Discussão durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente ao PRS n. 4/2012.

Autor
João Capiberibe (PSB - Partido Socialista Brasileiro/AP)
Nome completo: João Alberto Rodrigues Capiberibe
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente ao PRS n. 4/2012.
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2013 - Página 18971

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco/PSB - AP. Para discutir. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu queria louvar essa iniciativa de devolver o mandato popular, o mandato do Senador Luís Carlos Prestes, Senador eleito por três Estados brasileiros. Ele foi eleito por três Estados brasileiros, não apenas por um. Eu queria também louvar esse relatório do nosso Líder, figura emblemática do PSB, Senador Antonio Carlos Valadares.

            E dizer-lhes que a história do nosso País é marcada pelo autoritarismo, pela cassação de registro de partidos políticos. E antes de cassar o mandato de Luís Carlos Prestes, da Bancada Parlamentar do Partido Comunista na Câmara Federal, cassaram o registro do Partido Comunista. E cassaram uma bancada de representantes brilhantes. Aqui já foi citado Jorge Amado; eu citaria um dos heróis dessa nação: Carlos Marighella, um Deputado combativo, de uma bancada de 16 Deputados que foram cassados no mesmo dia.

            As gerações que se sucederam, de 1964 e, principalmente, a partir de 1985, com o fim da ditadura civil militar, precisam sim tomar conhecimento da história e, sobretudo, dos abusos cometidos contra o povo brasileiro.

            Eu queria, Sr. Presidente, manifestar a minha alegria na devolução simbólica do mandato popular cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Eu vivi também essa experiência e sei que é uma experiência amarga, difícil de ser esquecida.

            Eu queria finalizar dizendo e recomendando a todos aqueles que nos ouvem pela Rádio e pela TV Senado e aqui no plenário que assistam ao filme de Flávio Tavares e Camilo Tavares chamado “O Dia que Durou 21 Anos”, um documentário histórico que reconta como se deu o golpe civil militar de 1964 e os absurdos que se cometeram contra a sociedade brasileira.

            Portanto, parabéns a esta Casa por devolver o mandato legítimo, mandato eleito pelo povo de três Estados brasileiros.

            Parabéns ao Senador Valadares, parabéns a este Senado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2013 - Página 18971