Pronunciamento de Magno Malta em 11/04/2013
Pela ordem durante a 48ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da criação da CPI do Erro Médico.
- Autor
- Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
- Nome completo: Magno Pereira Malta
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), SAUDE.:
- Registro da criação da CPI do Erro Médico.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/04/2013 - Página 17725
- Assunto
- Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), SAUDE.
- Indexação
-
- ANUNCIO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ERRO, MEDICO, SENADO.
O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PT - AC. Pela ordem, sem revisão do orador.) - Para fazer um registro, Sr. Presidente. Nós pretendemos, após as indicações dos partidos, de todos os blocos, na próxima semana, instalar a CPI do Erro Médico. Muito satisfeito e feliz, porque o Relator da CPI será o Senador Humberto Costa, um médico, ex-ministro, com quem temos mantido uma estreita relação, conversando pelos caminhos que vamos trilhando, Senador Vital, que está conosco também nesta CPI, e esperamos responder a milhões de brasileiros, principalmente àqueles que hoje pagam o preço de terem sido vítimas.
E, aí, esclareço que nós não estamos fazendo uma CPI para perseguir médicos. Onde tem joio tem trigo, onde tem trigo tem joio. A nossa CPI, sem dúvida alguma, será para responder, dar andamento, ser um instrumento do Ministério Público e daqueles que estão enclausurados, sofridos, por terem sido vitimados sem que alguém tomasse as suas dores.
Um caso, para V. Exª entender: um sujeito é clínico geral, fez 60 cirurgias plásticas, mutilou 60 mulheres, e o inquérito não sai da delegacia porque o sujeito tem dinheiro. As pessoas mutiladas, que pagam o preço, certamente terão, na visão desta CPI, muita correção da nossa parte, porque a única coisa que queremos, ao instalá-la, é responder à sociedade brasileira.