Discussão durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente ao PRS n. 4/2012.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente ao PRS n. 4/2012.
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2013 - Página 18971

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE. Para discutir. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria também de me manifestar e, com certeza, tenho autorização do meu Líder para fazê-lo em nome do Partido dos Trabalhadores.

            Gostaria de parabenizar essa iniciativa da Mesa Diretora, quero parabenizar também o relatório do Senador Antonio Carlos Valadares e parabenizar todos nós, que fazemos, neste momento, justiça a uma das personagens históricas mais importantes do Brasil, uma verdadeira legenda do nosso povo, que foi Luiz Carlos Prestes, um defensor das causas sociais, um defensor da liberdade, alguém que enfrentou as maiores dificuldades, chegando, no período em que foi preso, durante o Estado Novo, o seu advogado, Sobral Pinto, a recorrer à Lei de Proteção dos Animais para que Luiz Carlos Prestes pudesse ter melhores condições na prisão. E ele continuou na sua luta até a sua morte, contribuindo para a construção da democracia no Brasil.

            É importante ressaltar também duas situações em que as classes dominantes deste País forjaram ameaças para poderem golpear a Nação. A primeira, durante o Plano Cohen, em que havia uma denúncia de que o Partido Comunista iria tentar uma revolução no Brasil, tendo havido já o episódio de 1935.

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco/PSB - BA) - Sr. Presidente.

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE) - Portanto, em 1937 essa questão vem à tona e aí é o início do Estado Novo, o pretexto para cercear a liberdade do nosso povo.

            Em 1945, em plena vigência da democracia, outro fato inusitado, um comentário que teria sido feito por Luiz Carlos Prestes também justificou a cassação do registro do Partido Comunista e a cassação, talvez, de um grupo dos mais importantes parlamentares da história do Congresso brasileiro.

            Então, eu acredito que hoje nós estamos fazendo justiça e parabenizo a todos que concorreram para que o Senado pudesse fazer o resgate...

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco/PSB - BA) - Presidente Renan.

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE) - ... dessa figura de Luiz Carlos Prestes.

            Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2013 - Página 18971