Pela Liderança durante a 61ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a aprovação, na CAE, do projeto de lei que dispõe sobre a isenção do IPI em benefício da agricultura familiar.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Satisfação com a aprovação, na CAE, do projeto de lei que dispõe sobre a isenção do IPI em benefício da agricultura familiar.
Publicação
Publicação no DSF de 01/05/2013 - Página 22846
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • ELOGIO, APROVAÇÃO, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, PROJETO DE LEI, REFERENCIA, ISENÇÃO, IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS (IPI), MAQUINA AGRICOLA, EQUIPAMENTOS, IMPLEMENTO AGRICOLA, BENEFICIO, AGRICULTURA FAMILIAR.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, serei rápido, para que o Senador Ricardo Ferraço e o Senador José Agripino possam usar da palavra ainda.

            Pedi a palavra para fazer um registro que considero extremamente importante para a agricultura familiar brasileira. É a notícia de que, hoje, na Comissão de Assuntos Econômicos, em matéria terminativa, matéria que tive a honra de relatar, projeto da Senadora Ana Rita, aprovamos a isenção de IPI, de Imposto sobre Produtos Industrializados, para máquinas agrícolas, equipamentos e implementos que serão vendidos para a agricultura familiar no Brasil.

            Nós estamos, dessa forma, incentivando a agricultura familiar, criando condições de produtividade, de melhores condições de, efetivamente, colocar o produto agrícola na mesa do consumidor brasileiro.

            Nos cálculos de inflação, o produto alimentício, hoje, tem sido um dos fatores a elevar o custo de vida, a elevar o contingente da inflação e, ao melhorar a produção, ao ganhar produtividade com os equipamentos, a agricultura familiar vai contribuir, sem dúvida alguma, de um lado, para alimentar melhor os brasileiros e, de outro lado, para ajudar a combater a inflação, ofertando mais produtos.

            Além disso, ao darmos o incentivo para mais aquisição de implementos e equipamentos, Senador Vital do Rêgo, incentivaremos a indústria brasileira de tratores, de motores, de implementos, de caminhões, enfim, de tudo aquilo que é usado na agricultura tradicional, na agricultura de grande porte e de médio porte, que precisa, também, ser levado para a agricultura familiar.

            A maioria dos produtores do nosso País é de agricultores familiares. E eu fico muito feliz, fico, realmente, com uma satisfação muito grande por ter relatado e aprovado esse projeto, que ajuda a melhorar a produção agrícola no Brasil.

            Era esse o registro que eu gostaria de fazer.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/05/2013 - Página 22846