida, o maior dos dramas que o povo nordestino tem vivido nos últimos 50, 60 anos. É com o coração sangrando que todos nós, Senadores de todas as Regiões do País, temos o dever de nos solidarizar e exigir do Poder Executivo alternativas urgentes para o drama da seca vivido pelo povo do Nordeste.
Muito obrigado!