Pela ordem durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio à atuação do Senador Jorge Viana e outros assuntos.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. LEGISLAÇÃO ELEITORAL. SENADO. :
  • Elogio à atuação do Senador Jorge Viana e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 25/04/2013 - Página 21377
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. LEGISLAÇÃO ELEITORAL. SENADO.
Indexação
  • REGISTRO, SOLIDARIEDADE, ORADOR, REFERENCIA, JORGE VIANA, MOTIVO, DECLARAÇÃO, AUTORIA, VICE-PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS, DEFESA, EXPULSÃO, SENADOR, ESTADO DO ACRE (AC), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).
  • SOLICITAÇÃO, ADIAMENTO, LEITURA, REQUERIMENTO, URGENCIA, TRAMITAÇÃO, PROJETO DE LEI, REFERENCIA, RESTRIÇÃO, CRIAÇÃO, PARTIDO POLITICO.
  • SOLICITAÇÃO, VOTAÇÃO, INDICAÇÃO, CANDIDATO, CARGO, EMBAIXADOR, LOCAL, PAIS ESTRANGEIRO.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Renan Calheiros, quero manifestar aqui uma expressão de solidariedade ao nosso Vice-Presidente, Senador Jorge Viana, em função de declarações divulgadas hoje, segundo as quais o Vice-Presidente da Câmara, André Vargas, teria dito que ele mereceria ser expulso do Partido dos Trabalhadores.

            Eu acho que o Senador Jorge Viana é um dos valores da história do Partido dos Trabalhadores mais dignos e respeitados. Como Governador do Estado do Acre e, também, aqui no Senado, tem-se portado de uma maneira extremamente correta e digna.

            Se, na segunda-feira, ele expressou uma opinião que tem tanto a ver com a sua própria história de relação, por exemplo, com a nossa companheira Senadora Marina Silva, que isso possa ser respeitado e jamais objeto de uma declaração desta natureza.

            Eu até procurei saber do fato com a jornalista que ouviu isso do Deputado André Vargas, e ela me confirmou que, de fato, ele havia assim expresso e que até gostaria de logo fechar o Senado.

            Eu gostaria de dizer ao meu querido Deputado André Vargas que há muitas ocasiões - e disto sou testemunha - em que o Senado avança mais, em termos dos direitos do povo brasileiro, do que a Câmara dos Deputados.

            Eu poderia fazer aqui um longo pronunciamento, mas basta, por exemplo, dizer que foi o Senado primeiramente que votou o projeto que considera que o local onde há trabalho escravo pode ser objeto de desapropriação, muito antes que a Câmara, que depois modificou a matéria, que está voltando para o Senado.

            Então, eu até gostaria de pedir ao Líder Wellington Dias - nós conversamos sobre isso na reunião, em que não estavam todos os 12 membros de nossa Bancada - que, quem sabe, na próxima terça-feira, possamos novamente refletir sobre o assunto.

            E eu gostaria aqui de registrar - acabo de saber disto de um Deputado Federal do Partido dos Trabalhadores - que lá não houve fechamento de questão. Alguns Deputados Federais preferiram, porque tinham desconforto com a votação, sair do plenário, mas dois ou três votaram contrariamente. Então, quero aqui registrar isso.

            E, até diante de tudo aquilo que foi hoje expresso, eu quero fazer um apelo aos Líderes que assinaram esse requerimento, que está por ser lido, que considerem não proceder à sua leitura hoje. Quem sabe, podemos deixar para terça-feira que vem, à luz das reflexões que foram feitas por tantos Senadores hoje. E muitos, acredito, com razão, apontaram que o melhor, do ponto de vista da própria Presidenta Dilma Rousseff, é não se preocuparem tanto com essa questão.

            Eu farei todo esforço para que ela seja reeleita, mas acho que não com os procedimentos contidos nesse requerimento.

            E solicitaria, Sr. Presidente, até por um pedido do Itamaraty, que fosse hoje considerada - acho que há quórum - a votação dos nossos embaixadores que irão ocupar cargos em Genebra, na Colômbia, no Azerbaijão e na Grécia. Seria uma forma de acelerarmos e atendermos ao apelo do Ministério das Relações Exteriores, uma vez que há quatro Embaixadores para serem votados e que já foram objeto de arguição e votação na Comissão de Relações Exteriores.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/04/2013 - Página 21377