Pela Liderança durante a 56ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a realização da sexta edição do Programa Jovem Senador que será presidido, pelo segundo ano consecutivo, por S. Exª.

Autor
Paulo Davim (PV - Partido Verde/RN)
Nome completo: Paulo Roberto Davim
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Satisfação com a realização da sexta edição do Programa Jovem Senador que será presidido, pelo segundo ano consecutivo, por S. Exª.
Publicação
Publicação no DSF de 24/04/2013 - Página 20938
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • QUALIDADE, PRESIDENTE, PROGRAMA, SENADO, JUVENTUDE, OPORTUNIDADE, ESTUDANTE, ATUAÇÃO, SENADOR.

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Senado Federal realiza este ano a 6ª Edição do Concurso de Redação e a 3ª Edição do Jovem Senador, projetos que integram, desde 2011, o Programa Senado Jovem Brasileiro, que tem por objetivo despertar a atenção do jovem para o mundo dinâmico da política, da participação cidadã e da democracia consciente.

            O Brasil hoje é um País que precisa do jovem, da sua mobilização, da sua criatividade para crescer, porque vivencia um momento de quebra de paradigmas, de revolução de conceitos, de renovação no modo de se exercer a cidadania. É pela sua participação e engajamento no debate dos temas voltados para o bem comum que o crescimento se cristaliza e o futuro se torna presente.

            Esse concurso do Jovem Senador, em 2011, mobilizou mais de 18 mil escolas no Brasil e chegou a mais de 320 mil alunos, que foram informados e participaram desse evento.

            Esse concurso, Sr. Presidente, que é promovido pela Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal, em parceria com o Ministério da Educação e com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias de Educação e das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, é dividido em três etapas.

            A primeira etapa acontece em cada escola. As escolas participantes selecionam uma redação que vai representar essa instituição junto à Secretaria de Educação do Estado. O Estado escolhe a melhor redação de todas que lhe foram encaminhadas e deve encaminhá-la para o Senado Federal. Portanto, a primeira etapa diz respeito à seleção na escola. A segunda diz respeito à seleção que acontecerá nas Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. E a terceira é a etapa nacional.

            A comissão julgadora do Senado Federal avalia, julga e classifica as 27 redações finalistas, uma de cada unidade da Federação, selecionando o primeiro, o segundo e o terceiro lugar na etapa nacional até o dia 8 de outubro de 2013.

            No ano passado, o tema foi “Meu município, meu Brasil”. Este ano o tema é “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação.”

            Os finalistas do concurso de redação ganharão uma viagem a Brasília, para participar da cerimônia de premiação no Palácio do Congresso Nacional e participarão do projeto Jovem Senador, uma simulação de como é o processo de criação de leis no nosso País. Todos os 27 finalistas ganharão notebooks, medalhas e certificados de classificação. As escolas dos alunos classificados nos três primeiros lugares ganharão desktops para uso coletivo e as 27 escolas dos alunos finalistas ganharão kits com material educativo e pedagógico.

(Soa a campainha.)

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN) - Tive a satisfação e a honra de, pelo segundo ano consecutivo, ser escolhido pelos meus pares para presidir esse evento do Jovem Senador.

            É um projeto de grande alcance do Senado Federal, primeiro, porque aproxima o Senado Federal da sociedade; segundo, traz o jovem para conhecer o dia a dia da mais alta câmara legislativa do País; terceiro, permite que esse jovem troque experiência com outros jovens da mesma idade, de Estados diferentes, e troque experiência conosco, Senadores da República; e o quarto ponto que acho fundamental, Senador Paulo Paim, é que esses jovens deixarão aqui projetos que, através da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, tramitarão nesta Casa e, quem sabe, um dia teremos a satisfação de assistir à Presidenta Dilma sancionando um projeto de lei aprovado e discutido nesta Casa, da lavra dos Jovens Senadores!

            É um projeto de grande alcance, é um projeto pedagógico, é um projeto que desperta a juventude e o estudante para a importância da sua participação na consolidação da jovem democracia que vivenciamos no Brasil!

(Soa a campainha.)

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN) - Por isso, Sr. Presidente, este ano esperamos uma participação muito maior. No ano passado, tivemos uma participação de 6% do universo de estudantes do Brasil. Este ano, há uma perspectiva de maior participação.

            Se no ano passado mais de 320 mil alunos participaram, neste ano nós queremos ultrapassar a marca dos 500 mil alunos participando desse concurso Jovem Senador.

            Portanto, Sr. Presidente, quero, mais uma vez, parabenizar o Senado Federal, a comissão organizadora e dizer do meu orgulho, pelo segundo ano consecutivo, de estar presidindo esse evento.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/04/2013 - Página 20938