Discurso durante a Sessão Solene, no Congresso Nacional

Reverencia a memória do Senador Almir Santos Pinto, pelo transcurso do seu centenário de nascimento.

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Reverencia a memória do Senador Almir Santos Pinto, pelo transcurso do seu centenário de nascimento.
Publicação
Publicação no DCN de 26/03/2013 - Página 1053
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, EX SENADOR, ESTADO DO CEARA (CE), CENTENARIO, NASCIMENTO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, ENFASE, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, DEFESA, ESTADO, REGIÃO NORDESTE.

     O SR. EUNÍCIO OLIVEIRA (PMDB-CE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, temos a honra e a grata satisfação de homenagear, deste plenário do Senado da República, o saudoso político cearense Almir Santos Pinto, que estaria completando 100 anos de idade, se entre nós estivesse, neste ano de 2013.

      Desde, pelo menos, a antiguidade, a política é compreendida pela humanidade como uma dentre as mais nobres atividades humanas, máxirne em se considerando o seu intrínseco poder de concretizar, no interesse da coletividade, o fluido conceito de bem comum.

      À tarefa da realização do bem comum, Sras. e Srs. Senadores, operadores políticos como Almir Santos Pinto reservaram suas melhores energias, ao longo de toda vida de protagonismo democrático nos espaços de representação social.

      Com efeito, o emérito cearense nasceu em Lavras de Mangabeira, no dia 15 de fevereiro de 1913. Na juventude, Almir Santos Pinto formou-se em medicina, graduação concluída no Estado da Bahia. De volta ao Ceará, participaria, por toda a sua vida, dos embates políticos locais e nacionais do seu tempo.

      Sras. e Srs. Senadores e Deputados Federais, ilustres convidados, alguém que escolha a medicina como profissão e a política como sacerdócio bem demonstra a preocupação que endereça ao seu próximo, à sociedade em que vive e aos mais elevados interesses de seu País. No Ceará, Almir Santos Pinto destacou-se em sua luta pelo engrandecimento do Brasil, tendo atuado, ao longo de sua belíssima carreira, na condição de Secretário de Estado de Segurança Pública; Secretário de Saúde; Secretário de Educação e Cultura; Secretário do Interior e Justiça.

      Pelos seus préstimos à sua terra natal, Almir Pinto recebeu, a título de homenagem, a Medalha da Abolição do Governo do Estado do Ceará e também a Medalha da Assembleia Legislativa cearense, onde atuou como Deputado Estadual por 25 anos.

      Almir Pinto presidiu por três vezes a Assembleia Legislativa do Ceará: em 1959, em 1965 e entre 1973 e 1974. Na qualidade de Chefe do Legislativo, assumiu o Governo cearense em nada menos que 17 oportunidades.

      Nunca é demais reiterar que, na trajetória de qualquer povo, o esquecimento labora pela perda de referências da juventude, que necessita se inspirar nos melhores exemplos de conduta para garantir um futuro de honestidade e devoção às melhores causas da política. Por isso, entendemos oportuna a evocação da trajetória de vida de Almir Santos Pinto, célebre político cearense, presidente regional da Aliança Renovadora Nacional -- ARENA, de 1972 a 1975, e Senador eleito pelo antigo Partido Democrático Social -- PDS, a partir de 1980.

      No Senado da República, Almir Pinto trabalhou como titular nas Comissões de Saúde, Finanças, Legislação Social, Minas e Energia e Municípios; e, na qualidade de suplente, nas Comissões de Constituição e Justiça, Assuntos Regionais e Distrito Federal. Ainda no Senado, Almir Pinto atuou como suplente da Mesa Diretora e suplente do Senador César Cals, também integrante da ARENA.

      Sras. e Srs. Senadores, Sras. e Srs. Deputados Federais, na celebração do centenário do nascimento de Almir Santos Pinto, verberamos a opinião uníssona de cidadãos e políticos cearenses que reconheceram em sua figura uma personalidade verdadeiramente iluminada, que imprimiu no seu fino trato com o próximo a marca da cordialidade, inteligência e capacidade de realização que lhe eram tão peculiares.

      Almir Pinto dedicou-se como poucos a servir ao próximo, em sua defesa intransigente do interesse público, não raramente correndo riscos pessoais por seu destemor e por seu idealismo. As incontáveis honrarias recebidas pelo Parlamentar cearense corroboram o valor do excelente trabalho por ele realizado ao longo de sua vida.

      A esse respeito, merecem menção as seguintes homenagens que lhes foram concedidas: Honra ao Mérito Médico, pelo Governo Federal; Medalha da Abolição, pelo Governo do Ceará; Diploma e Placa de Prata da Liga de Defesa Nacional; União Parlamentar Interestadual, por seus 25 anos como Deputado Estadual; Medalha da Assembleia Legislativa do Ceará, pela mesma razão; Placa de Prata da Assembleia Legislativa, por suas 8 legislaturas na Casa de leis; Medalha da Câmara Municipal de Fortaleza, no sesquicentenário da instituição; Robalo de Ouro da TV Record de São Paulo, em 1978, como personalidade política de destaque no Ceará; Placa de Prata da Sociedade Amigos da Marinha -- SOAMAR; Medalha do Pacificador, concedida pelo Ministro do Exército, em 1981; Medalha do Educador, concedida pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Ceará; Comenda do Ipiranga, concedida pelo Governo do Estado de São Paulo, em 1981; Medalha Dr. Manoel Carlos Gouvea, concedida pela Associação dos Hospitais do Estado do Ceará; Título de Cidadão Honorário, concedido pelas Câmaras Municipais de Maranguape e Aracoiaba; eleição para membro honorário da Academia de Farmácia do Ceará.

      Sr. Presidente, no ano do centenário de nascimento do Dr. Almir Santos Pinto, endereçamos ao cidadão cearense e a todos os familiares do emérito Parlamentar nossos mais efusivos cumprimentos por sua ilibada e reta atuação política.

      Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 26/03/2013 - Página 1053