Pela Liderança durante a 56ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Regozijo pelo transcurso do vigésimo aniversário da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM. :
  • Regozijo pelo transcurso do vigésimo aniversário da Universidade do Estado de Mato Grosso.
Publicação
Publicação no DSF de 24/04/2013 - Página 20962
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, UNIVERSIDADE ESTADUAL, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

            O SR. JAYME CAMPOS (Bloco/DEM - MT. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, de tudo que se tratou em Mato Grosso nessas últimas duas décadas, nada foi mais perene ou satisfatório do que a produção do conhecimento. A semeadura nos devolveu frutos e grãos, mas o saber tem nos permitido soberania e desenvolvimento. A colheita proporcionou riquezas, mas a educação nos garante ideias e soluções criativas. O arado sulca a terra, mas o ensino faz brotar inteligências.

            Somos livres e, com a irrigação de nossos talentos, cultivamos o futuro!

            Digo isto, nobres pares deste Senado Federal, pois, neste ano, nossa comunidade comemora o 20º aniversário de fundação da Universidade Estadual de Mato Grosso, a Unemat, uma entidade criada durante meu mandato como governador e que me enche o peito de um elevado sentimento civil, toda vez que vejo um aluno formado em suas bancas.

            Cada um dos 15 mil estudantes dessa universidade representa um passo à frente da miséria e da ignorância, pois eles semeiam igualdade, oportunidade e prosperidade numa terra outrora coberta de incertezas e angústias.

            Para nós, que arrancamos essa instituição de ensino superior apenas de nosso desejo de transformar o interior de Mato Grosso em centro de excelência e saber, ela mostrou-se maior que um desafio, tornou-se mais sensível que a esperança, pois se converteu em sonho; o sonho uma geração que enxergou na universidade um caminho seguro para o amanhã.

            Por esses 20 anos, a Unemat tem formado profissionais e reformado o próprio sentido de cidadania em nosso vasto território. Ela é o amálgama de experiências sociais trazidas pelos povos que colonizaram o interior mato-grossense, formando ali uma nova civilização. É o elo capaz de unir sotaques e juntar expectativas, modificando nossa economia e impulsionando nossa região para um patamar de desenvolvimento nunca antes imaginado.

            Isso sem contar, obviamente, na integração cultural das correntes migratórias que se entrelaçaram numa trajetória única de ocupação do solo. A Unemat nasceu com o lema "do interior para o interior", justamente para fixar o homem à terra, oferecendo a ele e aos seus descendentes a possibilidade de se incluírem no largo processo de desenvolvimento humano da região.

            Queríamos uma economia forte, onde o homem fosse o centro das conquistas; queríamos um Estado forte, mas onde a livre iniciativa tivesse oportunidades; queríamos recordes na produção, mas antes de tudo, desejávamos que a evolução tecnológica ajudasse a preservar o meio ambiente, a cultura remanescente e o estilo de vida de nossos contemporâneos.

            Assim surgiu a Unemat, como um pilar da nova postura ética da sociedade mato-grossense, universal no conhecimento, mas voltada para os interesses de sua gente.

            Srª Presidente, Senadora Ana Amélia, Srªs e Srs. Senadores, sinto-me especialmente orgulhoso de ter assinado a Lei Complementar N° 30, que criou a Unemat, em 15 de dezembro de 1993. Mas foi em maio deste mesmo ano que autorizei a Fundação de Ensino Superior (Fesmat) a implantar um grupo de trabalho para organizar a fundação da universidade estadual. Isto ocorreu em menos de doze meses.

            Portanto, o embrião desta entidade de ensino surgiu em maio de 1993, como uma iniciativa ousada de apontar o interior de Mato Grosso como a nova base do desenvolvimento sustentado do País. A Unemat está transformando nossa região de celeiro nacional para pólo de produção e saber.

            Atualmente, a Unemat possui 11 campis espalhados pelo interior do Estado, nos Municípios de Sinop, Alta Floresta, Nova Xavantina, Alto Araguaia, Pontes e Lacerda, Luciara, Colíder, Barra do Bugres, Juara, Tangará da Serra, além de Cáceres, onde foi assentada a cidade universitária.

            Nas diversas modalidades de ensino superior, a Unemat abraça 108 Municípios mato-grossenses com cursos regulares de graduação. Para dar sequência a esta tarefa colossal, conta com 422 técnicos, administrativos e 1.087 professores, sendo 222 doutores, 460 mestres e 396 especialistas.

            Agora em 2012, a nossa universidade estadual implantou o curso de Medicina em Cáceres, oferecendo 30 vagas, com estrutura moderna e adequada para atender as demandas nas áreas acadêmicas e de pesquisa.

            Mas, Srªs e Srs. Senadores, devo aqui reconhecer a enorme contribuição do meu caro amigo Senador Osvaldo Roberto Sobrinho, meu suplente e à época vice-governador e secretário de Educação de Mato Grosso, para a implantação da Unemat. Foi um incansável batalhador desta causa, ao lado do professor Carlos Alberto Maldonado, primeiro reitor da instituição.

            Seguiram-se a Maldonado valorosos gestores que consolidaram a reputação acadêmica e organizacional da universidade. São eles: Rosa Maria da Cunha, Ilma Machado, Arno Rieder, Taisir Karin e Adriano Silva, aos quais também rendo minhas homenagens.

            A Unemat deu seus primeiros passos no longínquo ano de 1978 com a criação do Instituto de Ensino Superior de Cáceres, mas foi em 1993 que adotou o seu formato de universidade, com todas as exigências legais e acadêmicas que pudessem garantir o seu pleno funcionamento.

            Sinto-me orgulhoso de ter fundado a Unemat, não como o mero signatário de sua criação, mas como um lavrador de sonhos, que planta esperança para colher desenvolvimento.

            Quero, nesta oportunidade, dizer o meu muito obrigado e parabéns aos funcionários, professores e alunos da Universidade Estadual de Mato Grosso.

            Era o que tinha a dizer, Srª Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/04/2013 - Página 20962