Discurso durante a 60ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações à população de Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre, pelo recebimento de premiação em programa de TV.

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Congratulações à população de Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre, pelo recebimento de premiação em programa de TV.
Aparteantes
Anibal Diniz, Mozarildo Cavalcanti.
Publicação
Publicação no DSF de 30/04/2013 - Página 22294
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, COMUNIDADE, MUNICIPIO, CRUZEIRO DO SUL (AC), ESTADO DO ACRE (AC), MOTIVO, PARTICIPAÇÃO, PROGRAMA, TELEVISÃO, DANÇA.

            O SR. JORGE VIANA (Bloco/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Casildo Maldaner, que preside a sessão, muito obrigado pelas palavras; colegas Senadoras e Senadores, semana passada foi uma semana muito própria do Parlamento, de debates, de questionamentos, tanto aqui no plenário como no noticiário, e esta semana agora começa com uma conversa entre os dirigentes do Congresso e dirigentes do Poder Legislativo.

            Tive a oportunidade de me expressar sobre essa semana nas páginas do jornal O Globo de ontem, em uma entrevista que dei na quarta-feira e que foi publicada ontem, de página inteira, e amanhã - estou aqui informando aos colegas - pretendo também dar minhas impressões sobre este abril, de que nós estamos chegando ao fim, vinculadas às candidaturas a presidente, aos casuísmos, às disputas antecipadas de 2014. Então, amanhã, vou me inscrever - vou ver se falo com meu Líder, Wellington Dias, para poder falar pela Liderança; senão, como orador inscrito, após a Ordem do Dia - e devo fazer um pronunciamento tratando do tema que dominou o mês de abril. E vou trazer aqui um pouco a coerência do PT, do nosso Governo e, ao mesmo tempo, fazer um questionamento sobre a incoerência dos nossos adversários ou dos partidos que disputam conosco a condução do nosso País.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho para cá, para a tribuna, sem dúvida... Acho que é bom, pelo menos há alguma coisa boa, quando assumimos a vaidade que carregamos, o ego que carregamos. Confesso que, na madrugada, o avião veio lotado de Rio Branco até chegar a Brasília, às 7 horas da manhã - mais uma noite de sono perdida.

            Mas eu vi, naquele avião, duas coisas fortes: primeiro, 60 haitianos, com um olhar, uma feição daqueles que encontraram o destino e a possibilidade de começar uma vida nova aqui no Brasil, coisas pelas quais o Senador Anibal, que está aqui, o Governador Tião Viana, todos nós batalhamos tanto.

            Mas a outra coisa é que, desde ontem à tarde, o ego, a alegria, a autoestima do acriano não cabe em si mesmo, por uma coisa, parece até corriqueira, mas não é. Uma competição, num programa televisivo, no caso da TV Globo, no programa de grande audiência no domingo, Domingão do Faustão, eles, com muita competência, criaram a Dança da Galera, e andaram 30.000 km no Brasil, chegaram numa cidade, noutra, reunindo a juventude, as pessoas, como motivação social, e fazem uma mobilização de cidade contra cidade, mas disputando explicitar a cultura desses povos; e, ontem, foi a disputa de Guarapari contra Cruzeiro do Sul, no meu Estado do Acre.

            Cruzeiro do Sul é uma cidade muito especial. Se o acriano tem - herdou um pouco dos gaúchos - esse orgulho... O Presidente Lula sempre fala que dois lugares que aonde ele chega o pessoal canta o Hino são os gaúchos - com todo o respeito, tem também o Senador Jarbas Vasconcelos, que vai já dizer que os pernambucanos que têm essa fibra, e têm mesmo -, mas os gaúchos, os acrianos - nós aprendemos com os gaúchos -, vibramos muito. Brigamos para ser brasileiros, lutamos. E, se o acriano é desse jeito, o acriano cruzeirense é mais ainda. Tem uma paixão e nos faz viver uma verdadeira paixão pelo lugar em que vivemos. Tenho um amigo que diz: “Nós não somos só brasileiros, somos um povo que faz parte do Brasil e temos orgulho de ser brasileiros.”

            E, ontem foi espetacular! Crianças, milhares de pessoas - quem não viu, está na Internet, está na minha fan page, está no meu site; com a equipe, conseguimos pôr -, ontem, a população de Cruzeiro do Sul não só ganhou R$100 mil do prêmio, não só ganhou R$100 mil para a Pastoral da Criança - e queria parabenizar a Rede Globo, o Faustão, os atores e todos os envolvidos -, mas a população de Cruzeiro do Sul ganhou o Brasil ontem. Foi uma coisa fantástica! A vibração de todo mundo do Acre, todo mundo esqueceu um pouco seus problemas, as suas dificuldades, para celebrar a nossa cultura, a nossa história. E começou com a apresentação dos nossos índios, nossos irmãos, nossos parentes, que são talvez o maior e melhor representante dessa raiz bem brasileira; e, depois, numa área enorme, próxima do Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul, que é um dos igarapés melhores para tomar um banho - pena que eu tome tão pouco banho lá, porque vamos sempre para trabalhar e nunca para um momento de lazer - eles fizeram uma apresentação e, com milhares de pessoas, formaram o mapa do Brasil, com um diferencial - só deu para ver de cima, não sei como filmaram, se com helicóptero: o Acre e Cruzeiro do Sul.

            Logo em seguida, eles se modificaram completamente, e tudo isso, talvez, seja uma espécie de pré-Copa do Mundo. Imaginem se tivermos a sorte de explicitar a cultura brasileira - tomara que aconteça! -, durante a Copa do Mundo no ano que vem para 2 bilhões de pessoas do mundo inteiro, que, certamente, vão estar assistindo.

            Depois, eles formaram o sapo Kambô, que virou matéria no Fantástico, ontem à noite ainda, que é de onde os índios tiram o suor para curar - V. Exª que é médico -, para se livrar do panema. Panema é o mau-olhado, a coisa da pessoa que pega tudo que não presta, tudo que é ruim cai sobre a pessoa, não caça nada, não pesca nada, tem problemas com a mulher, com os parentes, com os amigos. Quando se está meio assim, os índios dizem que a pessoa está com panema. Aí, toma a vacina do sapo, o panema vai embora e, daqui a pouco, não pega nem gripe. Isso é da cultura nossa, do povo da floresta, que virou uma reportagem do Fantástico questionando do ponto de vista médico os riscos. Claro, a pessoa pega algo bem da cultura e vai fazer disso para ganhar barato, curtição, pode dar errado.

            Mas o certo é que fizeram o desenho do sapinho, que dele se tira esse suor, esse líquido, que pode ser fundamental para você ficar com a sua imunidade mais ativa.

            Depois, eles se juntaram e formaram um índio com arco e flecha, uma flecha com pessoas virando, uma flecha dinâmica que atinge e forma Cruzeiro do Sul. Esse negócio foi tão forte que eu resolvi colocar na minha fan page, uma página despretensiosa, que, até hoje, 12 mil pessoas curtiram. O certo é que fiz uma postagem e me assustou o que aconteceu de ontem à noite para cá, Senador Mozarildo, caro colega Anibal. Na postagem que eu fiz, Senador Jarbas - Cruzeiro do Sul tem menos de 80 mil habitantes, fica a 680km de Rio Branco -, na minha fan page, parabenizando Cruzeiro do Sul, os acrianos de Cruzeiro do Sul, falando dessa importância e de mostrar os nossos índios, a nossa cultura da floresta, a vibração do nosso povo, Cruzeiro do Sul, que é a terra da melhor farinha do mundo, mas que tem um povo que é o seu maior patrimônio - estou aqui com meu iPad aberto - 77.344 pessoas visualizaram essa postagem sobre o espetáculo de ontem.

É quase a população de Cruzeiro do Sul, é mais do que a população da cidade. É óbvio que aí há gente do mundo inteiro. Mas, para ver, são 2.374, até agora, compartilhamentos, pessoas que têm as suas páginas, seus perfis no Facebook, que levaram. Qual é a reportagem que você faz que coloca 251 comentários na minha página, só na minha página sobre isso? E 1.562 pessoas curtiram. Eu nunca tinha imaginado que essas novas ferramentas de comunicação tivessem uma força como eu estou vendo aqui. É impressionante. A minha fan page é nada. Não sou profissional disso; trabalho como minha equipe. Fizemos um texto aqui, em que eu parabenizo a população; felicito a Apae; faço o registro pela Rede Globo por ter promovido algo que valoriza a cultura; cumprimento mais uma vez o próprio Faustão; e, de modo muito especial e carinhoso, a Monique Alfradique e o Sergio Marone, que foram os dois que foram lá...

(Soa a campainha.)

            O SR. JORGE VIANA (Bloco/PT - AC) - ... a mando, encaminhados pela Rede Globo, para fazer a organização dessa coreografia, ensaiando, treinando.

            Quero parabenizar a TV Rede Amazônica em Cruzeiro do Sul, a TV Acre em Cruzeiro do Sul, a direção da TV Acre, a direção da TV Cruzeiro do Sul e o Dr. Felipe Dal, da Rede Globo de Televisão, por sempre valorizar - no caso a Rede Amazônica, que é repetidora da Globo -, o meio ambiente, a cultura, a história do nosso povo. Então, dentro desse aspecto, mais uma vez, eu parabenizo. Devo dizer que a Pastoral da Criança está de parabéns.

            É enorme a alegria de todos nós de termos vivido esta tarde de domingo, na qual o Acre ganhou a sensibilidade do brasileiro e recebeu os parabéns de todo o Brasil por dar valor à sua cultura e à história de seu povo.

            Eu ouço aqui com a compreensão do Presidente, rapidamente, o Senador Mozarildo Cavalcanti.

(Soa a campainha.)

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (Bloco/PTB - RR) - Senador Jorge Viana, o pronunciamento emocionado de V. Exa tem toda razão de ser. Eu também sou amazônida - embora V. Exa seja lá do extremo-oeste, da nascente do Rio Moa, que está no seu Estado, e eu do extremo-norte -, a Amazônia é uma coisa que nos apaixona. E eu fiquei realmente ontem acompanhando aquele programa e vibrando com a apresentação e, depois, com o resultado. Realmente, a Rede Globo presta um grande serviço ao divulgar para o Brasil essas porções do Brasil, que alguns costumam chamar de rincões, de lugares onde só existem, realmente, coisas ruins. E eu fiquei muito emocionado, também, de ver aquela apresentação de ontem e o resultado que aconteceu. Quero parabenizar V. Exª, o Governador Tião Viana, e dizer que, também, fico satisfeito de saber que o prêmio se destina à Pastoral da Criança. Portanto, vai para uma grande ação que é a ação de cuidar das crianças.

            O SR. JORGE VIANA (Bloco/PT - AC) - Muito bem. Eu, mais uma vez, para concluir aqui, Sr. Presidente, eu só queria, de fato, cumprimentar toda a direção da TV Globo, da TV Acre, especialmente da TV Cruzeiro do Sul e os embaixadores, os atores Sérgio Marone e Monique Alfradique, que foram os embaixadores de Cruzeiro do Sul, mas de modo muito carinhoso e especial, porque a vitória ontem foi exclusivamente do nosso povo. Não houve ação institucional maior, o Governador Tião Viana vibrou, todos do Município de Cruzeiro do Sul, foi uma vitória bem acriana, bem brasileira, porque o que o Brasil tem de melhor é seu povo. O mundo inteiro hoje inveja esse jeito de ser do brasileiro e quanto mais nós promovermos essa coisa da nossa cultura, da nossa história, da nossa relação com o meio ambiente, com as tradições, nós só temos a ganhar com isso.

(Soa a campainha.)

            O SR. JORGE VIANA (Bloco/PT - AC) - Então, aqui, encerrando, há recadinhos, como, na minha página, Maria José Leão: “Tenho orgulho de ser acriana. Uma belíssima apresentação que, tenho certeza, emocionou o Brasil inteiro. Cruzeiro do Sul está de parabéns.” A Magna Melo Freitas diz: “Hoje Cruzeiro do Sul deu um show e é muito merecida a vitória. Parabéns à Pastoral da Criança.” Aí, Manoel Domingos: “Chorei de emoção ao ver o povo da minha terra ganhando uma competição de nível nacional. Parabéns Cruzeiro do Sul, parabéns meu querido Estado do Acre.” Maria do Socorro diz: “Verdade, tudo encantador, para orgulho de todos nós acrianos.”

            Então, eu poderia repetir, aqui, muitas, a Ana Paula: “Foi lindo demais. Fiquei muito orgulhosa de ser do meu Estado, ver meu Estado brilhando, mostrando sua cultura.” O Anderson fala: “Que maravilha, ouvir o Brasil elogiando os nossos Municípios acrianos. Parabéns ao meu povo do Acre.”

            Então, aí, eu encerro dizendo, a Samira Louzada diz: “Me emocionei com a apresentação de Cruzeiro do Sul. Foi uma lição.

(Soa a campainha.)

            O SR. JORGE VIANA (Bloco/PT - AC) - Nós estamos felizes por morarmos num Estado que respeita seu povo, suas florestas.”

            E, aí, eu, ontem ainda, no Twitter, estava reproduzindo uma manifestação da Glória Perez, que, agora, faz o Brasil ficar atento à novela. A Glória Perez que é acriana, que tem muito orgulho de dizer que é acriana, de contar nossas estórias, como fazia Armando Nogueira, que lamentavelmente não está mais conosco.

            E estamos perto de celebrar os 80 anos de João Donato, outro grande acriano, que quer fazer isso: ouvir a sonoridade dos nossos índios, do nosso povo e passar isso para o mundo inteiro.

            Então, muito obrigado, Presidente, pela tolerância.

            E queria, do fundo do coração, expressar daqui, da tribuna do Senado, os meus agradecimentos, assim como todo o povo do Acre hoje, a todas as cruzeirenses e os cruzeirenses, por terem feito o Brasil inteiro parar, emocionar-se, para conhecer e ver essa belíssima vitória da nossa cultura, que é, nada mais, nada menos, essa cultura do povo brasileiro, desses 200 milhões de cidadãos do mundo, que são motivo de uma inveja do ponto de vista positivo.

(Soa a campainha.)

            O Sr. Anibal Diniz (Bloco/PT - AC) - Senador Jorge Viana.

            O SR. JORGE VIANA (Bloco/PT - AC) - Senador Anibal, só para...

            O Sr. Anibal Diniz (Bloco/PT - AC) - Queria, rapidamente, congratular-me com V. Exª pelo pronunciamento, pelo reconhecimento do povo do Cruzeiro do Sul. E, logo mais, vou falar da tribuna também e fazer o meu cumprimento especial ao povo de Cruzeiro do Sul. E quero parabenizar também o grupo que está à frente da Pastoral da Criança em Cruzeiro do Sul, que tem um trabalho que está completando 25 anos. Teve o total merecimento ao receber esse prêmio de R$100 mil. Houve a vitória da Dança da Galera, e o beneficio vai para uma causa nobre, que é justamente a Pastoral da Criança. Então, cumprimento V. Exª pelo reconhecimento e pelo belo testemunho do mérito daquele povo, que fez uma apresentação linda, vista por milhões de brasileiros através do Programa do Faustão. Parabéns.

(Soa a campainha.)

            O SR. JORGE VIANA (Bloco/PT - AC) - Muito obrigado, Senador. Agradeço e incorporo o aparte de V. Exª.

            E quero dizer que o que me fez dar certo como prefeito, governador, procuro fazer o mesmo...

(Soa a campainha.)

            O SR. PRESIDENTE (Casildo Maldaner. Bloco/PMDB - SC) - Senador Jorge Viana, a Mesa me alerta que os participantes que estão saindo são senhoras do programa Mulheres Mil, do Instituto Federal de Brasília. E a Mesa as cumprimenta, ao saírem, com o beneplácito do orador que se encontra na tribuna, que é o Vice-Presidente do Senado, Senador Jorge Viana.

            Todos nós estamos saudando as Mulheres Mil, do Instituto de Brasília.

            O SR. JORGE VIANA (Bloco/PT - AC) - Parabéns, bem-vindas ao Senado. (Palmas.)

            Boa visita.

            Então, Sr. Presidente, o que me fez certamente dar certo foi fazer tudo com paixão, com dedicação ao nosso Estado do Acre, ao nosso povo. Deu certo. E isso é uma das boas qualidades: deixar o pessimismo de lado, substituir o pessimismo pelo otimismo. E foi isso que Cruzeiro do Sul fez ontem a gente viver.

            Está de parabéns todo o povo acriano.

(Soa a campainha)

            O SR. JORGE VIANA (Bloco/PT - AC) - E, por fim, digo que o Governador Tião Viana, que, institucionalmente, representa todos, deve estar muito feliz. E ele está também de parabéns, por liderar o Acre numa hora tão especial como esta.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Valeu, Cruzeiro do Sul!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/04/2013 - Página 22294