Discurso durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Ricardo Ferraço (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Publicação
Publicação no DSF de 04/04/2013 - Página 14759

            O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco/PMDB - ES. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, V. Exª lançou um importante desafio a todos nós, e esse é um desafio que se consolidou por meio de uma resolução que aprovamos, para ampliarmos e fazermos o enfrentamento dos temas, debates aqui no plenário do Senado.

            Foi requerida, numa sessão anterior, uma sessão temática. Nós estamos aqui debatendo um dos temas mais importantes do federalismo brasileiro, Sr. Presidente. Está me parecendo que a forma do encaminhamento está muito dispersa. Por que não inaugurarmos uma sessão temática, encaminhando e fazendo um enfrentamento desse tema, especificamente, para que possamos exercer em profundidade todo o contraditório? E aí vamos iniciar um debate com princípio, meio e fim.

            A proposta que faço a V. Exª, cumprimentando V. Exª pela tempestividade da resolução, é: por que não inaugurarmos uma sessão temática, com um tema dessa relevância, que diz respeito aos nossos 27 Estados da Federação e à necessidade de encontrarmos uma equação para o encaminhamento dessa questão? Com isso, será dada a oportunidade ao nosso relator de apresentar o seu relatório, e nós poderemos fazer, tarde e noite adentro, um enfrentamento desse que é um debate muito importante na Casa, que representa e que tem que debater a Federação brasileira. É o encaminhamento que faço a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/04/2013 - Página 14759