Discurso durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da implementação de políticas públicas voltadas para segurança pública.

Autor
Alfredo Nascimento (PR - Partido Liberal/AM)
Nome completo: Alfredo Pereira do Nascimento
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Defesa da implementação de políticas públicas voltadas para segurança pública.
Publicação
Publicação no DSF de 25/04/2013 - Página 21425
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • COMENTARIO, SITUAÇÃO, PRECARIEDADE, SEGURANÇA PUBLICA, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), CRESCIMENTO, INDICE, VIOLENCIA, TRAFICO INTERNACIONAL, FAIXA DE FRONTEIRA, NECESSIDADE, CRIAÇÃO, POLITICAS PUBLICAS, INVESTIMENTO, SEGURANÇA.

            O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, a maior preocupação da população brasileira na atualidade é, sem dúvida, a segurança pública. o tema vem ganhando força, pois, invariavelmente, o cidadão brasileiro, independente de sua condição social, tem sido atormentado de forma violenta e constante pela ausência de medidas eficazes no combate a criminalidade.

            No meu estado do Amazonas a situação não é diferente. A sociedade se sente desprotegida e amedrontada diante dos crimes a que é exposta diariamente. O diagnóstico é ruim e mostra que a violência no amazonas vem aumentando assustadoramente nos últimos anos. por essa razão, a segurança pública passou a ser um dos problemas mais desafiadores que precisa ser superado com urgência.

            Não podemos esquecer de que a segurança, hoje, ausente nas escolas, nos campos de futebol e em nossos lares, é um direito assegurado na Constituição Federal - essencial para garantir o bem estar do ser humano.

            Em Manaus, capital do meu Amazonas, a maioria dos homicídios está diretamente ligada ao tráfico. No primeiro trimestre deste ano, 160 pessoas foram mortas, sendo que em 65% dos casos foi utilizada uma arma de fogo.

            Dados do Governo do Amazonas revelam também que neste mesmo período, mais de 300 armas de fogo foram apreendidas somente na Capital. O elevado índice de criminalidade ocorrido nos últimos anos em Manaus dá a capital o 11º lugar no Ranking Nacional de Criminalidade.

            É inadmissível conviver com o aumento da violência. Também não podemos aceitar que o Estado do Amazonas continue sendo um dos protagonistas do crescimento do crime no país. "O mapa da violência no Brasil", estudo produzido pelo Ministério da Justiça, apresenta este cenário desfavorável ao meu Estado.

            O mapeamento mostra um crescimento de 81% da criminalidade no Amazonas. Nas cidades do interior do Estado a situação é ainda mais agravante, pois o aumento chegou a 90% no acumulado de dez anos. É fato que coibir o tráfico de armas no Estado do Amazonas é tão complexo quanto o tráfico de drogas, considerado como principal indutor da criminalidade.

            Srªs Senadoras e Srs. Senadores, nossas fronteiras estão vulneráveis, favorecendo a atuação do crime organizado no país. para elucidar essa cruel realidade, o Brasil se tornou, nos últimos anos, o segundo maior consumidor mundial e um dos maiores centros de distribuição de cocaína. Estima-se que o país consuma algo em torno de 50 toneladas de drogas por ano, exportando a mesma quantidade. A Polícia Federal, infelizmente, apreende apenas 15% de toda a cocaína que circula pelo território nacional, cujos principais fornecedores do Brasil são a Bolívia, Colômbia e Peru,

            Em suma, sabemos que não é possível extirpar a droga por completo do cotidiano urbano, mas, certamente, existem meios de diminuir as taxas de violência associadas a ela. Intensificar o controle, a fiscalização, o monitoramento e o patrulhamento nas linhas de fronteira são um deles.

            Para tanto, é preciso aumentar os investimentos na área de segurança pública e, principalmente, estabelecer ações integradas entre a Polícia Federal, Polícias Estaduais, Receita e as Forças Armadas no combate ao tráfico de armas e drogas. É imprescindível também, elaborar projetos que visam à inserção social de nossas crianças e jovens e tirá-los do alvo dos criminosos,

            Estou convencido de que é por meio de uma gestão moderna e eficiente das políticas públicas voltadas para a área de segurança, que seremos capazes de diminuir drasticamente os índices de violência no Brasil e, em especial, no meu Estado. São de ações como essa que a sociedade do amazonas precisa.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/04/2013 - Página 21425