Pela ordem durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2013 - Página 19106

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador..) - Sr. Presidente, eu quero aqui, primeiro, parabenizar V. Exª, mais uma vez, pela postura de estar colocando esta Casa em condições de votar temas que vinham aqui mergulhando ao longo dos anos.

            Aliás, gostaria de destacar aqui a votação do decreto que restabelece o mandato do nosso querido Carlos Prestes, lembrando que, esses dias, Senador Valadares, estive na cidade de Monsenhor Gil, do Piauí, e um cidadão, próximo dos cem anos, me dizendo: “Olha, eu vi o Carlos Prestes amarrar um cavalo aqui, na árvore desta praça.” Então, eu queria dizer sobre isso.

            Mas quero tratar de um tema como esse do Estatuto da Juventude. É um tema que merece, realmente, primeiro, coragem, determinação, e aqui eu trago a posição também do Governo da Presidenta Dilma, da sua equipe, inclusive, com posições no sentido de encontrar as condições desse entendimento. Destaco o trabalho da Secretária Nacional da Juventude, a Severine, que vem sustentando esse entendimento expresso no relatório do Senador Paulo Paim, de membros de vários Ministérios - da Educação, da Saúde, da área da assistência social, da Casa Civil, de Relações Institucionais -; dos Presidentes de comissões, de diversas comissões também que contribuíram, como o Relator acaba de anunciar.

            E a defesa que faço é no sentido da aprovação desse Substitutivo nº 31, apresentado pelo Senador Paulo Paim. Em razão dos entendimentos com todas as lideranças, há aqui entendimento para que possamos aprovar o relatório do Senador Paulo Paim, e que se possam ver aí os destaques de outros que foram apresentados.

            Eu quero também agradecer toda a contribuição, Sr. Presidente, da juventude do PMDB, da gloriosa juventude do meu querido Partido dos Trabalhadores, dos movimentos, do Conselho Nacional da Juventude e dos artistas de várias entidades. Nem tudo é consenso em relação a isso! Esses de quem eu falei sustentam o relatório do Senador Paulo Paim aqui apresentado como a alternativa que avança. Enfim, assegurar ao Brasil as condições de consolidação de um conjunto de leis sobre uma geração que é responsável pelo presente é parte desse presente contribuindo com a aprovação do Estatuto da Juventude... Eu acho que este ano - eu posso até afirmar - é o ano da juventude do Brasil, entre outras coisas, pelo Congresso. Vamos receber aqui o Padre Francisco, em visita ao Brasil, para participar do Congresso da Juventude, mas também há um conjunto de outras ações em todo o Brasil nessa direção.

            Então, parabenizando a juventude do meu Estado e a juventude de todos os Estados brasileiros, quero aqui defender, com muita força, que possamos aqui, conforme acertamos com as Lideranças, aprovar o relatório do Senador Paulo Paim: o Substitutivo nº 31 aqui apresentado. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2013 - Página 19106